sábado, 30 de junho de 2012

Audi traz ao Brasil novo Audi A5 Sportback em duas versões


Considerado um obra-prima pelo seu criador, graças ao design único, com visual elegante e esportivo simultaneamente, o Audi A5 Sportback passou por algumas atualizações recentemente e chega ao mercado brasileiro em duas versões de motorização e acabamento: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv e a Ambition, equipada com propulsor 2.0 TFSI de 211 cv e agora com transmissão S tronic de sete velocidades.

Design e interior
Os novos faróis do Audi A5 Sportback se assemelham a uma cunha, com as luzes diurnas em LED nos faróis bi-xenônio formando uma faixa estreita. A montadora oferece ainda sistema com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina. As luzes traseiras com LEDs foram também modificadas.

A carroceria do modelo impressiona pela alta rigidez, excelente segurança em acidentes, conforto vibracional refinado e baixo peso. São 15 opções de cores disponíveis. O acabamento externo inclui ainda soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Ambiente (com pneus 225/50) e de 18 polegadas na Ambition (com pneus 245/40).

Novos materiais e cores também fazem o interior do Audi A5 Sportback mais elegante do que nunca e os controles se tornaram ainda mais intuitivos. Bancos esportivos de couro, com ajustes elétricos, estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente nas duas versões.

Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. A versão Ambiente tem acabamento interno “Platinum” e a versão Ambition, em alumínio escovado.

O compartimento de bagagem oferece capacidade para 480 litros, que sobe para 1.283 com os bancos rebaixados.

Motor e transmissão
Todos os motores do Audi A5 Sportback oferecem recurso de indução forçada e injeção direta de combustível. A redução no consumo de combustível foi, na média, de 18%, mesmo com o melhor desempenho dos motores.

O novo Audi A5 Sportback Ambiente vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 180 cv de potência máxima, entre 4000 e 6000 rpm. O torque máximo é de 320 Nm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Com a nova configuração acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h.

Na versão mais potente, a Ambition, o propulsor 2.0 TFSI gera 211 cv de potência, entre 4300 e 6000 rpm, e o torque máximo de 350 Nm está disponível entre 1500 e 4200 rpm. A velocidade máxima passa a ser de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,6 segundos.

A unidade de quatro cilindros, altamente eficiente, apresenta inovações a partir do controle de válvulas e sua elevação, através de gestão térmica e do sistema de injeção para o turbocompressor e a integração do coletor de escape. Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valve System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações.

Seguindo o desenvolvimento tecnológico da marca, os novos Audi A5 Sportback também utilizam o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível. A Audi oferece a transmissão ideal para cada potência de motor - o Multitronic de variação contínua e 8 velocidades para o motor de 180 cv e o S tronic de 7 velocidades para a versão com 211 cv.

O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série na versão Ambition e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

Chassis
A suspensão dianteira five-link e a suspensão traseira trapezoidal-link do Audi A5 Sportback são feitas, basicamente, em alumínio. O arranjo dos braços traseiros e o ajuste dos amortecedores foram revistos para uma direção mais precisa e maior conforto.

A nova direção assistida eletromecânica é um dos principais contribuintes para a eficiência geral. A versão Ambiente, com tração dianteira, vem com programa de estabilização eletrônica (ESP), com diferencial eletrônico que limita o deslizamento do carro.

Outros equipamentos
A versão Ambiente do A5 Sportback pode vir equipada  com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor).

Este eficiente equipamento também pode ser instalado na versão Ambition, que oferece ainda o pacote Advanced, com o Audi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento; o Audi Side Assist - que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; a versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que utiliza radares para manter o modelo a uma distância constante do veículo à frente. Se o sistema detecta a possibilidade de colisão na traseira do veículo à frente a uma velocidade inferior a 30 km / h, o equipamento irá executar uma frenagem; o sistema Keyless-Go que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem chave; e computador de bordo colorido.

Outros opcionais do A5 Ambition são os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen e o sistema Keyless-go, caso o cliente não peça o pacote advanced.

Sistemas de informação e entretenimento
Os sistemas de informação e entretenimento no A5 Sportback também foram significativamente melhorados. Em  qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface.

Fonte: Imprensa Audi Brasil



Ford Focus ST é atração do “Festival da Velocidade” na Inglaterra


Carroceria com spoilers, saias laterais, suspensão rebaixada e
rodas de alumínio de 19 polegadas proporcionam aparência agressiva ao Focus ST

O Focus ST, primeiro carro de performance global da Ford, é uma das atrações do Festival of Speed (Festival da Velocidade), o maior evento de automóveis e de esporte a motor da Inglaterra, que abre hoje e vai até domingo (1º de julho), nos jardins do Goodwood Park. O Mustang Shelby GT500 também estará presente como prêmio de um concurso de vídeos.

Cabine em estilo “cockpit”, com bancos Recaro,
se destaca pelo padrão de conforto e esportividade
Esta é a primeira exibição na Inglaterra do Focus ST, modelo que está levando para mais de 40 mercados globais o emblema “Sport Technologies” da Ford, sinônimo de refinamento e desempenho. Como parte da exibição, pilotos dublês vão reencenar a perseguição do Focus ST no filme “The Sweeney”.

O ronco do motor do ST é tunado por um “symposer”, tubo que
filtra as frequências para criar um som cheio e empolgante
O Focus ST traz uma versão especial do motor EcoBoost 2.0, com potência de 250 cv, torque de 36,7 kgfm e transmissão manual de seis velocidades. Feito de alumínio, é o primeiro motor EcoBoost usado em um carro de alta performance.

A carroceria com spoilers, saias laterais, suspensão rebaixada e rodas de alumínio de 19 polegadas tem uma aparência igualmente agressiva. A direção elétrica com calibragem especial, o programa eletrônico de estabilidade e o controle vetorial de torque são outros itens que aumentam a segurança e o prazer de dirigir do Focus ST.

A cabine em estilo “cockpit”, com bancos Recaro, se destaca pelo padrão de conforto e esportividade. Para completar, o ronco do motor é tunado por um “symposer”, tubo que filtra as frequências para criar um som cheio e empolgante.

Astros da Fórmula 1
Este é o terceiro ano que o tradicional festival inclui o lançamento de carros novos, dentro do Goodwood Moving Motor Show. Convidados especiais terão a oportunidade de dirigir os veículos em um trajeto de três milhas (4,8 km), incluindo o trecho de serra onde grandes astros da Fórmula 1 de hoje e do passado, como Lewis Hamilton, Jenson Button, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi e Alain Prost, disputam no sábado uma prova de tempo.

Com um público de cerca de 180.000 pessoas, o evento anual reúne uma série de atrações, como a exibição de carros atuais da Fórmula 1, supercarros, modelos históricos, tecnologias do futuro e leilões. Há também o concurso de elegância “Style et Luxe” da Cartier, este ano dedicado a veículos da realeza em homenagem ao jubileu de diamante da rainha Elizabeth.

Fonte: Imprensa Ford



SLK 55 AMG oferece tecnologia de Fórmula 1


Helder Lima

A Mercedes-Benz lançou o roadster SLK 55 AMG com novo motor V8 de 5,5 litros com recurso de desativação de cilindros, que combina máximo desempenho com menor consumo de combustível. Essa tecnologia também é aplicada na Fórmula 1. O modelo terá preço de US$ 244,9 mil (R$ 507 mil).

Com potência máxima de 421 cv e torque de 54 kgfm, o SLK 55 AMG tem comportamento dinâmico assegurado pela suspensão esportiva aliada ao sistema de direção, que proporciona dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e o programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios aumentam a esportividade e segurança.

O SLK 55 AMG acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

O novo propulsor M152 se baseia no motor V8 biturbo AMG M157 de 5,5 litros que equipa o E 63 AMG, o CLS 63 AMG e o S 63 AMG. Muitos detalhes de design são idênticos, como a cilindrada, diâmetro e curso, distância entre os cilindros, sistema start/stop e tecnologia de injeção direta de gasolina.

Características que o diferenciam do M157 incluem os novos dutos de entrada de ar, novos cabeçotes de cilindros, o comando de válvulas modificado, sistema de suprimento de óleo adaptado e o cárter aperfeiçoado.

A força do motor é transferida para as rodas traseiras por meio de transmissão automática, que dispõe de três diferentes modos de operação: Eficiência Controlada (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e a injeção durante as acelerações a plena carga, reduzem os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva.

Propulsor trabalha sob regime parcial em curvas mais lentas
O sistema de gerenciamento da desativação de cilindros é responsável por grande parte da eficiência no consumo: os cilindros dois, três, cinco e oito são cortados sob carga parcial, o que reduz o consumo.

Esta tecnologia também é usada, de forma semelhante, nos motores V8 de 750 cv da Fórmula 1. Como a eficiência também tem um papel-chave na categoria, dois ou quatro dos oito cilindros são desligados nas curvas de baixa velocidade, nas fases de entrada do Safety Car ou nos pit stops.

A função de desligamento está ativada ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 800 e 3.600 rpm, caso o motorista selecione o modo de transmissão ‘C’, de Eficiência Controlada.
Roadster vira cupê com operação automática da capota

O novo modelo AMG que agora chega ao País foi lançado no exterior em março de 2011. Para dotar o veículo de personalidade, a montadora desenvolveu rodas com desenho exclusivo de 18 polegadas. A carroceria tem design identificado com os veículos especiais AMG. O roadster também conta com spoiler diferenciado e duas saídas de escape. Os designers da AMG complementaram as excitantes formas básicas do longo capô, a cabine posicionada bem para trás e as linhas vigorosas da traseira do carro com o estilo típico da marca. O teto variável abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido.






Mitsubishi agrega nova versão à L200 Triton


Savana é equipada com motor a diesel; rodas de aço são ideais para o off-road pesado
Helder Lima

A Mitsubishi lançou a linha 2013 da picape L200 Triton e a principal novidade é a nova versão ‘Savana’, que tem preço de R$ 112,5 mil, valor intermediário entre as oito opções de compra para o consumidor.

A L200 Triton Savana desenvolve 170 cv de potência
máxima a 3.500 rpm e torque de 35 kgfm a 2.000 rpm
A Savana traz carroceria reforçada em seis pontos, que garante mais segurança e versatilidade para o off-road. Com motor diesel 3.2 litros, 16 válvulas, duplo comando com injeção eletrônica direta Common-Rail, turbocompressor e intercooler, a L200 Triton Savana desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque de 35 kgfm a 2.000 rpm.

Equipada com kit multimídia Power Touch, ar condicionado
automático, vidros, retrovisores e travas elétricas
A nova versão é equipada com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800 mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.

Para enfrentar a lama, a L200 Triton Savana vem com pneus Scorpion Mud 255/70 R16, que reforçam o visual off-road dessa picape. As rodas são de aço, material que é mais resistente no off-road pesado.

Agressiva por fora e confortável por dentro, a L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com kit multimídia Power Touch, ar condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas. Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

Todas as versões da linha têm sistema de tração 4x4. A linha 2013 traz como novidade uma nova calibragem das suspensões, que foram redimensionadas para reduzir o movimento da carroceria e deixar o veículo mais estável, em qualquer tipo de pista. Além do motor a diesel, a picape pode ser equipada com propulsor flex de 3.5 litros V6, que desenvolve 205 cv a 5.000 rpm.



Chevrolet Centennial Edition do Corvette


O Chevrolet Corvette Centennial Edition traz toda a tradição da marca em corridas
A Chevrolet, empresa fundada pelo piloto Louis Chevrolet há quase 100 anos, celebra a sua tradição em desempenho apresentando o Chevrolet Centennial Edition Corvette, que possui uma combinação de pretos (fosco e brilhante), elementos de design exclusivos e toda a tecnologia que o Corvette já oferece.
O esquema de cor exterior é reforçado dentro do carro


O pacote Centennial Edition estará disponível em todos os modelos Corvette - incluindo o Grand Sport, Z06 e ZR1.
“Corrida e desempenho são as raízes da Chevrolet. Uma tradição que é levada adiante pelo Corvette”, disse Rick Scheidt, vice-presidente de marketing da Chevrolet. “A edição do centenário, não só celebra os nossos 100 anos, mas alavanca o Corvette para uma nova geração de fãs de carros esportivos.”


O painel de instrumentos é revestido em couro Ebony
A edição centenária também apresenta um distintivo
que representa a história da Chevrolet em corridas
O Chevrolet Corvette Centennial Edition traz toda a tradição da marca em corridas. Mas faz isso com desenho arrojado, aparência moderna e até mesmo sinistro. O pacote Centennial Edition vem exclusivamente na cor Flash Carbono Metálico, com gráficos em preto e as rodas exclusivas pintadas na mesma cor. O contraste é evidente com as pinças de freio vermelhas. As rodas são feitas de alumínio e tem um detalhe vermelho na borsa, típico dos carros de competição. As medidas das rodas seguem o padrão já existente na linha: de 18 e 19 polegadas para a versão coupê, conversível e Grand Sport e 19 e 20 polegadas para o Z06 e ZR1.


Todos os Corvette Centennial Edition estão equipados com o Magnetic Selective Ride Control, a suspensão inteligente com as respostas mais rápidas e um avanço tecnológico criado pela Chevrolet e iniciado no Corvette.


A edição centenária também apresenta um distintivo que representa a história da Chevrolet em corridas. Um logotipo com uma imagem icônica de Louis Chevrolet aparece na coluna B (central), nas tampas de centro das rodas, e no centro do volante. Os encostos de cabeça também ostentam um logótipo do centenário em alto relevo.


Os mais aficionados pelo carro notarão outro detalhe: o histórico emblema das bandeiras cruzadas contém uma pequena adaptação, com o número “100” no lugar da tradicional flor de lis. É outra exclusividade do Centennial Edition.


O esquema de cor exterior é reforçado dentro do carro. O painel de instrumentos é revestido em couro Ebony. Os bancos são revestidos em camurça, assim como voltante, alavanca de câmbio e descansa-braços, que têm costuras em fios vermelho e seguem o mesmo padrão dos utilizados na versão Z06 Carbono Limited Edition.


O Chevrolet Centennial Edition estará disponível em todos os modelos Corvette através da ordem de código ZLC.


“Louis Chevrolet foi um piloto de corrida pioneiro, que criou o primeiro Chevrolet”, disse Scheidt. “O Corvette é um candidato natural para honrar esse legado, criando um pacote atraente para os amantes de carros esportivos.


Fonte: Imprensa Chevrolet



Trânsito pode cair 20% com carros monitorados

Castelo Branco (AE / Divulgação)
Helder Lima


Atualmente, o sistema GPS indica a rota a seguir, mas no futuro esse equipamento terá mais funcionalidades com as informações de congestionamento e de qual a melhor rota considerando a situação do trânsito em tempo real.


Mas para que isso se torne realidade, será preciso integrar os diversos sistemas de informação e também será necessário que os carros tenham um chip ou uma etiqueta de radiofrequência para serem monitorados e poderem suprir o banco de dados do trânsito com as informações de deslocamento. Esse projeto não chega a ser novidade, mas em São Paulo, por exemplo, até hoje a prefeitura não conseguiu tirar a ideia do papel.


Um projeto nesse sentido também vem sendo desenvolvido com colaboração internacional da União Europeia, voltado para o trânsito em São Paulo, Pequim, Xangai e Atenas. O nome do projeto é ‘Viajeo’ e ele está sendo desenvolvido com apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).


Segundo Gino Franco, chefe da unidade de inovação da Mizar, empresa de automação que lidera a execução do projeto em São Paulo, a gestão com informações em tempo real em um primeiro momento poderá resultar em um ganho de 3% no tempo de viagem, mas esse número poderá chegar a 20% quando todo o sistema de informação estiver consolidado.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ladeiras de São Francisco são o cenário do novo vídeo Gymkhana 5 com o New Fiesta


As famosas ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, são a locação do novo vídeo da série Gymkhana, do piloto Ken Block, mostrando o New Fiesta em manobras radicais com uma superprodução cinematográfica. O primeiro “teaser” do vídeo, que tem lançamento global marcado para 9 de julho, já pode ser visto neste link: http://www.youtube.com/watch?v=fipuxSwWIGI&feature=youtu.be.

O Gymkhana 5 dá continuidade a um dos vídeos virais mais famosos do YouTube, com mais de 140 milhões de acessos. Ele aproveita a aerodinâmica e a engenharia avançadas do carro global da Ford, preparado na versão especial H.F.H.V. para a execução de manobras extremas.

Filmado com exclusividade, o “teaser” mostra o carro correndo sobre uma balsa na Baía de São Francisco. O piloto dá várias voltas em torno de uma empilhadeira e produz uma grande nuvem de fumaça, atraindo a atenção dos motoristas que trafegam pela Bay Bridge. As imagens feitas por helicópteros dão também uma bela visão da cidade.

Superprodução
“A minha ideia para o Gymkhana 5 era simples”, diz Ken Block. “Eu queria aproveitar o conceito de parque de diversões do Gymkhana 3 e trazer de volta à série aquela sensação de pura velocidade. Sempre quis filmar a Gymkhana em uma cidade e há poucos lugares tão emblemáticos e com uma topografia como a de São Francisco. Vários filmes, como Bullit e outras cenas de perseguição, já tentaram explorar São Francisco ao máximo, mas conseguimos provar que ainda havia muito mais a fazer nestas ruas incríveis.”

Esse cenário faz de Gymkhana 5 o projeto mais ousado da história da série. Para dar uma ideia, a sua produção quebrou alguns recordes mundiais e conta também com convidados surpresa. Uma pré-exibição especial do vídeo para a imprensa e convidados será feita neste sábado, nos Estados Unidos, durante os X Games.


Fonte: Imprensa Ford






Troller destaca o guincho elétrico na sua linha de acessórios originais


Em situações extremas de atolamento ou aclive acentuado,
o guincho elétrico também serve para rebocar outros veículos

O Troller T4, produzido pela Ford em Horizonte, no Ceará, amplia sua linha de acessórios originais para o veículo com equipamentos especialmente projetados para o uso fora de estrada. Uma das novidades é o guincho elétrico, que pode ser usado em situações extremas de atolamento ou aclive acentuado e também serve para rebocar outros veículos.

 “O objetivo da marca Troller é oferecer equipamentos originais que aumentam as possibilidades de uso em diversas condições - característica comum tratando-se do Troller T4. Nossos componentes são testados e homologados pela Ford para oferecer segurança e versatilidade em trilhas e em rigorosas condições de uso”, afirma Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller.

O equipamento é fixado no chassi por meio
de um suporte, ou no para-choque off-road
Funcionamento
Acionado por um motor elétrico alimentado pela bateria do veículo, o guincho “HiPull 9500T” é produzido com materiais de qualidade e pode ser instalado em todos os distribuidores Troller do Brasil.

O equipamento é fixado no chassi por meio de um suporte, ou no para-choque off-road, opcional, e comandado por uma botoeira portátil que fica guardada no porta-luvas para ser conectada na hora do uso. Seu cabo de aço, com 8 mm de espessura e 25 metros de comprimento, possui capacidade para tracionar até 4,3 toneladas e conta com uma guia para facilitar o enrolamento no tambor. “O guincho foi dimensionado para movimentar com facilidade o Troller T4, que pesa 2.050 kg”, diz Roberto Suda, especialista de Produto da Troller.

Para desatolar o veículo o cabo pode ser fixado a uma árvore, usando uma cinta especial para não machucá-la. Já para socorrer outro veículo, basta prender sua presilha no gancho de reboque.

“O funcionamento ideal do guincho é sempre com o motor ligado. Isso garante a potência e evita que a bateria seja descarregada. Outra recomendação de segurança é o cuidado na hora de enrolar o cabo de aço no tambor, deixando-o bem distribuído, para  evitar o seu desgaste”, lembra o especialista.

Para mais informações sobre os opcionais do Troller T4 acesse o site www.troller.com.br


Fonte: Imprensa Troller


Ford promove atualização do Sistema Sync para os modelos Edge e Fusion


A Ford promove, a partir deste mês, a atualização do sistema SYNC para versões específicas dos modelos Edge e Fusion que não contavam com a opção de comandos de voz em português e GPS com mapas do Brasil. A ação, que tem como objetivo a satisfação dos clientes, é resultado de investimento em desenvolvimento e tecnologia e consiste na substituição da opção do idioma francês pelo português do Brasil e na disponibilização de mapas do Brasil nas versões equipadas originalmente com GPS.

A atualização é gratuita para todos os proprietários dos seguintes modelos: Fusion V6 (2010, 2011 e 2012), Fusion Hybrid (2011 e 2012), Edge SEL 2009, Edge Limited 2010 e Edge Limited 2011.

No modelo Edge Limited 2011, os mapas do Brasil no navegador GPS estarão disponíveis em um cartão de memória SD, que será fornecido no momento da atualização, mas não terá reposição gratuita em caso de extravio.

Nos modelos Fusion V6 (2010, 2011 e 2012), Fusion Hybrid (2011 e 2012), Edge SEL 2009 e Edge Limited 2010, as funções de reconhecimento de voz para rádio, CD/DVD, jukebox e ar-condicionado serão desabilitadas do sistema, em todos os idiomas, assim como as confirmações de nome de estação da rádio satélite, modo de interação de reconhecimento de voz (Standard/Advanced), confirmação de reconhecimento de voz (On/Off) e reconhecimento do perfil de usuário (Profile1/Profile2/Default).

Os comandos de voz para dispositivos externos (entrada auxiliar, USB e Bluetooth), telefone e configurações dos comandos vocais continuam disponíveis e também passam a contar com a opção em português.

Os clientes serão contatados pela Ford por meio do envio de mala-direta. Adicionalmente, a rede de distribuidores Ford está orientada a atender os clientes que procurarem orientação sobre a atualização, mesmo sem o recebimento da correspondência. Para suportar a ação, a Ford também reforçou a Central de Atendimento Ford (CAF) com uma equipe especializada para orientação dos clientes, pelo telefone 0800 703-3673. Os agendamentos para a atualização terão início no dia 27 de junho de 2012.

Condições
Apenas os veículos que apresentem o SYNC e toda a parte elétrica em estado original - ou seja, que nunca tenham passado por qualquer tipo de instalação de softwares e equipamentos não originais Ford - estão aptos a receber essa atualização.

Fonte: Imprensa Ford


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ford Transit Odontomóvel comemora 1 ano de atendimento em Camaçari

A versatilidade da van da marca como alternativa de uma clínica dentária móvel
A Ford Transit Odontomóvel, van montada como consultório odontológico, comemora um ano de funcionamento no atendimento de consultas e tratamentos para crianças na cidade de Camaçari, na Bahia. A iniciativa da Ford em parceria com a Prefeitura de Camaçari mostra, de um lado, uma proposta social para a comunidade e, de outro, a versatilidade da van da marca como alternativa de uma clínica dentária móvel.

Veículos montados com equipamentos modernos,
capazes de realizar vários tipos de intervenções
Essa ação complementa uma outra realizada pela empresa na área, em que um caminhão Ford Cargo funciona como consultório de dentista para caminhoneiros em estradas de todo o País. O trabalho com este veículo foi pioneiro e já beneficiou milhares de pessoas.

Os dois veículos Ford são montados como consultórios completos e modernos, capazes de realizar vários tipos de intervenções, desde limpezas e restaurações até o trabalho educativo de prevenção.

Já atendeu aproximadamente 400 crianças
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros. Na idade de 12 anos, utilizada mundialmente para avaliar a situação em crianças, a doença atingia 69% da população em 2003 e diminuiu para 56% em 2010.

Camaçari
A van Transit Odontomóvel é um projeto de parceria entre a Ford e a Prefeitura Municipal de Camaçari. Já atendeu aproximadamente 400 crianças em escolas públicas das áreas urbanas, rurais e da orla da cidade onde a marca mantém seu complexo industrial e centro de desenvolvimento do produto no Nordeste. 

Nesse período, o Ford Odontomóvel Camaçari realizou mais de 700 restaurações, contribuindo para preservar a saúde e a autoestima das crianças. “Muitas crianças têm vergonha de sorrir porque perderam os dentes devido a cáries. Esse é um trabalho surpreendente porque o resultado é imediato”, diz Francisco Júnior, dentista responsável pelo programa.

Em Camaçari, ações inovadoras estão sendo desenvolvidas para enfrentar esse problema, o que levou a cidade a figurar como o único município baiano premiado pelo Conselho Federal de Odontologia. A cidade recebeu o Prêmio Brasil Sorridente 2011, em virtude do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, do consultório Odontomóvel da Ford e da expansão dos serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família. A cidade ficou em 11º lugar entre os municípios brasileiros com população entre 50.001 e 300 mil habitantes que tiveram melhor desempenho na área de saúde bucal em 2011.

Saúde e educação
O Odontomóvel Camaçari é um consultório odontológico moderno, montado sobre uma van Ford Transit modelo furgão e com equipe formada por um dentista, uma auxiliar e um motorista. Ele percorre as escolas da rede municipal e, além de consultas, promove ações preventivas e educativas de saúde bucal para crianças de 4 a 8 anos de idade. 

A unidade está preparada para realizar procedimentos como profilaxia, curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana e palestras educativas. Os estudantes atendidos também recebem um kit de higiene com escova, pasta e fio dental. 

“É uma experiência nova. Eu nunca tinha trabalhado com crianças nessas condições e tenho muita satisfação de fazer parte desse processo de mudança. Aqui a gente não restaura só dentes, mas a autoestima das crianças também”, diz Francisco Júnior. O Odontomóvel Camaçari atua exclusivamente no município.

Cargo Odontomóvel
A iniciativa nasceu do projeto Sorrindo com a Ford, patrocinado pela Ford Caminhões, que criou o primeiro Odontomóvel no ano 2000 para atendimento gratuito de caminhoneiros e pessoas da comunidade nas estradas do Brasil. Nesses 12 anos, o consultório odontológico montado sobre um caminhão Ford Cargo 815 já atendeu mais de 40.000 caminhoneiros e 11.000 pessoas da comunidade em 270 municípios brasileiros. Ele percorreu cerca de 420.000 km e também realizou ações educativas e palestras para mais de 82.000 crianças e distribuiu mais de 135.000 kits de higiene bucal em todo o Brasil.

Fonte: Imprensa Ford

terça-feira, 26 de junho de 2012

Quebra tira chance de vitória de Yurik Carvalho no Light


Muito determinado, Yurik fez uma corrida consistente, com ultrapassagens determinantes. (foto: Flávio Quick)

Flávio Quick e Fabíola Cadar

Neste sábado (23) o paulista Yurik Carvalho (Splash Bar | Birel | Colégio Fereguetti | AMF Kart Parts) disputou no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, região metropolitana paulista, a quinta rodada da Copa São Paulo Light de Kart.

Com o apoio técnico da equipe Camargo Racing e da Moa Competições o piloto de 13 anos se dedicou bastante ao acerto de seu chassis Bravar assim como a adaptação ao novo traçado utilizado nesta etapa da competição.

Sempre entre os cinco mais rápidos da pista, mesmo nas ocasiões com chuva, como aconteceram na quinta e sexta-feira, Yurik estava confiante em um bom resultado. Assim, disposto a lutar pela primeira vitória do ano no Light, Carvalho entrou para a pista na sessão classificatória. Com a marca de 42s743 ele registrou o sétimo tempo, ficando atrás apenas três décimos do tempo da pole-position.

Na primeira corrida, porém, Carvalho logo mostrou a que veio. Em uma largada excepcional, postura aliás que já se tornou sua marca registrada, o piloto pulou para a terceira posição.

Porém, após um toque na entrada da parte mista da pista, acabou caindo para a sexta posição. Muito determinado o piloto fez uma corrida consistente. Com ultrapassagens determinantes e, na sexta volta, já ocupava novamente a terceira posição. Porém, no tempo em que recuperava as posições, os dois líderes acabaram abrindo muito, não dando mais tempo para Yurik tentar se aproximar. Assim, o kart 64 cruzou a linha na terceira posição.

Horas depois era autorizada a largada da segunda corrida. Yurik perdeu uma posição na largada, caiu para quarto, mas, na segunda volta já aparecia no segundo posto, lutando pela liderança. Ele e mais dois concorrentes se revezaram algumas voltas na liderança e a disputa estava muito acirrada. Porém, na décima volta, Carvalho foi obrigado a abandonar a disputa com a corrente de seu kart quebrada.

“O kart estava bom neste final de semana e, depois do terceiro lugar na primeira corrida, eu tinha total condição de lutar pela vitória. Infelizmente a corrente quebrou. Este traçado que fizeram nesta etapa nos obrigava a atacar muito as zebras e, assim, todo o equipamento sofre muito. Foi uma pena, mas, seguimos de cabeça erguida na luta pelo Campeonato”, encerrou o representante do Splash Bar | Birel | Colégio Fereguetti | AMF Kart Parts.

sábado, 23 de junho de 2012

Chevrolet lança Cruze Station Wagon na Europa


Perua Cruze é destinada a famílias modernas que precisam de um carro com flexibilidade de uso
Modelo é oferecido com cinco opções de motores

Helder Lima

A Chevrolet apresentou nesta semana na Europa a perua Cruze Station Wagon, indicando também a reestilização dos modelos hatch e sedã desse veículo que foi lançado naquele mercado em 2009 e que já vendeu cerca de 1,3 milhão de unidades em todo o mundo. A montadora pretende que a nova versão do compacto premium atinja principalmente as famílias que têm um estilo de vida ativo.

Sistema de informação e entretenimento MyLink no top de linha
Em relação ao desenho original do veículo, as mudanças apresentadas são discretas e concentram-se na frente – grade e faróis auxiliares –, e na linha do para-choque traseiro.

Os carros compactos representam o maior segmento de veículos no mercado europeu, com uma concentração de 17% das vendas totais. Dentro do segmento, as peruas representam 22% das vendas.

A perua europeia pode ser equipada com propulsor 1.4 turbo a gasolina ou 1.7 a diesel, além dos motores que já eram oferecidos na linha do compacto: 1.6 e 1.8 a gasolina e 2.0 a diesel. Essa gama de motores aumenta a flexibilidade do veículo e permite atingir maior gama de consumidores.






Troller T4 oferece novo motor na versão 2013


Troller T4 é veículo para os amantes do off-road: suspensão alta e tração 4x4
Helder Lima

A Troller, que pertence ao grupo Ford, iniciou na quarta-feira a pré-venda da linha 2013 do utilitário Troller T4, com preço promocional para essa fase, dando um desconto de R$ 1,5 mil em relação ao valor de lançamento, de R$ 92.490, com a alíquota de IPI reduzido. 

Jipe tem motor com sistema de recirculação
de gases, que emite menos poluentes
O veículo, que se destina aos amantes do off-road, traz como principal novidade o motor, mais detalhes de estilo e itens de série. Os clientes que adquirirem o Troller nessa fase de pré-venda receberão o veículo em até 60 dias.

Propulsor da MWM traz tecnologia Euro 5
O novo motor é o MWM International MaxxForce 3.2 TGV, com a tecnologia Euro 5. Com turbina de geometria variável, ele também utiliza uma pressão de injeção de combustível mais alta para gerar potência de 165 cv e uma curva de torque mais ampla em baixas rotações, com pico de 38 kgfm, garantindo força e economia para superar os desafios do fora de estrada.

Outro avanço do novo motor é a emissão reduzida de poluentes, dentro do padrão Proconve L6. Para isso, ele conta com a tecnologia EGR de recirculação dos gases de exaustão, com pós-tratamento composto por catalisador e filtro de particulados, sem a necessidade de aditivos.

Na parte visual, o T4 2013 vem com grade dianteira e aplique do para-choque em novas cores - cinza, prata ou da mesma cor da capota, quando o cliente optar por esse item em tom diferente da carroceria. O seu emblema 4x4 ganhou detalhes em verde, simbolizando o nível reduzido de emissões. Ele também passa a vir de série com snorkel e peito de aço, antes oferecidos apenas como acessórios.
  
Equipamentos para o off-road

O peito de aço ajuda a proteger a parte de baixo do motor em trilhas. Já o snorkel, tubo que estende a tomada de ar para o alto da capota, aumenta a segurança na travessia de trechos alagados, com capacidade de submersão de até 800 mm. Ele protege o motor contra eventuais ondas e também ajuda na captação de ar mais limpo. O painel de instrumentos também ganhou nova cor de fundo, em cinza, e grafismos modernos que facilitam a leitura.