sábado, 20 de abril de 2013

Toyota atinge marca de 5 milhões de veículos híbridos vendidos no mundo

Família Prius é a principal responsável pela marca com 3,5 milhões de vendas

A Toyota Motor Corporation anunciou nesta quarta-feira, 17 de abril, que as vendas de veículos híbridos no mundo atingiram a expressiva marca de 5,1 milhões de unidades. O resultado foi obtido no dia 31 de março, 15 anos após o primeiro modelo híbrido ser colocado em circulação, o Prius. A família Prius, aliás, é a principal responsável pela marca, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas. 

Pioneira na tecnologia, a Toyota desenvolveu os modelos híbridos para contribuir com as questões ambientais, que já naquela época se mostravam prioridade para a marca. Atualmente, a Toyota comercializa 19 modelos híbridos (plug-in ou não) em cerca de 80 países espalhados pelo mundo. Entre os principais mercados estão Japão, Estados Unidos e Europa.

Para se ter uma ideia da importância desse tipo de veículo para a Toyota, nesse ano 15% das vendas globais da marca foram representadas pelos híbridos. No Japão, o número é ainda maior e alcança a marca dos 40%. 


Meio ambiente 

Cálculos internos mostram que desde 1997 cerca de 34 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser lançados na atmosfera graças aos veículos híbridos que a Toyota produz. Além disso, segundo os mesmos cálculos, foram economizados 12 milhões de litros de gasolina. 

Para aumentar ainda mais sua participação nesse segmento que ganha importância a cada dia, a Toyota pretende lançar mais 18 modelos híbridos até o final de 2015, além de expandir os mercados atuais. 


Brasil

A Toyota trouxe o Prius ao Brasil em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 100 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos. 


História

O primeiro veículo híbrido produzido em escala comercial foi o Prius, em agosto de 1997. Seu projeto foi baseado em fabricar um veículo confortável, seguro e amigo do meio ambiente, que emitisse menos gases poluentes e economizasse combustível. O projeto foi um sucesso desde o início e poucos anos mais tarde o modelo se tornou o mais vendido do Japão, mesmo se comparado com os veículos movidos à combustão. 

Atual vice-presidente da Toyota e responsável pelo desenvolvimento do Prius de primeira geração, Takeshi Uchiyamada explica que o desafio de criar um carro com essas características foi completamente inovador para a época. “Desenvolvemos o sistema híbrido e criamos o Prius do zero. Desde o início, a intenção foi fazer um carro preparado para o século XXI, pois já prevíamos as discussões em torno do meio ambiente que temos hoje”, explica. Desde o momento em que foi lançado, o modelo recebeu muitos elogios e tornou-se sucesso de vendas entre os consumidores que estavam atentos às necessidades ambientais do mundo. Eu sou muito grato por poder fazer parte dessa história de sucesso”, completa. 

Fonte: Imprensa Toyota



Nenhum comentário:

Postar um comentário