terça-feira, 23 de abril de 2013

Ônibus com tomada e ar-condicionado farão parte da frota da Metra

Novos trólebus da Metra terão acessibilidade e tomadas para recarga de celulares, tablets e notebooks

Pensando no conforto dos usuários, a Metra – empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD- adquiriu 20 novos trólebus articulados, fabricados pela Eletra. Os carros de última geração começaram a ser entregues em abril e contarão com itens de conforto, tais como tomadas elétricas (12V) para oferecer pontos de recarga para celulares, tablets, notebooks e outros gadjets, sistema de ar condicionado central e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Os novos ônibus contam com sistema de carroceria articulada, têm 18 metros de comprimento e são montados com chassi Mercedes Benz, carroceria Induscar/Caio Millenium BRT, sistema de tração WEG e baterias Moura. Além da tração elétrica, os ônibus contam com sistema autônomo de baterias que permite aos veículos percorrerem até três quilômetros de distância desconectados da rede elétrica e sistema de freios regenerativos, que reaproveita a energia da frenagem para recarregar as baterias.

Transporte sustentável

A maior vantagem dos novos trólebus está no quesito sustentabilidade. Por conta das vantagens da tração elétrica, os veículos não emitem gases poluentes na atmosfera e ajudam a reduzir consideravelmente a poluição sonora nas vias e terminais por onde circulam. Ao renovar a frota usando trólebus de última geração, a Metra aposta na qualidade, agilidade e sustentabilidade do transporte de passageiros. Segundo a empresa, a Metra já tem tradição em operar este tipo de veículo no Corredor Metropolitano ABD e isso representa um investimento seguro em soluções limpas e eficientes para milhares de passageiros transportados todos os dias.

Os novos veículos passarão a integrar a frota de 280 ônibus da Metra e irão proporcionar ainda mais conforto aos cerca de 7,5 milhões de passageiros que circulam mensalmente nos corredores de via exclusiva (BRT) entre as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Mauá e também nas regiões Leste (São Mateus) e Sul da cidade de São Paulo (Jabaquara).

Tecnologia de última geração em trólebus

Desenvolvidos no Brasil, os novos trólebus adquiridos pela Metra são montados pela Eletra (empresa do grupo ABC) e usam chassi Mercedes Benz, sistema de tração elétrica WEG e baterias Moura coordenadas por uma central computadorizada que reduz o custo da operação e garante agilidade no trabalho de manutenção com maior durabilidade dos componentes.

Uma das novidades é o sistema de freios regenerativos, presente em veículos elétricos de última geração, o qual reaproveita parte da energia dispensada na frenagem para recarregar o sistema autônomo das baterias, que em caso de falha, entram em operação com autonomia de até três quilômetros. Essa distância evita transtornos em casos de queda de energia e permite a operação do trólebus em locais não servidos pela rede aérea.

Para o usuário, o novo trólebus da Metra oferece maior conforto com interior desenvolvido para atender grandes demandas de passageiros e também acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Os veículos contam com rampa de acesso para cadeiras de rodas e nichos especiais para estes usuários, de forma a garantir uma viagem segura.

Fonte: Mariana Vieira | Casa da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário