segunda-feira, 1 de abril de 2013

New Fiesta: Veículo global com DNA brasileiro

Modelo traz novo desenho da frente e tecnologia flex que dispensa o ‘tanquinho’

Helder Lima

A Ford mostrou na segunda-feira o primeiro exemplar do New Fiesta produzido em sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC: um modelo hatch 1.6 TiVCT, com transmissão automática e na cor azul “Candy”.

Modelo será equipado com o motor Sigma 1.6,
mas montadora ainda faz segredo sobre o mix da linha
O veículo inaugura a produção de modelos globais na fábrica paulista e segue tendência já deflagrada em Camaçari, na Bahia, onde é feita a segunda geração do Eco- Sport, outro modelo global.

O New Fiesta brasileiro traz design esportivo, com modificações estéticas em relação à versão anterior, e tecnologias avançadas para a segurança, economia de combustível, eficiência, dirigibilidade e conforto.

Interior com acabamento sofisticado
estará disponível nas versões top de linha
Para a produção do carro a Ford investiu R$ 800 milhões, incluindo a modernização da fábrica, que recebeu novas máquinas automatizadas, uma avançada linha de prensas de alta velocidade e uma nova tecnologia de pintura usada mundialmente em suas fábricas.

O New Fiesta 2014, com motor Sigma, tem a classificação A nos testes de economia e eficiência energética do Inmetro/Conpet, programa brasileiro que normatiza o rendimento dos veículos produzidos no País.

O motor Sigma TiVCT é outra inovação desta versão do New Fiesta brasileiro. Ele traz tecnologia flex, tem bloco e cabeçote de alumínio, e comando de válvulas variável. Também é o primeiro carro da Ford a contar com sistema de partida a frio, que dispensa o uso de reservatório adicional de gasolina.

O veículo chega com as mesmas características de construção e equipamentos que levaram à classificação de cinco estrelas em segurança de institutos internacionais. Conforme a versão, ele vem equipado com sete airbags (inclusive de joelho para o motorista), controle de tração e assistente de partida em rampa.


Compacto oferece transmissão automática

O New Fiesta 1.6 TiVCT flex é um dos poucos compactos a oferecer como opcional transmissão automática, de seis velocidades e alternativa de troca sequencial.

Sua tecnologia garante melhor aproveitamento da potência, com economia de combustível. O desempenho e economia também são aprimorados pelo uso da direção elétrica e suspensão com geometria calibrada para rodagem no Brasil.

Outro item de destaque desta versão do New Fiesta é a disponibilidade do SYNC, sistema multimídia desenvolvido junto com a Microsoft. O SYNC permite o acesso a várias funções de comodidade do veículo, como conexão com telefone celular e seleção de músicas, usando comandos de voz em português. Traz ainda tela de LCD, sistema de som de última geração e entrada USB.

Esse recurso aumenta a funcionalidade e o conforto, mas é classificado também como um item de segurança porque permite ao motorista realizar várias ações sem tirar as mãos no volante. O interior do carro foi redesenhado, acentuando o seu caráter esportivo, e aprimorado também no aspecto de ergonomia.



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