Sem mudanças estéticas, sedã busca o consumidor que procura boa relação custo-benefício e tecnologia |
A Nissan começou a vender nesta semana a linha 2014 do Versa. O novo anomodelo do sedã compacto japonês traz como principal novidade a adoção dos freios antitravamento ABS desde a versão de entrada (S), que tem preço a partir de R$ 37.390, e a inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de som e de telefone no volante na versão SL. No estilo, o sedã continua sem alterações.
Com os freios ABS, o Versa 2014 oferece aos clientes da marca um importante diferencial de segurança, já que o sistema antitravamento do modelo conta com os recursos de distribuição eletrônica (EBD) e de assistência à frenagem (BA).
Os sistemas EBD e BA ajudam a aumentar a segurança do ABS, colaborando para que as frenagens de emergência sejam mais curtas. A versão S passa a contar também com iluminação no porta-malas.
Versão SL oferece comandos de telefone, com tecnologia Bluetooth, e de som no volante |
O pacote intermediário SV ganha o mesmo painel de instrumentos Fine Vision encontrado na versão topo de linha SL. O diferencial do item está na elegância, com a textura em torno dos anéis, e na funcionalidade, já que oferece excelente visibilidade com o uso de luz branca de fundo.
O botão do freio de estacionamento cromado e as três alças retráteis no teto da SL também foram incorporados à versão intermediária. A SV também passa a contar com maçanetas internas cromadas.
Um dos principais diferenciais do Nissan Versa é o seu amplo espaço interno, resultado do conceito da Plataforma V. O sedã compacto tem entre-eixos de 2,6 metros, medida comparável à de modelos de segmentos superiores, como os sedãs médios. Com esta distância, há maior comodidade para os ocupantes, levando cinco pessoas sem aperto.
Propulsor 1.6 produz 111 cavalos de potência
O Versa é vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor flex 1.6 16V, em alumínio, de 111 cavalos a 5.600 rpm e torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm. Utilizado pela Nissan em outros modelos, ele também equipa o compacto Nissan March.O propulsor conta com o sistema CVVTCS (de variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que controla o tempo de abertura e fechamento das válvulas para melhorar o enchimento do cilindro de acordo com a rotação, carga e regime de funcionamento do motor.
Esse propulsor é um dos mais modernos e econômicos da categoria, tendo recebido nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
No consumo urbano, o carro faz 8,9 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina. Na estrada, o sedã faz 13 km/l com etanol e de 18,8 km/l com gasolina. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 10,7s (etanol) e 11,1s (gasolina) e a velocidade máxima chega a 189 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário