terça-feira, 16 de abril de 2013

Fibras naturais dentro do seu carro



Já faz algum tempo, a questão ecológica vem apontando caminhos para a indústria. E no setor automobilístico não é diferente.

Os motores estão cada vez menores e – o que é mais importante – consumindo menos combustível. Isso é possível porque as carrocerias estão ficando mais leves. As montadoras estão experimentando materiais como o alumínio e a fibra de carbono, para a redução do peso da carroceria.

E a busca por harmonia com o meio ambiente não termina aí. A parte interna do carro também está passando por uma renovação – sempre de olho na questão ambiental.

Veículos nacionais já estão utilizando componentes internos renováveis, que podem ser reciclados e agridem menos o meio ambiente no processo de fabricação.

CARROS VEGGIES

Um exemplo muito interessante são as fibras naturais – provenientes de matérias-primas vegetais, como cana-de-açúcar, cascas de coco e madeiras de reflorestamento. Tudo ali, na parte de dentro do carro, bem diante dos seus olhos.

No caso da cana-de-açúcar, o bagaço é lavado, secado e processado – até ser usado em placas termicamente moldadas no formato desejado pela montadora.

Os primeiros itens a empregar essa nova tecnologia são painéis de portas, revestimentos de teto e revestimentos de porta-malas.

Se vale a pena apostar nesses produtos? A resposta é sim. Os componentes feitos com fibras naturais têm características bem parecidas com as das peças produzidas com polímeros – só que são mais amigos da natureza.

Oferecimento:
Boletim Técnico Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário