sábado, 27 de abril de 2013

Carros tipo Fórmula construídos por universitários competem nos EUA

Equipe gaúcha Fórmula UFSM disputará a competição em Lincoln

Quarenta estudantes de engenharia do Brasil fazem os últimos ajustes nos três carros Fórmula SAE – um elétrico e dois a combustão - projetados e construídos dentro das faculdades para participarem de duas competições de Engenharia realizadas pela SAE International, em maio e junho, nos EUA. Ao todo 200 carros das Américas, Europa e Ásia participam das competições.

A equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, participa da Fórmula SAE Michigan, de 8 a 11 de maio, no Brooklyn, Michigan, enquanto as equipes Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; e Unicamp E-Racing (elétrico), da Universidade de Campinas, participam da Fórmula SAE Lincoln, de 19 a 22 de junho, em Lincoln, Nebraska. 

Carro da equipe Fórmula FEI competirá em Michigan, EUA
Fórmula FEI – Denominado RS7, o protótipo construído por universitários da FEI, passou por melhorias na parte dinâmica. O sistema de suspensão ganhou novas mangas de eixo, além de assoalho aerodinâmico, componente que aumenta a aderência ao solo e melhora o equilíbrio do carro em curvas de média e alta velocidade. Outra tecnologia importante é o sistema de telemetria, desenvolvido pela equipe para transmitir informações do carro em tempo real para o box. 

Carro da Unicamp E-Racing participará na categoria elétrico
O carro pesa 160 kg, atinge velocidade máxima de 125 km/h e faz 8,5 km por litro de E85 (álcool com 15% de gasolina). “A boa relação peso/potência, confiabilidade e manobrabilidade são os pontos mais fortes do nosso carro”, conta o capitão da equipe da FEI, Renato Durães Fontana, estudante de Engenharia Mecânica.

Protótipo elétrico – A Fórmula SAE Lincoln estreará na categoria de carros elétricos com 20 equipes do Brasil, EUA, Áustria e Canadá. O Brasil, que iniciou na categoria em 2012, será representado por 11 estudantes, que compõem a equipe Unicamp E-Racing. 

Para a construção do protótipo os estudantes de Campinas optaram pela fibra sintética de aramida na carenagem, material leve e resistente. O carro é movido por motor elétrico composto por 76 baterias de LiFePO4, chegando a 300 volts e 120 CV (85 kilowatts) de potência, limite estabelecido pelo regulamento da SAE International. Com uma carga de 2h nas baterias é possível rodar 25 km. O carro pesa 250 kg e atinge velocidade máxima de 170 km/h. “Nossas expectativas são muito boas e esperamos vencer”, comenta o capitão da equipe, Diego Moreno Bravo, estudante do 6º ano de Engenharia Mecânica.

Gaúchos – Participante da categoria de veículos movidos a combustão, a equipe Fórmula UFSM, composta por 19 estudantes, competirá em Lincoln com outras 80 equipes do Canadá, México, Japão, Índia e Estados Unidos. Para tentar boa pontuação, os estudantes apostaram no sistema de gerenciamento eletrônico MOTEC 1800, utilizado por equipes de ponta do automobilismo para estabilizar todos os sistemas eletrônicos do carro com base nas necessidades do veículo em movimento. 

O protótipo faz 11 km/l de gasolina, atinge velocidade máxima de 180 km/h e pesa 230 kg. “Investimos também no design do veículo, para aliar o aspecto funcional com o visual”, explica o professor Mario Martins, orientador do projeto. Martins destaca a importância acadêmica do projeto Fórmula SAE. “Os estudantes desenvolvem na prática conceitos de várias áreas da Engenharia, o projeto é multidisciplinar”, acrescenta o professor. 

As equipes Fórmula FEI, Fórmula UFSM e Unicamp E-Racing ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan e Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas categorias combustão, e primeiro lugar na categoria elétrica durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em dezembro de 2012.

Fórmula SAE - ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição). A construção dos veículos devem obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor. 

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. 

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Fonte: Companhia de Imprensa

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