segunda-feira, 29 de abril de 2013

Modelo alemão elétrico será lançado no mercado chinês

Biposto Smart tem autonomia de 145 km na versão elétrica: uso urbano
Helder Lima



A montadora Smart, que pertence ao grupo da Mercedes-Benz, anunciou que até o fim do ano oferecerá seu modelo subcompacto, para duas pessoas, em versão elétrica na China, que representa seu terceiro maior mercado no mundo.

Motorização com emissão zero e prazer de guiar é o que o Smart Electric Drive promete. O veículo tem tecnologia de propulsão com 13 kgfm de torque. O motor elétrico, de 55 kW, tem a vantagem de ter o torque máximo constante em qualquer rotação.

Essa característica permite que o carro deixe os outros para trás ao arrancar nos semáforos, ultrapassando a marca de 60 km/h em menos de cinco segundos. Com velocidade máxima de 125 km/h, o biposto tem bateria de íons de lítio, com 17,6 kWh, que fornece energia para 145 quilômetros de autonomia.

Produzido na fábrica de Hambach, na França, com acumulador de energia desenvolvido pela Deutsche ACCUmotive (uma joint venture com a Evonik) e motor elétrico feito pela EM-motive (joint venture com a Bosch), o Smart elétrico é um projeto originalmente voltado ao mercado europeu.

Em 2012, mais de mil unidades do Smart Electric Drive foram produzidas e entregues a clientes na Europa. A montadora espera que a produção cresça, mas esse fator ainda depende de a tecnologia de elétricos ganhar mais autonomia para se consolidar perante o consumidor.

Atualmente, a Smart tem representantes em 46 mercados. O mais recente deles é a Rússia. Além da Alemanha e Itália, a China é um dos principais mercados da Smart, onde as vendas cresceram 43,8% em 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário