sábado, 6 de abril de 2013

Iluminação automotiva adequada pode evitar acidentes em dias de chuva



Marieli Senedez

Nesta época do ano, grandes temporais estão atingindo os principais centros urbanos, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo durante o dia, as fortes chuvas reduzem a visibilidade dos condutores e aumentam o risco de acidentes no trânsito. Por isso, para minimizar a probabilidade de se envolver em colisões, é importante utilizar o sistema de iluminação do veículo de maneira adequada e mantê-lo em dia, fazendo a manutenção periódica de todos os itens, como faróis, lanternas, piscas e lâmpadas auxiliares.

Um problema recorrente é a falta de regulagem da iluminação nos faróis, geralmente causada
pelas irregularidades das vias, que provocam o desalinhamento do foco da lâmpada. Além de gerar acidentes e ofuscar a visão do condutor que trafega no sentido oposto, esta situação também pode gerar multa ao dono do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Outro detalhe essencial é prestar atenção à queima de lâmpadas e evitar peças de reposição paralelas. Os produtos originais são certificados e possuem uma vida útil maior, ou seja, duram um longo e determinado período independente das condições externas. Entretanto, se uma das lâmpadas do farol queimar é aconselhável a troca de ambas, pois isso indica que a vida útil da peça que sobrou também está no fim. Fique atento! Se mesmo após as substituições a queima persistir, o problema pode estar na parte elétrica do automóvel. Neste caso, recomenda-se levar o veículo em alguma oficina mecânica para obter uma análise mais específica de cada item.

Além da parte técnica, o condutor precisa ter consciência e controlar algumas atitudes no trânsito. Usar luz baixa durante o dia, por exemplo, colabora com a segurança. Este item não é obrigatório no Brasil, mas diversos países da América do Sul, como Colômbia e Argentina, já exigem o uso permanente, independente da condição climática e nível de visibilidade. Isso porque, estudos comprovam que a luz permite aos motoristas, pedestres e ciclistas detectar situações de perigo mais facilmente, aumentando o tempo de reação para tomada de decisão e evitando acidentes.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até o final de março as chuvas serão frequentes em praticamente todo o País. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o total de chuva pode variar em torno de 300 mm e 700 mm, respectivamente. Na Região Sul, o acúmulo de precipitações é de aproximadamente 450 mm no Estado do Paraná e inferior a 400 mm no Rio Grande do Sul. Em abril, o processo de transição climática provoca dias mais chuvosos em toda faixa Norte do Brasil e faz com que a região Nordeste tenha aumento das chuvas.

Por isso, independente do mês ou estação climática do ano, não permita que a chuva e os temporais sejam grandes vilões na sua volta para casa, trabalho ou viagem. Continue respeitando a sinalização, realize as manutenções preventivas, utilize a iluminação do automóvel de maneira adequada e pratique a cortesia em prol da segurança de todos os usuários.

Marieli Senedez é formada em Comunicação Social, pós-graduada
em Gestão de Negócios pela ESPM e é gerente de Marketing

Sobre a OSRAM
A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das duas fabricantes líderes em soluções para iluminação no mundo. O portfólio da companhia abrange toda a cadeia de produtos do setor, de componentes – incluindo lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED) – a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. A OSRAM possui cerca de 39.000 colaboradores ao redor do mundo e obteve um faturamento de 5.4 bilhões de Euros no ano fiscal de 2012. Mais de dois terços de sua receita provém de produtos eficientes. As atividades da companhia têm se focado em luz – e, portanto, na qualidade de vida – por mais de 100 anos. Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.osram.com.br.

Fonte: Image Press /  Marília Del Nero



Nenhum comentário:

Postar um comentário