domingo, 14 de abril de 2013

Iveco fabricará 86 blindados para o Exército

LMV tem sido usado em missões de paz nas forças armadas de países europeus, como Bélgica e Croácia

Helder Lima


A Iveco e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro assinaram um contrato para a produção de 86 unidades do veículo de defesa ‘Guarani’ até 2014. O veículo é um blindado médio com três eixos e 18 toneladas.

O ‘Guarani’ é equipado com motor diesel FPT Industrial de 383 cv, acompanhado de transmissão automática. Possui tração 6×6, capacidade anfíbia e é capaz de transportar 11 militares.

‘Guarani’ é equipado com motor diesel FPT Industrial
de 383 cv, com transmissão automática

Em projetos como o do ‘Guarani’, não pode faltar confiabilidade, robustez e, acima de tudo, segurança. O modelo pode receber diversos tipos de equipamentos de defesa e ser transportado pela aeronave KC-390, da Embraer. 

‘Guarani’ tem três eixos, pesa 18 toneladas e transporta 11 militares
Nesta semana, a Iveco divulgou também informações sobre os modelos militares que fabrica para o mercado europeu. O primeiro deles é o LMV, conhecido como ‘Lince’ pelos italianos e ‘Panther’ pelos britânicos. 

A sigla significa veículo leve multifuncional, e revela a versatilidade do projeto desenvolvido e produzido na sede da Iveco Defence Vehicles, em Bolzano, cidade incrustada entre as montanhas do norte da Itália.

O LMV tem como ponto forte a capacidade de proteção dos ocupantes – fato comprovado nas múltiplas missões de paz em que foi utilizado. Além das forças armadas Italianas, a Iveco tem fornecido exemplares às forças armadas de Grã-Bretanha, Bélgica e Croácia, entre outros países.

O outro modelo é o Trakker, vencedor do Rally Dakar. A versão de defesa possui cabine de aço balístico que substitui a convencional, fornecendo proteção ao condutor. A versatilidade do chassi permite seu uso com diversas finalidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário