terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto da Mercedes recria conceito de SUV

‘Concept GLA’ traz motor compacto com turbo, que produz 211 cv de potência

Pintura fosca, grandes rodas e vincos marcantes
proporcionam imagem de robustez ao modelo conceitual
Helder Lima

A Mercedes-Benz exibiu seu novo conceito no salão de Xangai, aberto ao público até 29 de abril. O veículo é um utilitário (SUV) de luxo compacto, chamado Concept GLA.

O modelo combina o estilo dinâmico com os benefícios para uso em lazer. Sob o capô desse novo conceito está um motor de 1.991 cilindradas, com quatro cilindros, a gasolina, com turbo-alimentação e potência de 211 cv. Sua força é transmitida à estrada por meio de transmissão automática de dupla embreagem e de sistema de tração nas quatro rodas.

Uma nova abordagem é adotada sob a forma dos faróis que apresentam tecnologia laser: eles não só iluminam a estrada com mais luz, como também funcionam como projetores.

Como mais um avanço da tecnologia de segurança, esse recurso pode projetar as instruções de direção do sistema de navegação na estrada, sob a forma de setas – dessa maneira outros usuários da estrada também podem conseguir ver onde está indo o motorista.

Interior é marcado pelo design esportivo, a começar
pelos quatro bancos individuais em couro
Clara evidência do quanto é inovador o pensamento dos projetistas que elaboraram esse veículo conceito é dada pela quantidade de características distintas. Elas incluem o capô vigoroso com suas saliências e uma grade de radiador esportiva, com a estrela posicionada ao centro. A área em torno da estrela, em novo estilo, se funde elegantemente com as duas barras horizontais. 

Igualmente novos são os chamados “softcubes” (cubos suaves): consistem em protetores elevados, em alto relevo, que contribuem para dar definição à grade do radiador e também continuam nos painéis inferiores laterais e ao longo dos tubos de escapamento.

Couro e alumínio dominam o interior

Em termos de design, o interior reflete o alinhamento com os interiores de outros novos modelos compactos da Mercedes, reinterpretados aqui para um SUV de qualidade excepcional e sofisticado. 

O interior é dominado por uma justaposição de couro e alumínio galvanizado escuro. Os quatro bancos individuais e os painéis centrais das portas são estofados com couro natural em uma tonalidade viva de marrom. Tanto a cor quanto o acabamento evocam a imagem de uma sela: em tudo, o Concept GLA incorpora mais de 20 metros de costuras feitas à mão para unir as peças de couro. 

As almofadas dos bancos, que apresentam painéis centrais embutidos de tecido de alta qualidade, exibem um padrão em relevo que dá continuidade ao tema da sela. Um complemento iluminado foi embutido aos encostos de cabeça de cada um dos quatro bancos esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário