quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MERIDA BIG.NINE CARBON 3000-D: Rendimento, engenharia e desempenho

Quadro de carbono da MERIDA BIG.NINE CARBON 3000-D pesa abaixo de 1.100 gramas

Atualmente as mountain bikes com rodas 29” (“Twentyniners”) são o grande êxito, e com razão: comparadas com as bicicletas de 26”, oferecem muitas vantagens e as poucas limitações que têm podem ser compensadas  através de soluções técnicas Mérida do nosso departamento de I&D com a valiosa colaboração dos nossos ciclistas profissionais.

A MERIDA BIG NINE foi escolhida como “a bike favoritas dos pilotos”. Juergen Falke (Chefe de Design da MERIDA) criou uma bicicleta que tem causado sensação desde o início. Recorrendo a algumas características do conceito original (O.NINE) a aposta foi melhorar esse conceito através de um processo que utiliza todos os genes da competição incluindo os que levaram José Hermida a tornar-se em Campeão do Mundo, até finalmente se chegar à BIG.NINE.

O quadro de carbono da versão BIG.NINE TEAM é a imagem de tudo isto, com um peso abaixo de 1100g, apesar de incluir uma passagem interna de cabos e tubos, a caixa de pedal BB30 e a direção cónica de 1 1/8 a 1,5”. O baixo peso consegue-se devido ao magnífico o uso das últimas tecnologias em fibra de carbono (por exemplo,”Carbon Nano Matrix”) que geram igualmente um ultraleve e ultrarígido “elemento estrutural”.

Os blocos de construção que suportam cargas extremamente elevadas (por exemplo, a ligação entre o tubo de selim e a caixa de pedal) são conectados através de câmaras de ar, enquanto a tecnologia “tubo a tubo” se aplica a seções expostas a menos stress. Assim, toda a estrutura atinge um nível de rigidez excelente em relação ao peso. Também há a destacar a tecnologia de “dupla câmara” aplicado no tubo superior e diagonal do quadro de carbono que oferece a O. Nine & Co., para obter uma excelente rigidez lateral.



Mas mesmo o melhor equipamento é inútil numa 29er se não se cuidarem os detalhes: rodas de maior diâmetro causam alterações na geometria que exigem extensas modificações. Por exemplo, a MERIDA resolveu um dos problemas ao recorrer ao montar um tubo de direção bastante curto, para que a frente não fique a uma altura exagerada. Ao mesmo tempo, a direção “X-Taper” da BIG.NINE supera todos os dados de rigidez do O.NINE, mas sempre obrigado a compensar a menor resistência à torção das suspensões devido ao maior diâmetro das rodas (e, portanto, mais flexível).

Com as escoras “Flex Stay “, a BIG.NINE oferece um excelente conforto, e que é complementada com um 20% mais rígido na caixa de pedal BB30, conseguindo ultrapassar os já de si excelentes valores do no nosso O.NINE. Esta verdadeira obra de arte de engenharia, é complementada com um triângulo traseiro assimétrico, um tubo de selim curvo com suporte de montagem direta do desviador dianteiro, suporte “post-mount” para o travão de disco e eixo traseiro de 142 mm.





Biker de Santa Rita do Sapucaí compete com uma MERIDA BIG.NINE

Rodrigo Alexandre Leocadio, competidor de Santa Rita do Sapucaí-MG, compete nos principais circuitos de montain bike com uma MERIDA BIG.ONE. 

Colocando à prova toda a tecnologia e desempenho das Bikes MERIDA, ele aprova sua eficiência nos circuítos com descidas e subidas íngremes, curvas fechadas e obstáculos.

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