quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Kawasaki celebra 40 anos dos modelos Z

Z1 (1972)


Foi apresentada ao mercado Europeu na Feira de Motociclos IFMA em 1972, em Colónia na Alemanha. O impacto e a importância não podiam ser subestimados. Marcou o aparecimento da Kawasaki no mercado das motos multi-cilindro 4T de grande capacidade. A Z1 e as suas sucessoras mostraram-se fundamentais para estabelecer a reputação do fabricante japonês para engenharia de precisão “à prova de balas” que dura até hoje.


Z1-R (1977)
Como a primeira moto na história da Gama Z, a Z1 903cc tornou-se um ícone do motociclismo e, para muitos entusiastas e especialistas da indústria, uma moto de grande significado histórico. Combinando características técnicas avançadas e o ser reconhecida como tendo um design intemporal, a Z1 é uma das motos mais cobiçadas no mundo do motociclismo.


Inspirado e inovador, o motor de quatro cilindros a 4T levou a uma série de outras motos de sucesso e actuou como inspiração técnica e design para muitos modelos posteriores Kawasaki na Gama Z, incluindo a Z750 e a Z1000.

Z1300 (1978)
Grande influência na abordagem global para a Z1000 com refrigeração líquida, que foi lançada em 2003. Muitos elementos do design da Z1 serviram de inspiração – tais como o estilo do escape e a carenagem traseira distinta- foram criados pelo designer da Kawasaki Gyoichi “Ben” Inamura e a sua equipa de engenheiros no final dos anos 60 e início dos anos 70.


Celebrando o 40 º aniversário da Gama Z da estreia europeia da icónica Z1 em 1972, a Kawasaki tem em agenda algumas actividades para 2012, culminando com a exibição da Gama Z na feira alemã de motos (INTERMOT) em outubro.

Z1100GP (1981)
Franz Volkman de Speyer, alemão e de 60 anos, que mantém o entusiasmo ao longo de quarenta anos pelo motociclismo, representa um grupo de pessoas que compraram o modelo Z1 no inicio dos anos 70.
“Eu vi pela primeira vez a Kawasaki Z1 900 na feira IFMA em Colônia em setembro de 1972, e imediatamente a desejei. Foi uma das primeiras motos, entregue em março de 1973”.

O que era tão incrível sobre a Z1? Além de ser uma moto com muito design, tinha muita potência. O potente motor com 82cv seria a moto mais potente do mercado. Nenhuma moto chegaria perto da Z1.”


Z1000R (1982)
O Director Geral da Kawasaki Motors Europe, o Sr. Yasushi Kawakami, espera que a celebração seja apreciada por todos os admiradores da Gama Z: “A Kawasaki aprecia os clientes interessados na nossa herança, e que gostam dos modelos actuais. Em quarenta anos da Gama Z, a Kawasaki quer celebrar junto dos proprietários anteriores, actais e futuros. Com tantos seguidores da Gama Z, temos a certeza que haverá um interesse considerável neste aniversário.”


Para Kawasaki Europa, Managing Director, o Sr. Yasushi Kawakami, esperava que a festa iria ser apreciado por todos aqueles interessados nas motos Z, dizendo: “Kawasaki aprecia que nossos clientes estão tão interessados em nossa herança, tanto quanto eles gostam máquinas atuais e que todos nós para a frente, com entusiasmo, para o futuro. Em quarenta anos de destacar a marca Z, Kawasaki quer comemorar junto com os proprietários anteriores, atual e futuro. Com tantos seguidores leais, temos a certeza que haverá um interesse considerável neste aniversário significativo”.

Fonte: Imprensa Kawasaki


Z1000 (2003)

Z1000 (2007)

Z1000 (2010)
Z800 (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário