Helder Lima
Com o modelo SLS AMG Coupé
Electric Drive, apresentado no Salão de Paris, que se realiza até 14 de
outubro, a Mercedes-AMG entra na era do superesportivo livre de emissões,
incorporando a tecnologia da Fórmula 1.
Tecnologia oferece 102 quilos de torque em qualquer rotação |
O veículo AMG tem sistema de
propulsão que adota quatro motores elétricos, com potência total de 552 kW (740
cv) e torque máximo de 102 kgfm. O modelo asas de gaivota é o veículo elétrico
produzido em série mais veloz do mundo, podendo atingir 250 km/h (com limitação
eletrônica). O SLS Coupé acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.
Modelo traz na lateral ponto de conexão de energia: operação leva 3 horas com cabo especial |
O modelo asas de gaivota mais
"eletrizante" de todos os tempos foi desenvolvido internamente pela Mercedes-AMG
GmbH. Sua bateria de alta voltagem é resultado da cooperação entre a Mercedes
AMG e a Mercedes AMG High Performance Powertrains, localizada em Brixworth, Grã-Bretanha.
Os especialistas britânicos
da Fórmula 1 contribuíram nessa área por seu conhecimento dos sistemas híbridos
KERS (Kinectic Energy Recovery System),
de recuperação de energia cinética dos freios.
Interior combina acabamento em couro e fibra de carbono: modelo de alto valor agregado |
O pacote tecnológico do modelo garante uma inédita
experiência de direção: uma enorme força de impulso é gerada pelos quatro
motores elétricos síncronos. A ágil resposta ao comando do pedal do acelerador
e a entrega linear de força oferecem uma sensação diferente dos motores a
combustão, já que a manifestação do torque nos motores elétricos é instantânea
– o torque máximo é disponibilizado imediatamente ao arrancar.
Compartimento do motor é protegido por tampa em fibra de carbono: material de alto desempenho |
Os quatro motores elétricos síncronos compactos com imãs
permanentes, cada um pesando 45 quilos, atingem individualmente 13 mil rpm e
impulsionam seletivamente as quatro rodas por meio de uma transmissão
configurada eixo a eixo. Isso permite a distribuição de torque individual para
cada uma das rodas, que normalmente só seria possível com motores montados nos
cubos, que têm a desvantagem de aumentar consideravelmente as massas não
suspensas.
Sistema de som garante
segurança nas viagens
Faróis escurecidos acentuam a sensação de independência da seção dianteira |
Como os motores elétricos são silenciosos, a montadora
desenvolveu, por questão de segurança, um som específico para o modelo,
garantindo assim que ele possa ser percebido nas ruas.
Os especialistas da AMG criaram uma sonoridade que procura
expressar o dinamismo do modelo. Tudo começa com um som característico para a
partida, que é emitido quando é pressionado o botão ‘Power’.
Os ocupantes do carro podem experimentar um som
especialmente criado para cada situação de rodagem: dinâmico nas acelerações,
discreto em velocidade de cruzeiro e com características especiais na
recuperação de velocidade.
O som não depende apenas da velocidade, rotação dos
motores e condições de carga do carro, mas reflete a situação de rodagem e a
forma de operação do veículo.
Uma perfeita resposta para o motorista é garantida pela
combinação do som, o uso dos ruídos inerentes ao veículo e a eliminação dos
ruídos de fundo. O sistema sonoro de série do veículo conta com 11 alto-falantes.
Detalhes do design
Visualmente, o
premiado design do SLS AMG foi combinado a vários itens criados especificamente
para a versão Electric Drive. A dianteira do carro possui um impactante divisor
aerodinâmico em fibra de carbono aparente, que garante a pressão vertical sobre
o eixo dianteiro. A grade do radiador e as tomadas de ar adjacentes são
pintadas na cor do veículo, com aberturas em forma de colmeia. Elas não são
apenas detalhes visuais, mas, graças ao seu projeto aerodinâmico, também
melhoram o fluxo de ar destinado aos módulos montados junto às aberturas.
Faróis escurecidos acentuam a sensação de independência da seção dianteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário