terça-feira, 9 de outubro de 2012

Amarok feita para seduzir amantes da canoagem

Mais larga e alta, picape é voltada a quem precisa encarar o fora de estrada para a prática de esporte
Helder Lima

Além de lançar o Fusca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen terá como destaque a Amarok Canyon, versão conceitual da picape média da marca. O salão será realizado de 24 de outubro a 4 de novembro, no Anhembi. Configurado especificamente para a prática da canoagem, o protótipo é equipado com dois caiaques de competição, carregados e fixados na caçamba da picape. Os caiaques são feitos em fibra de carbono. Na tampa da caçamba estão embutidos os remos. 


Caçamba tem vocação definida para abrigar
os caiaques de fibra de carbono: material resistente
A versão foi apresentada pela primeira vez no Salão de Genebra, em abril deste ano. A intenção desse conceito é mostrar uma aplicação da picape. 


Picape conceitual será apresentada no Salão de São Paulo
A Amarok Canyon é consideravelmente mais alta e larga do que o modelo de série e sua cor é também mais exótica. A carroceria, com um brilho especial devido às três camadas da pintura, foi elevada em 40 mm com o uso de um kit especial. Com os pneus também especiais, a picape ficou 85 mm mais alta do que a versão de produção.

A picape modificada também ganhou faróis auxiliares montados sobre o teto. Outros toques visuais incluem lanternas traseiras escurecidas e a proteção inferior da carroceria em cor contrastante. 

Dois estribos acionados eletricamente facilitam a entrada e a saída do veículo, apesar da altura maior. Os estribos foram criados para não chamarem a atenção e se retraem quando o veículo está em movimento, para manter capacidade off-road da Amarok original.

A largura da versão conceitual também foi aumentada para permitir sua utilização específica. As caixas das rodas foram alargadas 35 mm em cada lado para criar espaço para os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18, montados em rodas especiais, com alto brilho.

Versão adota motor a diesel biturbo
Para garantir a capacidade off-road, a Amarok Canyon utiliza motor biturbo 2.0 TDI com 180 cv (132 kW), que oferece torque máximo de 40,81 kgfm  entre 1.500 e 2.250 rpm. O sistema 4MOTION de tração integral selecionável, juntamente com a caixa de redução e o travamento do diferencial no eixo traseiro, assegura a eficiência da transmissão de força para as rodas, mesmo nas mais duras condições.

No interior da cabine foi usado um jogo de cores especial, com detalhes e novos toques decorativos. Os bancos de couro têm duas cores. No painel, há três instrumentos auxiliares, que mostram os ângulos de subida e inclinação lateral da picape, fornecendo informações de segurança em condições fora de estrada.



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