quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mercedes-Benz traz ao mercado a nova geração da Classe B


Modelo tem motor mais eficiente e transmissão de sete velocidades
Helder Lima

A Mercedes-Benz está trazendo ao mercado a nova geração da Classe B em duas versões, B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport, que serão vendidas respectivamente por R$ 115,9 mil e R$ 129,9 mil.

Carroceria do compacto tem novas dimensões,
com destaque para a menor altura e maior entre-eixos
O veículo compacto de alto valor agregado, um privilégio de poucos, oferece como novidades motor, com injeção direta e turbocompressor, e transmissão de dupla embreagem.

Na traseira, lanternas trazem tecnologia de lâmpadas
em LED, que são mais eficientes para a segurança
A carroceria também teve mudanças de dimensões e está mais baixa, mais larga e com a posição dos assentos mais ereta. A distância entre-eixos está maior do que a versão anterior, graças ao reposicionamento do motor, mais à frente do eixo dianteiro. Isso torna o veículo mais confortável para seus ocupantes.

O novo motor a gasolina de quatro cilindros faz parte de uma nova geração de propulsores. Ele conta com o sistema de injeção direta de terceira geração, que foi adotada inicialmente nos motores V6 e V8 da marca alemã.

Painel e console se destacam pela tela de navegação e
entretenimento, e ausência da alavanca de câmbio
Com 1,6 litro, o novo motor de quatro cilindros foi projetado tanto para instalação transversal quanto longitudinal. O B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport possuem 156 cv de potência e torque máximo de 25,5 kgfm, disponível a partir de 1.250 rpm. O conjunto permite uma aceleração de zero a 100 km/h em torno de 8,4 segundos e velocidade máxima de 220 km/h.

Tão importante como o motor é a nova transmissão de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete marchas, ela permite aproveitar ao máximo as características do motor.

O sistema de dupla embreagem faz as trocas de marchas de forma rápida, combinando o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual, e o motorista, caso deseje, pode fazer trocas manualmente pelas borboletas (shift paddles) localizadas junto ao volante.

Transmissão elimina alavanca de câmbio
No interior, a alavanca de câmbio da nova Classe B foi substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por meio de uma haste posicionada atrás do volante. Essa medida, em conjunto com a adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera a área no console central, que foi convertida em porta-objetos, aumentando a versatilidade do modelo.

O painel de instrumentos tem acabamento em couro sintético. As três grandes saídas de ar redondas no meio e seus bocais, com design inspirado nas turbinas de caças a jato, adicionam mais um atributo esportivo ao modelo. A elegante tela colorida (TFT) do display multifuncional parece pairar sobre as entradas de ar, deixando o interior da Classe B mais atraente.

Sistema de segurança evita sonolência do motorista
Um importante sistema de segurança do modelo, de série, é o Attention Assist, que detecta mudanças de comportamento do condutor, possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Também equipamento de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.

O motorista e passageiro da frente contam com airbags dianteiros e laterais, além de airbags especiais para proteção dos joelhos contra choques no painel, em um total de sete airbags.

Outros sistemas de assistência que foram adotados na Classe B, provenientes das séries de modelos maiores da Mercedes-Benz, incluem ajuste automático de altura dos faróis, e uma função que mantém o freio acionado sem necessidade de pressionar o pedal até que o carro seja reacelerado, além de um sistema que evita que o veículo recue ao arrancar em uma subida.

A versão B 200 Turbo Sport possui também o Active Park Assist, auxiliar de estacionamento que, além de entrar em vagas longitudinais (baliza), possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário