sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Protótipo da PSA Peugeot Citroën participa de road trip de 3.000 km em modo autônomo na Europa


Após ter realizado um feito inédito na França, percorrendo em modo autônomo o trajeto entre Paris e Bordeaux no último dia 2 de outubro, o protótipo da PSA Peugeot Citroën atravessou as fronteiras do país para fazer um percurso de cerca de 3.000 km entre Paris e Madri, passando por Vigo.

O protótipo foi recebido pela vice-presidente e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, que declarou na ocasião: ”Hoje não precisamos pensar no futuro, pois ele já chegou. Este veículo, antes mesmo que possamos imaginar, será o modo normal de viajar nas estradas de amanhã”.

O trajeto de volta passou por Perpignan, Marselha e Lyon antes de chegar ao Centro Tecnológico do Grupo PSA situado em Vélizy, no subúrbio de Paris.

A distância foi percorrida de maneira autônoma, sem intervenção do condutor nos trechos autorizados das rodovias. O veículo realizou sozinho as ultrapassagens dos outros veículos e os ajustes aos limites regulamentares e à infraestrutura.

O Grupo PSA foi o primeiro fabricante a obter, em julho de 2015, as autorizações necessárias para colocar em circulação quatro protótipos autônomos nas estradas da França, tendo acumulado desde então 10.000km de testes. Em 2016, a PSA terá cerca de quinze protótipos. A autorização, estendida para as rodovias espanholas, permite que as equipes de P&D desenvolvam as funções do veículo autônomo além da malha viária francesa.

Por ocasião desta road trip, Gilles Le Borgne, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën, declarou: “Muito me orgulha ver o veículo autônomo desenvolvido por nossas equipes nos centros tecnológicos da região parisiense atravessar as fronteiras da Europa. Esta road trip na Espanha é fruto de uma colaboração estreita entre nosso Grupo e o Centro de Tecnologia Automotiva da Galícia (CTAG), principalmente sobre questões de interfaces homem-máquina na condução automatizada. Este é um grande desafio tecnológico que contribuirá para a mobilidade do futuro.”

Para mais informações:
Vídeos: Rumo ao carro autônomo - Paris-Bordeaux - Vigo-Madrid

Infografia: O carro autônomo pela PSA Peugeot Citroën

Sobre o carro autônomo da PSA Peugeot Citroën
Para responder à evolução dos hábitos e às expectativas dos clientes em matéria de mobilidade, a PSA Peugeot Citroën desenvolve soluções tecnológicas que tornarão os carros de amanhã mais inteligentes, de modo a melhorar o conforto dos usuários. Graças às funções autônomas, será possível diminuir o número de acidentes provocados por erros humanos e reduzir o cansaço do motorista em situação de condução monótona. Os projetos, já adiantados, vão-se concretizar rapidamente com a chegada progressiva das funções de delegação da condução em modelos de série.

Sobre a PSA Peugeot Citroën
Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 3 milhões de veículos no mundo em 2014. Segundo maior fabricante de automóveis na Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2014. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 110,3 gramas de CO2/km em 2014. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).
Para mais informações: www.psa-peugeot-citroen.com

Fonte: Peugeot Citroën do Brasil Automóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário