up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho
|
up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho |
up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho |
A equipe da Volkswagen do Brasil que preparou a versão
conceitual do up! TSI para o evento Bubble Gun Treffen
Foto: Christian Castanho |
Na tampa do porta-malas e no brasão do para-choque dianteiro o destaque fica com o adesivo que remete a fibra de carbono. Chamam a atenção, ainda, as lanternas escurecidas e o logotipo TSI (na tampa do porta-malas e no capô) pintado de branco.
Destaque também para o adesivo “07” na lateral do modelo, em alusão à sétima edição do evento. Há, ainda, uma faixa lateral com o nome do evento delineada por um filete marrom. Esse mesmo filete aparece na borda do capô. A cor marrom, também presente nas pinças de freio, é a mesma utilizada internamente. “Esses detalhes fazem a conexão do exterior com o interior, que é repleto de exclusividades”.
A cor da carroceria está presente nos revestimentos das portas, painel e volante. Os aros do painel dos instrumentos combinados têm a mesma cor prata fosca. O interior, seguindo a filosofia do speed up!, é todo escurecido.
No conceito up! TSI desenvolvido para o BGT7 o figurino da cabine também é inédito. Os bancos são bicolor, em preto e marrom, e contam com matelassê na cor Ginger Bread. “Esse material é encontrado em carros de altíssimo luxo, como modelos da Bentley, por exemplo”, lembra Luiz Veiga.
O mesmo tom dos bancos aparece nas bordas dos tapetes (debrum) e nos painéis e soleira das portas. A alavanca do freio de mão e a base da alavanca de câmbio são revestidas de vinil com aspecto de fibra de carbono. Complementam o visual interno os adesivos com o nome do evento no painel de instrumentos e no PAD do painel, à frente do passageiro dianteiro.
Mecânica
Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito apresentado no BGT7 é idêntico ao up! TSI de produção. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.
O Bubble Gun Treffen
A Volkswagen participa oficialmente do evento desde 2013 e, para esta sétima edição, também mostrou o modelo Golf GTE. “Mais do que ter uma área específica para a marca no evento, a participação da Volkswagen é uma forma de prestigiar e de reconhecer o carinho que os fãs têm pelos modelos da marca”, diz Rodrigo Purchio, gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil.Realizado no Brasil anualmente desde 2009, o Bubble Gun Treffen foi criado por admiradores de modelos do Grupo Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar e água em um único evento. O nome “Bubble Gun”, ou “Arma de bolhas” é uma alusão a água e ar, que precisam se misturar para criar bolhas – a mesma água e ar utilizados nos sistemas de refrigeração dos motores Volkswagen.
Desde 2011 o Bubble Gun Treffen ocorre em Águas de Lindoia. A proposta é reunir modelos raros e especiais, originais ou customizados – a exemplo do que ocorre em eventos similares na Europa.
Fonte: Imprensa Volkswagen
Nenhum comentário:
Postar um comentário