quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Versão conceitual do up! TSI é destaque da Volkswagen no Bubble Gun Treffen 2015

up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho
Pelo segundo ano consecutivo, o ponto alto do Bubble Gun Treffen (evento que reúne aficionados pelos modelos do Grupo Volkswagen) foi o conceito apresentado pela Volkswagen. Para a sétima edição do evento, que começou no dia 30 de outubro e segue até 02 de novembro, em Águas de Lindóia (SP), a Volkswagen desenvolveu uma versão conceitual do up! TSI.

up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho
“Esse protótipo é um exercício de design para promover a celebração do up! TSI. Com equipamentos e visual exclusivos e vários componentes feitos artesanalmente, esse modelo tem o espírito do Bubble Gun Treffen”, explica Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul.

up! TSI Bubble Gun Treffen. Foto: Christian Castanho
O modelo é realmente especial. O conceito foi elaborado com base em um up! TSI com duas portas – configuração que não é oferecida no Brasil. A pintura com o nome “Prata Estelar” é outro item fora de série. Fosca e sem verniz, essa tonalidade possibilita uma leitura diferenciada da carroceria, segundo Veiga, pois é possível ver claramente a superfície do carro, mas sem a influência do reflexo.

A equipe da Volkswagen do Brasil que preparou a versão
conceitual do up! TSI para o evento Bubble Gun Treffen
Foto: Christian Castanho
A tonalidade cinza chumbo do teto, difusor traseiro, capa de espelhos e defletor também tem o mesmo tratamento. As rodas de 18 polegadas com pneus 215/35 são um protótipo baseado no modelo oferecido no CC e também são escurecidas. “Com as rodas maiores, foi trabalhada a ‘atitude’ do carro, com uma suspensão mais baixa”, diz Veiga.

Na tampa do porta-malas e no brasão do para-choque dianteiro o destaque fica com o adesivo que remete a fibra de carbono. Chamam a atenção, ainda, as lanternas escurecidas e o logotipo TSI (na tampa do porta-malas e no capô) pintado de branco.

Destaque também para o adesivo “07” na lateral do modelo, em alusão à sétima edição do evento. Há, ainda, uma faixa lateral com o nome do evento delineada por um filete marrom. Esse mesmo filete aparece na borda do capô. A cor marrom, também presente nas pinças de freio, é a mesma utilizada internamente. “Esses detalhes fazem a conexão do exterior com o interior, que é repleto de exclusividades”.

A cor da carroceria está presente nos revestimentos das portas, painel e volante. Os aros do painel dos instrumentos combinados têm a mesma cor prata fosca. O interior, seguindo a filosofia do speed up!, é todo escurecido.

No conceito up! TSI desenvolvido para o BGT7 o figurino da cabine também é inédito. Os bancos são bicolor, em preto e marrom, e contam com matelassê na cor Ginger Bread. “Esse material é encontrado em carros de altíssimo luxo, como modelos da Bentley, por exemplo”, lembra Luiz Veiga.

O mesmo tom dos bancos aparece nas bordas dos tapetes (debrum) e nos painéis e soleira das portas. A alavanca do freio de mão e a base da alavanca de câmbio são revestidas de vinil com aspecto de fibra de carbono. Complementam o visual interno os adesivos com o nome do evento no painel de instrumentos e no PAD do painel, à frente do passageiro dianteiro.

Mecânica

Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito apresentado no BGT7 é idêntico ao up! TSI de produção. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

O Bubble Gun Treffen

A Volkswagen participa oficialmente do evento desde 2013 e, para esta sétima edição, também mostrou o modelo Golf GTE. “Mais do que ter uma área específica para a marca no evento, a participação da Volkswagen é uma forma de prestigiar e de reconhecer o carinho que os fãs têm pelos modelos da marca”, diz Rodrigo Purchio, gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil.

Realizado no Brasil anualmente desde 2009, o Bubble Gun Treffen foi criado por admiradores de modelos do Grupo Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar e água em um único evento. O nome “Bubble Gun”, ou “Arma de bolhas” é uma alusão a água e ar, que precisam se misturar para criar bolhas – a mesma água e ar utilizados nos sistemas de refrigeração dos motores Volkswagen.

Desde 2011 o Bubble Gun Treffen ocorre em Águas de Lindoia. A proposta é reunir modelos raros e especiais, originais ou customizados – a exemplo do que ocorre em eventos similares na Europa.

Fonte: Imprensa Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário