sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Com lançamento do Vito, a Mercedes-Benz apresenta um novo conceito para comerciais leves no Brasil


A inédita linha Vito de veículos comerciais leves da Mercedes-Benz – consagrada na Europa e que irá revolucionar o segmento de comerciais leves na América Latina – faz sua estreia no Brasil. Com PBT de 3.050 kg, o Vito chega ao mercado nos modelos furgão para transporte de cargas (Vito 111 CDI turbo diesel) e van de passageiros (Vito Tourer 119 turbo flex).

Com a apresentação do Vito, a Mercedes-Benz amplia ainda mais a oferta de veículos comerciais leves no Brasil, mercado já atendido com a linha Sprinter no segmento de large vans (3.500 a 5.000 kg de PBT). Assim, a marca traz uma solução eficaz para mobilidade urbana, com elevado padrão de qualidade, segurança e com base na tradição e excelência Mercedes-Benz.

“O Vito é o mais novo parceiro de trabalho dos nossos clientes”, diz Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans no Brasil. “Um veículo versátil, com ampla disponibilidade para operar nas mais diversas aplicações a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso porque pode circular livremente, com muita agilidade, e também ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Dessa forma, assegura sempre a máxima rentabilidade, com a qualidade já conhecida das vans Mercedes-Benz”.

De acordo com o executivo, mantendo o compromisso com a segurança, inovação e conforto, o Vito foi perfeitamente desenhado para atender aos mais diversos usos e atividades. “Todas as versões contam com exclusivos dispositivos de segurança, acompanhados de um design atrativo e alto nível de conforto, que posicionam o Vito como a referência máxima no segmento de comerciais leves”, ressalta Carlos Garcia.

Dentro da estratégia global de expansão das vendas da Divisão de Vans do Grupo Daimler, a nova geração do Vito, lançada recentemente na Europa, está sendo produzida na Mercedes-Benz Argentina para atender a América Latina. O início das vendas está previsto ainda para este ano.

Excelentes capacidades, tanto no furgão, quanto na van

O Vito chega ao Brasil nas versões furgão e van:
Furgão: Vito 111 CDI é equipado com motor turbo diesel e disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço para transporte de mercadorias, o Vito oferece conforto e praticidade para motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.

Van: Vito Tourer 119 é equipado com motor turbo flex, em duas versões:
“Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.

“Luxo 7+1” – Transporta com excepcional conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, parachoque na cor do veículo e rodas de liga leve.

Versatilidade para múltiplas aplicações

Carlos Garcia, gerente sênior de
Vendas e Marketing de Vans no Brasil
O furgão Vito 111 CDI é especialmente indicado para as empresas de transporte, transportadores autônomos e empreendedores. Ele chega ao segmento de comerciais leves podendo ser utilizado para inúmeras atividades e serviços, como cargas fracionadas, cargas refrigeradas, paletes, unidades móveis, entregas de e-commerce, eventos, profissionais liberais, entre outros.

Já a van Vito Tourer 119 atende a diversas demandas de transporte de passageiros, como transfers, executivo, turismo e limusine, além do uso particular. No compartimento de passageiros, os 6 bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade em sua utilização e pode aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Ambas as versões podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação da categoria “B”, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do veículo, com o aumento da rentabilidade do transportador.

Inovação que impulsiona: motor turbo diesel para o furgão e turbo flex para van

O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com o compacto e eficiente motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 rpm. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.

Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm.

Os dois motores do Vito atendem plenamente à norma PROCONVE L6 de emissões veiculares (legislação que regulamenta os veículos da categoria de vans médias), sem a necessidade de adição de ARLA 32.

Trem de força otimizado para excelente desempenho e baixo consumo

Para a transmissão de força são aplicadas caixas de mudanças manuais de 6 velocidades. Elas oferecem uma relação equilibrada de marchas que resulta em elevado conforto de condução, com baixo nível de ruídos e operação suave, sem vibrações. Além disso, assegura agilidade e baixo consumo de combustível.

Tanto na dianteira, quanto na traseira, a suspensão do Vito é independente (tipo McPherson na dianteira), com molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. O veículo vem equipado com freio a disco em todas as rodas, sendo que os discos frontais são autoventilados.

Direção elétrica de série é outra inovação do Vito para o segmento de comerciais leves. Seu uso proporciona maior comodidade ao motorista, uma vez que aumenta a agilidade e reduz os esforços necessários para condução do veículo, especialmente em manobras em lugares apertados.
Design: síntese de modernidade com funcionalidade

O Vito causa uma impressão estética única e inconfundível. Os elementos de design, especialmente a dianteira do veículo, revelam sua forte ligação com a família de vans Mercedes-Benz.

O design arrojado, com linhas modernas, expressa a robustez do Vito, o que, em conjunto com os faróis, compõe um exemplo da síntese perfeita da forma com a funcionalidade. Além disso, o desenho proporciona uma excelente aerodinâmica ao veículo, contribuindo para a economia no consumo de combustível.

Dimensões ideais, seja externa ou internamente

As medidas externas são definitivamente um diferencial do veículo. O acesso a lugares com restrição de altura, largura ou comprimento – como, por exemplo, estacionamentos de shopping centers, hotéis, prédios ou hospitais – está garantido com o Vito, que possui 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores), 3.200 mm de distância entre eixos e 1.910 mm de altura.

Mesmo compacto por fora, o Vito é grande por dentro, oferecendo um excelente espaço interno. Na van, isso significa conforto para passageiros e área diferenciada para as bagagens. No furgão, resulta num ótimo volume para carga. A altura interna do Vito é de 1.392 mm no furgão e de 1.326 mm na van. O comprimento interior da área de carga do furgão chega a 2.831 mm, com volume de carga de 6 m³, enquanto o espaço para bagagem na van, atrás da última fileira de bancos, alcança 990 litros.

Vito chega ao mercado como referência incontestável em segurança

Quando o tema é segurança, o Vito não encontra concorrente à altura no segmento de comerciais leves. Ao dirigir, manobrar ou estacionar, o motorista tem à disposição sofisticados assistentes que fazem o seu trabalho muito mais seguro e confortável. Além de evitar acidentes, os sistemas de assistência propiciam a disponibilidade do veículo, garantindo assim maior produtividade e rentabilidade para o cliente.

Com base em seu DNA de inovação para segurança e conforto, o Vito, como um legítimo Mercedes-Benz, oferece, de série, um generoso pacote de itens de avançada tecnologia: assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i® (que reúne ABS, ASR, BAS e EBV) e luzes de freio adaptativas na traseira que sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás.

O Vito também se destaca por itens como airbag para motorista e acompanhantes, cinto de segurança de 3 pontos, fixações ISOFIX para cadeiras de crianças, estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, estrutura monobloco que garante menor deformação do veículo em caso de acidente e célula de sobrevivência.

Muito conforto a bordo

No interior do Vito, os ocupantes desfrutam de comodidade e praticidade, com boa ergonomia. A começar pelos bancos muito confortáveis, com ampla superfície do assento e apoio de cabeça e um ótimo espaço entre as fileiras de banco oferecendo excelente acomodação.

O posto de condução é um exemplo de funcionalidade: todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD e, para a versão Tourer, o volante multifuncional. A isso soma-se o conjunto de vários compartimentos, que oferece numerosas possibilidades para guardar objetos, tanto sob o painel de instrumentos, como nas bolsas das portas.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário