terça-feira, 17 de novembro de 2015

Nissan IDS Concept: A visão da Nissan para o futuro dos veículos elétricos e da condução autônoma


Na edição 2015 do Salão do Automóvel de Tóquio, a Nissan Motor Co. Ltd. revelou um carro-conceito que materializa a visão da empresa para o futuro da condução autônoma e dos veículos elétricos sem emissão de poluentes: o Nissan IDS Concept.

Durante o evento, o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que: “as próximas tecnologias da Nissan vão revolucionar a relação entre o carro e o motorista, bem como o futuro da mobilidade”.

Depois de liderar o desenvolvimento e a expansão da tecnologia de veículos elétricos (EVs ou Electric Vehicles, em inglês), a Nissan está mais uma vez um passo adiante em termos de tecnologia automobilística. Integrando sistemas avançados de controle da condução e tecnologias voltadas à segurança com inteligência artificial de ponta (IA), a Nissan está entre os líderes em desenvolvimento de dispositivos de condução autônoma com aplicabilidade prática e que possam vir a se tornar realidade.

Em agosto de 2013, Ghosn afirmou que até 2020 a Nissan poderia equipar seus carros com tecnologias inovadoras de condução autônoma. Hoje, a empresa mantém seus planos para alcançar este objetivo.

O Sistema de Condução Inteligente da Nissan (IDS, ou Intelligent Conduction System, em inglês) é um conceito de tecnologia de condução autônoma que representa as crenças da Nissan sobre como devem ser os veículos de próxima geração. Ghosn disse ainda que “O Sistema de Condução Inteligente da Nissan aumenta a capacidade de um motorista de ver, pensar e reagir, compensando erros humanos, que são a causa de mais de 90% de todos os acidentes automobilísticos. Com isso, o tempo gasto ao volante se torna mais seguro, mais limpo, mais eficiente e até mesmo mais divertido”.

Dentro dos próximos anos, você verá a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan sendo implementada em seus carros em todo o mundo.

A experiência proporcionada pelo Nissan IDS Concept

A condução autônoma já foi comparada a uma situação em que poderíamos viver em um mundo de esteiras rolantes que simplesmente levariam as pessoas do ponto A ao ponto B. Entretanto, o Nissan IDS Concept promete uma visão muito diferente para o carro do amanhã. Mesmo quando o motorista seleciona a opção ‘Condução Pilotada’ e delega a condução ao veículo, a performance do carro – desde a aceleração até a capacidade de fazer curvas – imita o estilo próprio e as preferências do condutor.

No modo ‘Condução Manual’, o condutor assume o controle. As ações de aceleração linear e a capacidade de fazer curvas se tornam simples e divertidas. Mas nos bastidores, o Nissan IDS Concept continua a oferecer assistência ao condutor. Sensores monitoram continuamente as condições de rodagem e os dispositivos de assistência à condução se mantêm disponíveis mesmo quando o condutor está no comando da direção. Caso haja a iminência de um perigo, o Nissan IDS Concept entra em ação e executa uma manobra evasiva.

Além de ser capaz de aprender, o sistema de IA do Nissan IDS Concept se comunica como se fosse um atento copiloto. Desde informações sobre as condições do trânsito, a agenda ou os interesses pessoais do condutor, o sistema de IA do Nissan IDS Concept tem tudo o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução que é ao mesmo tempo confortável, agradável e segura.

Design – Dirigindo juntos

“A comunicação é um dos pontos-chave do Nissan IDS Concept. Para que a condução autônoma se torne uma realidade, do ponto de vista da sociedade, precisamos não apenas considerar a comunicação entre o carro e o condutor, mas também a comunicação entre o carro e as pessoas. O projeto do Nissan IDS Concept personifica a visão da Nissan em relação à condução autônoma com uma frase simples – ‘Dirigindo Juntos’”, explica Mitsunori Morita, Diretor de Design da Nissan.

Opções de ambiente interno permitem que o condutor desfrute da experiência de dirigir de duas formas diferentes

O conceito ‘Dirigindo Juntos’ é claramente demonstrado no design interno. “O Nissan IDS Concept configura um ambiente interno diferente conforme a opção de condução escolhida – ‘Condução Pilotada’ ou ‘Condução Manual’. São detalhes que consideramos absolutamente necessários para expressar nossa ideia de condução autônoma”, explica Morita.

Mesmo sendo um hatch, o entre eixos mais longo do Nissan IDS Concept permite que quatro adultos se acomodem confortavelmente. Mas a cabine se torna muito mais espaçosa quando o condutor seleciona o modo ‘Condução Pilotada’. Neste modo, o volante da direção retrocede para o centro do painel de instrumentos, fazendo aparecer uma grande tela plana. Várias operações relacionadas à condução são comandadas pelo sistema de Inteligência Artificial via comando de voz e gestos do motorista. Enquanto isso, o interior – que é revestido de materiais naturais, como couro – é iluminado por uma luz suave. Os quatro bancos giram suavemente para o lado de dentro, de forma a favorecer a conversa entre os ocupantes. É como se todos estivessem relaxando em uma sala de visitas.

Quando o condutor seleciona a ‘Condução Manual’, o interior espaçoso se transforma para colocar o motorista no comando. Todos os bancos se voltam para frente. Remetendo às rédeas de um cavalo e à equitação, o volante entra em ação em conjunto com os mostradores do painel e do head-up display, que apresenta informações sobre o itinerário a ser seguido. A iluminação interna passa a ser azul, estimulando a capacidade de concentração. A estrutura vazada das colunas dianteiras utilizadas pela Nissan garante excelente visibilidade, reduzindo os pontos cegos e contribuindo para uma sensação de amplitude.

“Com mais opções e ainda mais controle em cada situação, o condutor continuará sendo o foco de nosso trabalho em termos de desenvolvimento tecnológico”, disse Ghosn durante o evento.

Mudar para a ‘Condução Manual’ é uma tarefa simples, graças ao botão localizado entre os bancos dianteiros – chamado de Comando PD. Este é o único controle que o motorista pode ativar fisicamente quando o carro está configurado no modo ‘Condução Pilotada’: quando o condutor está pronto para assumir a condução, uma ação física ativa a mudança.

Design externo – comunicação transmite confiança e harmonia 

Para que a condução autônoma seja amplamente aceita, as pessoas precisam confiar na tecnologia. Graças às suas capacidades inovadoras de comunicação, o Nissan IDS Concept promove confiança e um senso de harmonia também para aqueles que estão do lado de fora do carro. Vários displays e luzes externas sinalizam aos pedestres e pessoas no entorno a presença e as intenções do carro. Na verdade, o contorno prateado do carro é uma faixa de LED que a Nissan apelidou de ‘Indicador de Intenções’. Quando há pedestres ou ciclistas nas proximidades, a faixa muda para vermelho, assinalando que o carro está ciente da presença deles. Já o display eletrônico que fica voltado para o lado de fora na altura do painel de instrumentos exibe mensagens luminosas para os pedestres, como “Pode passar!”. Este sistema de comunicação natural e em harmonia com o entorno assinala um novo futuro para a relação com o automóvel.

Mais autonomia graças à performance aerodinâmica avançada

O Diretor de Design da Nissan, Mitsunori Morita, afirmou que “Quando a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan estiver disponível para os modelos de produção em série, os veículos elétricos poderão cobrir grandes distâncias com uma única recarga da bateria. Para chegarmos a este ponto será obviamente necessária uma evolução na tecnologia de baterias, mas a performance aerodinâmica também é muito importante. Por isso, incorporamos nossa tecnologia aerodinâmica mais avançada no design do Nissan IDS Concept”.

A altura da carroceria totalmente construída em fibra de carbono foi reduzida a 1.380 mm, reduzindo nitidamente o arrasto aerodinâmico (Cd). Com as rodas localizadas mais próximas dos cantos, a carroceria proporciona um espaço interno maior, permitindo que o design da cabine seja mais envolvente. A Nissan optou por rodas de diâmetro maior, aumentando a performance e a esportividade, mas preferiu equipá-las com pneus bastante finos de 175’’, para minimizar a resistência do ar e melhorar a estabilidade. As rodas têm um design em camadas que remetem a finas aletas, criando vórtices no fluxo de ar na superfície da roda, contribuindo ainda mais para suavizar a passagem do ar.

O estilo da grade do Nissan IDS Concept lembra placas de gelo, remetendo a um design puro e limpo – e perfeito para um veículo elétrico. Desenhado como se fosse uma pilha de blocos de gelo, o padrão da grade parece ser transparente. A carroceria com pintura acetinada em um tom prata azulado ressalta ainda mais a impressão de conforto e segurança proporcionados pela cabine.

Evolução da tecnologia de veículos elétricos aumenta autonomia

Durante a reunião anual dos acionistas da Nissan, realizada em junho, o Vice-Presidente Executivo da Nissan, Hideyuki Sakamoto disse: “Nossa estratégia para zero emissão de poluentes está focada em nossos veículos elétricos. Nosso objetivo é melhorar a tecnologia de propulsão, como motores elétricos, baterias e inversores, que possibilitarão a produção em série e comercialização em massa de veículos elétricos que poderão se igualar ou até mesmo ultrapassar a conveniência de utilização dos carros movidos a gasolina”.

O Nissan IDS Concept é equipado com uma bateria da alta capacidade – 60 kWh. Graças à sua incrível aerodinâmica, altura da carroceria mais baixa, formas fluidas e a redução no peso proporcionada pela carroceria construída totalmente em fibra de carbono, o veículo também foi projetado para cobrir longas distâncias. Outras tecnologias incluídas no Nissan IDS Concept são o ‘Estacionamento Pilotado’, que pode ser operado por smartphone ou tablet, além de tecnologias de recarga sem fio. Graças a estes equipamentos, o condutor pode deixar que o próprio carro assuma as funções de estacionamento e recarga.

Zero acidentes fatais e zero emissões são metas da Nissan

Para fazer com que nossa sociedade baseada no automóvel seja mais sustentável, precisamos lidar com questões tão complexas como o fornecimento de energia sustentável, mudanças climáticas, poluição do ar e segurança no trânsito. Por isso, a missão da Nissan inclui metas aspiracionais como reduzir o índice de acidentes fatais e as emissões de poluentes a zero, de forma a tornar nossa sociedade baseada no automóvel mais sustentável.

Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por erros humanos. O amplo sistema de sensores e de IA do Nissan IDS Concept foi projetado para proporcionar uma performance de segurança muito melhor em comparação com um condutor humano. Esta tecnologia nos leva um passo adiante rumo à nossa meta de zero acidentes fatais de trânsito.

Os veículos elétricos não emitem CO2 e suas baterias podem armazenar energia proveniente de fontes renováveis, transformando-a em eletricidade para residências e edifícios. Com o aumento do número de veículos elétricos em circulação, comunidades inteiras terão condições de aproveitar sua energia segundo um planejamento energético sustentável. Posteriormente, quando os veículos elétricos desempenharem um papel crucial no fornecimento de energia, estaremos bem próximos de nos tornarmos uma sociedade zero emissão.

A Nissan acredita que o Nissan IDS Concept se tornará uma inovação de ponta para a mobilidade de nova geração, além de permitir que tornemos nossas metas de “dois zeros” uma realidade.

Incorporando os maiores avanços da Nissan em termos de segurança, com controle da condução e tecnologia para veículos elétricos – tudo isso levado a um novo patamar graças ao sistema de IA – o Nissan IDS Concept dá pistas convincentes de um futuro promissor.

Fonte: Imprensa Nissan


 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário