segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Volks T-ROC projeta futuro de utilitários


Helder Lima

Com a apresentação do carro-conceito T-ROC, a Volkswagen oferece uma visão de uma possível nova linha de SUVs. As características do modelo em exibição no salão de São Paulo incluem design de vanguarda, dianteira com faróis de Led e teto em duas metades removíveis.

O T-ROC tem o DNA do Golf, posicionado um degrau abaixo do Tiguan. O modelo segue uma nova linha de design e estilo, com o desenho avançado da parte dianteira.

O veículo de duas portas também combina os talentos natos de um utilitário esportivo com tração integral – disposto a enfrentar trilhas e caminhos rochosos – com o ar de um conversível.

A parte do meio do teto se divide em duas metades, que podem ser removidas e guardadas no porta-malas. Câmeras na frente e atrás, respaldadas por faróis de Led, aumentam o campo de visão do motorista.
Impulsionado com um motor turbodiesel com injeção direta de 184 cv, o T-ROC é equipado com três diferentes modos de direção: ‘Street’, ‘Off-road’ e ‘Snow’.

Os parâmetros do sistema de tração integral 4MOTION, do câmbio automático DSG (com dupla embreagem) de sete marchas, dos freios ABS, Hill Start Assist (assistente de saída em rampa) e Hill Descent Control (controle de descida) variam de acordo com o modo selecionado.

A carroceria do veículo foi projetada com base na nova estratégia modular (MQB) da Volkswagen e as rodas de liga leve são de 19 polegadas, calçadas com pneus 245/45.

Golf híbrido

O novo híbrido plug-in Golf GTE, também destaque no salão, é a quinta opção de motorização oferecida para o Golf no mundo, juntando-se às versões a gasolina, diesel, gás natural comprimido e totalmente elétrica. Segundo a norma europeia, o Golf GTE pode rodar 66 km/litro e tem autonomia, em modo totalmente elétrico, de até 50 quilômetros. A autonomia total chega a até 939 quilômetros.

O Golf GTE tem dois motores: um 1,4 litro turbo com 150 cv e injeção direta TSI e um motor elétrico com 75 kW (102 cv). Eles se combinam para oferecer uma potência 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h.

Golf GTE híbrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário