segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Caminhão Actros para até 500 toneladas realiza primeira operação no Brasil


O caminhão extrapesado Actros 4160 SLT 8x8 da Mercedes-Benz, concebido para tracionar cargas indivisíveis superpesadas, fez sua estreia no Brasil. Apto para 500 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT) – fato inédito no País – o veículo foi utilizado no transporte de um motor com peso de 300 toneladas, a partir do Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, até uma usina termoelétrica em Maracanaú. 
Este novo Actros, lançado na última edição da Fenatran, faz parte agora da frota da Megatranz, a maior empresa da América Latina no segmento de transporte terrestre de cargas indivisíveis com peso acima de 100 toneladas.
Produzido na Alemanha, o Actros 4160 SLT 8x8 foi especialmente preparado pelos engenheiros da Mercedes-Benz para atender às demandas do cliente, bem como às características do transporte de cargas indivisíveis superpesadas no Brasil. “Isso resultou num caminhão extremamente forte, robusto e resistente, com a excepcional capacidade técnica para 500 toneladas de CMT, a maior do País”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, esse novo extrapesado evidencia ainda mais a imagem do Actros como o gigante em inteligência, robustez, desempenho, conforto, segurança e agora também em capacidade de carga. “Dessa forma, reafirmamos a posição da nossa marca como provedora de soluções para todas as demandas do mercado. O cliente sabe que pode contar com o caminhão certo para cada atividade de transporte de sua empresa”.
“A introdução do Actros 4160 SLT 8x8, que possui o dobro do CMT dos caminhões tratores, até então, existentes no mercado nacional, propicia  transporte de cargas superpesadas com mais  segurança operacional e com maior desempenho e produtividade, reduzindo o tempo de cada viagem, além da vantagem de eliminar  o sistema Push-Pull com um segundo caminhão trator ”, destaca Henrique Zuppardo, presidente da Megatranz Transportes. “Em um conjunto de quase 50 metros de comprimento, considerando o caminhão e a carreta, este caminhão é utilizado para tracionar um reboque modular hidráulico com 24 linhas de eixo e 192 pneus, para cargas indivisíveis  com peso de até 350 toneladas”.
Henrique Zuppardo afirma que a adequação do Actros SLT para o perfil do transporte superpesado no Brasil é fruto de uma grande sinergia entre a Mercedes-Benz e a Megatranz. “Isso resultou num produto tropicalizado para as  condições das rodovias brasileiras com inovação tecnológica, que proporciona segurança e produtividade às nossas operações de transporte”.
Actros SLT atende a demandas de grandes obras e de infraestrutura
A chegada do 4160 SLT 8x8 reforça a presença do Actros no mercado brasileiro, ampliando o portfólio dessa família de caminhões extrapesados. Ele se junta aos já disponíveis modelos rodoviários 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 e ao basculante 4844 8x4 off-road, produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Grandes obras de infraestrutura e da construção pesada, com potencial de crescimento no Brasil, impulsionam o transporte de cargas especiais que excedem em peso e dimensões. Isso se reflete na movimentação de equipamentos como rodas de turbinas para hidrelétricas, motores e geradores para termoelétrica, transformadores, estações elétricas secundárias, reatores, vasos, colunas e tanques para as indústrias químicas e petroquímicas, mineração, siderurgia, fertilizantes, entre outros.
Nesse nicho de mercado, o ponto chave do Actros SLT é seu trem de força projetado especificamente para atende, com robustez e resistência, às características e necessidades desta atividade altamente especializada e severa de transporte, que exige grande força motriz nas suas operações.
Motor de alta potência e tração integral
O Actros 4160 SLT 8x8 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8, de 16 litros, que oferece potência de 598 cv a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Este motor em “V” da série 500 é consagrado no mercado, com mais de 500 mil unidades vendidas. Garante qualidade e confiabilidade para o cliente, além de força, robustez e resistência para as severas operações do setor.
“Potência não é nada se não for possível transmiti-la ao solo”, avalia Gilson Mansur. “E somente um caminhão como o Actros SLT, único no mercado brasileiro com tração integral 8x8, garante tração suficiente para enfrentar subidas íngremes, mesmo em condições adversas, como chuva ou piso de terra”.
Turbo embreagem oferece notável capacidade de tração e manobras
Com a chegada do Actros SLT ao Brasil, a Mercedes-Benz traz mais uma exclusividade ao mercado brasileiro, que é também um grande diferencial do produto: a Turbo Embreagem VIAB da Voith, que assegura alta capacidade de tração e de manobra, sem desgaste ou sobrecarga da embreagem. Além disso, o retardador primário incorporado garante uma frenagem segura e eficiente mesmo em baixíssima velocidade.
A turbo embreagem também se destaca pela facilidade e segurança excepcionais e únicas nas operações de manobra. Consequentemente, oferece maior confiabilidade no transporte de cargas especiais, com proteção do trem de força contra possíveis danos causados por acoplamentos indevidos numa embreagem convencional. 
O VIAB traz mais vantagens para a operação de transporte. Ele possibilita, por exemplo, o acoplamento de vários caminhões tratores com equalização do movimento de tração. Além disso, é livre de manutenção, sem desgaste dos discos da embreagem, e se caracteriza por partidas suaves, manobrabilidade excepcional em baixa velocidade e torque total do veículo transferido até o limite de 3.000 Nm.
Condução econômica e capacidade excepcional para superar aclives
No trem de força do Actros SLT 8x8 ganha evidência o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G 280 de 16 marchas, desenvolvido para proporcionar alto torque nas operações com cargas até 500 toneladas.
O Actros SLT é o único veículo entre os concorrentes, no Brasil, com transmissão de 16 marchas e, consequentemente, com a mais refinada relação de marchas do segmento de transporte superpesado. A ampla faixa de reduções da transmissão garante uma excelente capacidade para superar aclives.
As transmissões automatizadas Mercedes Powershift não possuem anéis sincronizadores. As velocidades rotacionais são sincronizadas por um sistema inteligente de gestão.
Eixos com redução nos cubos e maior intervalo de manutenção
A configuração do Actros SLT 8x8 conta com os eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7. A transmissão principal, bem como a geração de torque, é realizada externamente ao eixo, nos cubos de roda. Assim, a parte central do eixo (carcaça) é menor, aumentando a distância em relação ao solo, o que melhora a capacidade do veículo para transpor terrenos difíceis e irregulares.
O menor estresse no diferencial e no semieixo aumenta a confiabilidade do veículo. Além disso, o cliente conta ainda com o benefício do maior intervalo de manutenção, diminuindo os custos operacionais.
Sistema de arrefecimento de alto desempenho com dois radiadores
As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e a transmissão do Actros SLT 8x8 – características típicas das altas cargas de trabalho do transporte superpesado – são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho. Além de um radiador à frente do motor, o veículo conta com um radiador adicional montado numa estrutura atrás da cabina, o que mantém seu funcionamento sem interrupções, por mais que seja exigido.
O sistema de arrefecimento do caminhão inclui ainda um radiador de óleo montado junto ao radiador adicional do motor. Assim, o turbo acoplamento dispõe de um circuito de óleo dotado de trocador de calor que garante o perfeito funcionamento mesmo em condições severas, como no caso do retardador a plena carga.
O sistema de refrigeração traseiro do Actros SLT inclui ainda um motor hidráulico do ventilador, interruptor de temperatura do óleo da transmissão, filtro de óleo com interruptor de pressão para indicador de manutenção, válvula reguladora de três vias, válvula compensadora e reservatório de óleo para as necessidades hidráulicas do caminhão e do reboque.
Reforços estruturais e outros destaques
Somente o Actros SLT da Mercedes-Benz possui reforços estruturais ao longo de todo o seu quadro e, principalmente, nas extremidades dianteira e traseira, onde estão localizados os acoplamentos de alta capacidade. Este é um importante diferencial da marca frente à concorrência, que conta com caminhões comuns para o transporte superpesado de cargas especiais, diferentemente do SLT, que foi desenvolvido especificamente para esta finalidade, de acordo com as características do Brasil. 
Além dos reforços estruturais, as conexões pneumáticas de freios e as conexões elétricas para reboque foram duplicadas no quadro do chassi, o que também não ocorre nos caminhões comuns dos concorrentes.
O tanque de combustível de 900 litros do Actros SLT, em alumínio, oferece uma capacidade duas vezes maior que a da concorrência, assegurando maior autonomia operacional ao cliente.
Megatranz é a 16ª empresa do mundo em seu segmento de atuação 
Empresa brasileira, a Megatranz, além de maior da América Latina, é também a 16ª do mundo no segmento de transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas. Esta classificação baseia-se no ranking IC Transport50 2014, organizado pela revista especializada inglesa International Cranes and Specialized Transport, com circulação global conforme sua última edição de agosto de 2014.
A Megatranz atua há 15 anos no mercado nacional e internacional nos segmentos de transporte multimodal e içamento (heavylift), de cargas excepcionais e superpesadas. 
No portfólio da Megatranz destacam-se também a movimentação e load-out do Módulo de Plataforma de Petróleo, com peso unitário de 2.000 toneladas, realizado sobre carreta com 960 pneus, bem como da Jaqueta da Plataforma de Petróleo – Mexilhão, com peso unitário de 12.000 toneladas, através do sistema de skidagem (deslizamento sobre trilhos) com o descarregamento sobre balsa oceânica.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário