quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Volkswagen cross up!: pronto para a aventura


A Volkswagen do Brasil está ampliando a gama de versões da família up! com o cross up!. Com essa novidade, a linha up! se torna ainda mais completa e abrangente – há um up! para cada perfil de consumidor.

O visual off-road destaca a robustez do hatchback, que é feito em Taubaté (SP), e atende plenamente o consumidor que busca um veículo aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com o consagrado motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual (MQ200) ou automatizada (SQ100), ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas.

O cross up! integra a família up!, que já conta com as versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e opções de carroceria de duas e de quatro portas.

Além disso, o cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. O cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo.

Visual que traduz robustez e força

O nome “Cross” identifica modelos Volkswagen que exibem marcante aparência off-road. A versão aventureira do up! deu ao modelo um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch, que já nasceu como um ícone e cheio de traços fortes e de presença. O visual esportivo e imponente do cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função.

Na dianteira, o cross up! traz apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque – esse elemento marcante, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, já ressalta a aparência mais robusta do modelo. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em “chrome effect”, reforçando o caráter aventureiro do modelo.

Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto em “chrome effect”, que torna o modelo mais versátil – esse acabamento é dado também aos retrovisores externos.

O visual forte do cross up! é complementado pelo elemento central do para-choque traseiro em “chrome effect”, com a parte inferior do para-choque também com esse acabamento.

No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção – que é revestido em “native” e tem a base reta, como nas demais versões do up! – e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.

Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.

O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão. O desenho das rodas é destacado pelo aspecto diamantado. O modelo tem dez opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho flash e preto ninja), seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo) e uma especial (amarelo saturno).

Equipamentos de série

A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.

Construção com o máximo em segurança

O cross up! oferece o máximo em segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

A segurança é reforçada pela oferta de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).

Os materiais da estrutura do cross up! têm 7,8% de aço conformado a quente, que possui altíssima resistência, o que aumenta a segurança. E graças à utilização desse tipo de aço o peso da estrutura do carro foi reduzido em 14 kg.

Câmbio I-Motion

O cross up! oferece como opcional a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário