segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Nissan Kicks Concept pronto para fascinar o público no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo



A Nissan do Brasil apresentou hoje o inédito e arrojado Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o maior e mais prestigiado evento do setor da América Latina, que ocorre de 30 de outubro a 9 de novembro. O crossover urbano compacto premium Kicks Concept é o segundo produto da Nissan criado exclusivamente para o mercado brasileiro, sucedendo o radical Nissan EXTREM Concept, um dos produtos que mais chamaram a atenção no evento de São Paulo há dois anos.

“O novo Nissan Kicks Concept leva a fantasia pura do Nissan EXTREM a um nível muito próximo da realidade – e possivelmente a um futuro veículo de produção”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil. “Enquanto o EXTREM era exagerado nas linhas, como o próprio nome sugere, o Kicks Concept adiciona elementos de robustez e segurança que são altamente apropriados aos brasileiros em rápida ascensão na carreira.”

Criação e Conceito

Com o Centro Global de Design da Nissan, no Japão, liderando os trabalhos, o conceito e a criação do Kicks Concept foram uma colaboração entre o Nissan Design America (NDA), localizado em San Diego, nos Estados Unidos, e o Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio satélite de design da Nissan inaugurado recentemente na sede da Nissan no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

“O projeto do Kicks Concept tem sido um exemplo extraordinário de como nossa rede global de design trabalha na criação de veículos que são adequados às regiões nas quais eles serão vistos e apreciados. Para esse carro-conceito nós invocamos nosso time no novo estúdio de design no Rio de Janeiro para usar a expertise e a experiência local”, diz Shiro Nakamura, Vice-Presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan. “Esse tipo de colaboração entre os estúdios há muito tempo tem sido uma das forças da Nissan e é a chave para nossa liderança em design.”

Explicando o pensamento por trás do conceito, ele acrescenta: “Ao mesmo tempo em que o Kicks Concept pega emprestado algumas influências do EXTREM, quisemos explorar uma perspectiva nova e inesperada do futuro do segmento de crossovers urbanos no mercado brasileiro.”
“O Kicks tem a intenção de ser um pouco mais maduro e cheio de ideias que o EXTREM. É divertido para dirigir, mas, ao mesmo tempo, um veículo sério. É desenhado para ter uma aparência de carro premium marcante, que cativa o olhar, e ser um veículo cujos proprietários ficariam orgulhosos de ter e dirigir”, afirma Shiro Nakamura.

“O Brasil tem uma mistura de pessoas e culturas que cria uma variedade de estilos, sabores e gostos”, explica Mamoru Aoki, Diretor Executivo de Design da Nissan. “No desenvolvimento do Kicks Concept, buscou-se criar um design que é aspiracional, mas ao mesmo tempo real – um veículo que é robusto o suficiente para lidar com a realidade das estradas brasileiras, mas que também é alegre, sofisticado e útil para o dia a dia.”

Para chegar a atingir este objetivo, os designers vislumbraram o ponto ideal entre um utilitário esportivo compacto e um carro com bom desempenho. O design precisava ser moderno e novo, não apenas ser algo parecido com um sedã com rodas maiores; ter uma posição elevada de condução e um revestimento que segurasse o corpo de forma firme nos assentos. “O Brasil é um país onde as pessoas têm uma conexão pessoal com seus veículos, então o Kicks Concept tinha de ter uma personalidade forte logo de cara”, acrescenta Aoki.

A cor e o design dos materiais foram fundamentais na criação do conceito do Kicks Concept, e o resultado final foi obtido com valiosas informações da equipe do estúdio satélite do Rio de Janeiro. Enquanto o EXTREM trazia um laranja forte e brilhante chamado ‘Solar Cortex’, o Kicks Concept tem abordagem mais sutil nas cores, mas que é igualmente forte.

Sobre a escolha da cor do Kicks, o designer chefe do estúdio do Rio de Janeiro, Robert Bauer, explica: “Cores como o cinza são muito populares no Brasil, representando seriedade e sofisticação da sociedade urbana. Então, o Kicks Concept tem cor com acabamento superior, que nós batizamos de ‘Liquid Satin Titanium’”.

“Mas nós também quisemos que o carro expressasse coisas que fazem a vida especial. Então o Kicks Concept ganhou no teto, rodas e outras partes pinceladas ousadas de um laranja vivo e profundo chamado ‘Rio Sunset’.

Escultural com uma estrutura dinâmica

Como veículo destinado a enfrentar o trânsito, o estresse e o pavimento das ruas e estradas brasileiras, o Kicks Concept precisava de uma base bem sólida. Seu porte, visto de todos os ângulos, está firmemente postado no chão como se estivesse sempre pronto para “atacar”.

“Enquanto a Nissan Frontier tem porte que pode ser comparado ao de um levantador de peso e o Nissan GT-R ao de um corredor de alta performance, o Kicks Concept parece mais um lutador de Brazilian Jiu-jitsu – preparado para agir e preciso em cada movimento”, explica Aoki.
As proporções vistosas ajudam o Kicks Concept a passar a sensação de segurança e robustez, com rodas posicionadas nas extremidades, teto e linha de cintura elevados, vidros que envolvem totalmente a carroceria e um grande vão livre do solo.

Além do porte ‘parrudo’, o Kicks Concept também oferece uma interação dinâmica e inovadora entre sua carroceria escultural na parte superior e a estrutura dinâmica de sua parte inferior, com um corte brusco da frente e uma poderosa finalização na traseira.

A chave para o bem-sucedido visual em movimento está no uso único de texturas e materiais. As soleiras, por exemplo, utilizam painel escuro que projeta a sensação de que o Kicks Concept está pronto para quaisquer pavimentos e, então, afina até desaparecer no final do carro.

A carroceria também incorpora diversos elementos que trazem a assinatura do design atual da Nissan. Entre elas a grade em V que projeta movimento, faróis em forma de bumerangue, teto “flutuante” que envolve o carro e linhas dinâmicas na superfície. A linha de ombro apresenta uma variação do design encontrado em diversos novos produtos da Nissan e em carros-conceito, como o Murano e o Sport Sedan Concept, por exemplo. A linha da abertura na frente começa acima das rodas e vai para trás, enquanto uma segunda linha acentuada sai abaixo dos retrovisores e sobe gradativamente até as lanternas, que são em forma de bumerangue. A linha de cintura tem uma fina moldura cromada, com retrovisores que parecem flutuar, mas estão fixados na extensão de uma moldura lateral.

Outra assinatura atual do design da Nissan é o estilo “greenhouse” dos vidros laterais, também encontrado no Murano e no Sport Sedan Concept. No Kicks Concept estes vidros são envolventes e brilhantes, ocultando a coluna B. O formato afunila na parte traseira, dando à carroceria uma aparência de ser curta, em contraste com a parte inferior mais robusta.

O estilo “flutuante” do teto reforça a leveza da estrutura da carroceria. O teto fino na cor ‘Rio Sunset’ chama a atenção para a forma de lança da parte superior, quase proporcionando uma sensação de uma “nave espacial” que se destaca em um mar de veículos utilitários nas ruas.

Em nenhum lugar a estrutura do Kicks é mais proeminente do que na parte frontal. A grade utiliza a nova aparência “V-motion” da Nissan, mas com uma maior sensação de robutez. O posicionamento vertical da grade é acentuado por um grande logotipo da Nissan e exclusivas barras horizontais com contrastes fosco e brilhante. A grade foi projetada para “bater” no capô ao invés de compor, acrescentando assim uma sensação de força e proteção.

Por baixo, um peito de aço texturizado com toques na cor ‘Rio Sunset’ ajuda a ‘ancorar’ a carroceria. Logo acima há detalhes que imitam alumínio, vistos nas laterais e na traseira, dando ao Kicks um apelo estrutural e masculino. Os faróis de neblina de LED horizontais estão posicionados na parte inferior do para-choque. As lentes dos faróis principais trazem detalhes que contrastam com as partes polidas, ressaltando a forma em bumerangue.

A traseira mantém o estilo “pronto para qualquer coisa” da dianteira, incluindo o uso de peitos de aço trapezoidais também com detalhes na cor ‘Rio Sunset’ e saídas de escapamento quádruplas. As lanternas de LED também em formato de bumerangue expressam um desenho forte e dimensional com pequenos detalhes no acabamento. Elas assentam na tampa do porta-malas enfatizando o porte estrutural da traseira.

Para completar o visual “poder com requinte”, rodas de liga leve de 19 polegadas com seis raios e desenho exclusivo. Três acabamentos são usados nas rodas e combinam superfícies internas em preto brilhante, tons de ‘Rio Sunset’ em cada aro e cubos que lembram engrenagens.

“O maior desafio na criação do Kicks Concept foi combinar sua austeridade com uma forma sofisticada”, disse Aoki. “Foi necessário dar força ao visual e ao mesmo tempo projetar uma sensação ‘premium’ comum a veículos maiores. Acreditamos que essa abordagem dá ao conceito um design único e profundo”


Dimensões Nissan Kicks Concept (mm)
Entreeixos
2.620
Comprimento
4.300
Largura
1.800
Altura
1.600 (incluindo rack de teto)


“Estamos ansiosos para saber qual será a receptividade do público durante o Salão de São Paulo, para saber se haverá uma oportunidade futura para esse modelo”, adiciona Nakamura. Embora projetado para refletir os desejos peculiares do mercado brasileiro, nós estamos, claro, considerando se ele poderia satisfazer as necessidades dos clientes de outros mercados pelo mundo.”

O nome Kicks tem como objetivo expressar o conceito do carro, que é combinar agilidade, atitude atlética e ao mesmo tempo seu comportamento ‘durão’. Também reflete a sua personalidade jovem e energética, trazendo uma sensação de exuberância para as ruas.

A apresentação mundial do Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo acontece em um momento único da Nissan no Brasil. A marca abriu recentemente um Complexo Industrial em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, um dos maiores feitos por qualquer fabricante no país. O Brasil é mercado-chave para a empresa alcançar uma posição de liderança na América Latina.

Fonte: Imprensa Nissan

Nenhum comentário:

Postar um comentário