terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novo CrossFox chega repleto de tecnologia e recursos de segurança


O Novo Fox chegou ao mercado nacional em agosto como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. Agora é a vez de o Novo CrossFox estabelecer um novo patamar de recursos de tecnologia e segurança em sua categoria. O modelo começa a chegar nos próximos dias às mais de 600 concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto.

Aventura e robustez com a evolução do design global

A característica mais marcante no desenho dianteiro do Novo CrossFox são os faróis, mais inclinados. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.

Outro destaque da personalidade aventureira do Novo CrossFox é a exclusiva grade dianteira com friso cromado e a inscrição do modelo. O para-choque dianteiro possui desenho exclusivo, com a ampla abertura de ventilação, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares, agora em formato retangular.

Nas laterais, os destaques são as molduras com insertos em “chrome effect” e as molduras das caixas de rodas. As rodas “Soul” são de liga leve, com 15 polegadas. Seus pneus são nas medidas 205/60 R15. O perfil mais alto do CrossFox é ressaltado, também, pelas barras longitudinais no teto que se estendem sobre todo o teto do carro.

Na traseira, destaque para as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e agora em posição horizontal). O novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas. As lanternas são escurecidas no Novo CrossFox, ressaltando a esportividade e a identidade noturna característica dos modelos Volkswagen.

O para-choque traseiro também é totalmente novo e incorpora retrorrefletores na parte inferior. A inscrição do modelo aparece em baixo relevo sobre uma barra protetora em “chrome effect”. Do lado oposto ao nome do carro, aparece o desenho de uma raposa, alusiva ao modelo aventureiro. Destaque também para o defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo.

Isso sem falar no estepe traseiro, que conta com o sistema de abertura e fechamento mais moderno da categoria. Destaque para o acabamento em “chrome effect”, que compõe o braço articulado no estepe.

O Novo CrossFox chega também com novidades na oferta de cores: as tonalidades Vermelho Opera, Prata Lunar, Azul Night e a inédita Laranja Sahara estreiam na linha 2015 do modelo aventureiro.

Cabine sofisticada

No interior do Novo CrossFox, os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque.

Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo CrossFox. Os bancos são revestidos de tecido com embossagem denominado malharia “Kecil” cinza e também trazem a inscrição Cross nos bancos dianteiros. Opcionalmente, o Novo CrossFox pode ter os bancos com revestimento em “Native”.

A suspensão do Novo CrossFox é elevada em comparação à do Novo Fox. O modelo possui acerto específico de geometria de suspensão. Ao todo, o CrossFox é 4,8 centímetros (até o teto) mais alto e 18,5 cm mais comprido (por causa do estepe posicionado na tampa traseira) do que o Novo Fox Highline.

As bitolas dianteiras do CrossFox também têm medidas diferentes, em relação às demais versões do Fox. Isso ocorre porque o modelo aventureiro utiliza pneus maiores, de perfil mais alto. No Novo CrossFox, as rodas “Soul” de 15” são equipadas com pneus 205/60  e as rodas “Country” de 16” são calçadas com pneus 195/55.

Completo de série, repleto de tecnologia

Modelo topo de linha, o Novo CrossFox será oferecido exclusivamente com o novo motor 1.6 MSI, da família EA211, de até 120 cv (etanol). Posicionada acima da versão Highline do Novo Fox, a novidade traz de série o novo câmbio manual de seis marchas e conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Entre os destaques está o sistema TC (M-ABS) Traction Control ou Controle de tração que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

Repleta de novidades, a linha 2015 do Novo CrossFox passa a oferecer de série as rodas de liga leve 15 polegadas, sistema de som (RCD 320G), volante multifuncional revestido de couro, sistema Park Pilot (sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), tapetes adicionais em carpete e a direção elétrica (Easy drive).

Outro recurso inédito é a possibilidade de equipar o Novo CrossFox com o sistema de som com navegação (RNS 315), o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS 315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

O novo CrossFox também pode ser equipado opcionalmente com o controlador de velocidade de cruzeiro  (cruise control, “piloto automático”), faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering light”).

Na lista de opcionais o maior destaque fica para o controle eletrônico de estabilidade  (ESC, Electronic Stability Control), importante recurso de segurança. O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esta para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a este comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor, freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Há, ainda, o teto solar elétrico e para as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16, oferecida pela primeira vez na história do CrossFox.

Novo motor 1.6l MSI

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior desempenho. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Ele passa a equipar o Novo CrossFox.

Com 1.598 cm³ de cilindrada, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá ótimo fôlego para retomadas de velocidade.

Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil

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