segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fiat lança 500 em versão esportiva de 167 cv

Abarth – Rodas com aro de 16 polegadas e detalhes de acabamento valorizam a estética do modelo
Helder Lima

O segmento de carros esportivos compactos ganha mais um representante com o lançamento que a Fiat anunciou nesta semana. Fiel ao espírito “pocket rocket” (em tradução livre “foguete de bolso”), o 500 Abarth é produzido em Toluca, México, e tem um motor turbo surpreendente, que oferece 167 cv de potência.

Traseira – Dupla saída de escapamento
e para-choque com desenho exclusivo
Com o tratamento da casa de preparação Abarth, o Cinquecento oferece a melhor marca de aceleração do segmento, com apenas 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 214 km/h. Esse grande desempenho é fruto do motor 1.4 Multiair 16 V Turbo. Em termos de potência, são quase 120 cv por litro, uma das melhores marcas do Brasil.

Câmbio – Detalhe da costura em vermelho: para os aficionados
Além disso, o elevado torque máximo de 23 kgfm é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm, dando mais agilidade nas acelerações, retomadas de velocidade e prazer ao dirigir.

Em comparação com o motor Multiair 1.4 16V da versão Cabrio Automático, o  impulso para 167 cv no Fiat 500 Abarth se dá em grande parte ao seu turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima, resultando em uma maior quantidade de ar nos cilindros e, por consequência, mais potência e torque.

Interior – Bancos em formato de concha reforçam
as características de esportividade do compacto
Considerado um dos melhores motores do mundo na relação consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e entrega de potência, completa o conjunto exclusivo de alto desempenho o filtro de ar de alto fluxo e um sistema de escapamento especialmente desenvolvido para ele, com dupla saída, afinado ao estilo Abarth.

Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth entrega prazer ao dirigir, esportividade e diversão, graças também à nova direção de assistência elétrica, com relação mais direta.

Novos componentes

Para suportar o maior desempenho, o Fiat 500 Abarth foi totalmente revisto. Da carroceria aos freios, passando por suspensões e até a motorização, o 500 Abarth é um novo modelo. Suas suspensões foram completamente revistas e adotam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade.

O conjunto esportivo, como convém a um puro sangue, é completado por rodas de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45 R16, que oferecem boa relação entre tração e baixo ruído de rolamento. E, com mais desempenho, os discos de freios foram redimensionados; as pinças vermelhas são maiores e com poder de frenagem realçado.

Preço ainda não foi divulgado

O Fiat 500 Abarth traz para-choque dianteiro com 69 mm extras para alojar os radiadores de ar e água, enquanto a traseira é marcada pelo novo para-choque, a dupla saída de escapamento e o logotipo do escorpião.

A montadora ainda não divulgou o preço do veículo. O estilo 500 Abarth é marcado por 16 detalhes exclusivos na carroceria e também internamente.

Na dianteira, além do novo para-choque e dos exclusivos faróis, o logotipo do escorpião marca presença, como também nas laterais, na tampa do porta-malas, no volante de direção e até no motor.

Internamente, seu diferencial está nos bancos anatômicos em formato concha, como é a tradição dos esportivos. O painel vem com medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo e dedicado, dando ao motorista mais intimidade com o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário