segunda-feira, 17 de março de 2014

GLA ganha certificado de impacto ambiental

GLA – Com aplicação de tecnologia, modelo atende diretivas que regulam o mercado europeu

Helder Lima

Avançado no design, bom para o uso diário e pronto para o off road. Entre diversos tipos de utilização, o Mercedes-Benz GLA reinterpreta o segmento dos utilitários esportivos compactos. O automóvel também mostra alta compatibilidade ambiental, que acaba de ser confirmada pelos inspetores da TÜV Süd, empresa de auditoria tecnológica.

Interior – Projeto do utilitário aplica materiais nobres,
mas também pesquisa como reduzir impacto na reciclagem
Eles concederam ao Mercedes-Benz GLA o certificado ambiental de acordo com a norma ISO TR 14062. O reconhecimento é baseado numa avaliação abrangente da série de modelos, documentando todos os detalhes importantes para o meio ambiente.

A Mercedes-Benz analisa a compatibilidade ambiental de seus carros ao longo de todo o seu ciclo de vida – começando pela produção, pelos muitos anos em serviço e indo até a reciclagem, no final de sua vida útil. A análise vai além do que é requerido por lei. O certificado ambiental e informações complementares estão disponíveis para o público como parte da série de documentos 'Life Cycle', que pode ser acessada no link http://www.mercedes-benz.com

O GLA utiliza os modernos motores quatro cilindros turbo com injeção direta. A função ECO start/stop é equipamento de série em todas as versões. Todos os motores do GLA já se enquadram nas normas de emissões Euro 6 e as duas unidades diesel têm eficiência classe A.

Modelo tem duas versões de cada motor

Inicialmente, o GLA é oferecido no mercado europeu com duas versões de motores a gasolina e duas a diesel. O consumo combinado da versão básica certificada pela TÜV - o GLA 200, com 156 cv - é de 5,9 litros por 100 quilômetros rodados.

As versões a diesel também garantem um nível de eficiência alto. O GLA 200 CDI, que tem 100 kW (136 cv), utiliza entre 4,5 e 4,3 litros por 100 km, com emissões de CO2 correspondentes a 119 g - 114 g/km. Da mesma forma, o GLA 220 CDI, com 170 cv, apresenta um nível de consumo de combustível, de 4,6 a 4,4 litro/100 km.

Recuperação do modelo chega a 95% do peso

O GLA atende ao índice de recuperação de 95% do seu peso, que será obrigatório a partir de 2015. A Diretiva Europeia 2000/53/EC exige, adicionalmente, que as fabricantes de veículos continuem a aumentar o uso de materiais reciclados em seus processos de produção. No total, o novo GLA incorpora 41 componentes que podem ser produzidos com uso parcial de plásticos reciclados de alta qualidade, representando um peso total de 35,9 quilos.

Ênfase crescente é verificada no tocante a ciclos fechados de materiais usados em automóveis: a forração das caixas de rodas, por exemplo, é feita de material reprocessado de baterias e coberturas de para-choques.

Um total de 46 componentes do novo GLA, com peso de 21 quilos, é feito de materiais naturais. A cobertura do compartimento de bagagem, por exemplo, é feita parcialmente de papel reciclado e pesa a metade de uma peça equivalente convencional. Uma composição de materiais registrada em múltiplas patentes e o processo de fabricação especializado reduzem as emissões de CO2 durante a produção dos componentes em 60%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário