segunda-feira, 3 de março de 2014

Fiat estreia dois modelos cross em Genebra

Freemont – Duas opções de motores 2.0, mas tração 4x4 apenas para a versão mais sofisticada, com transmissão automática

Helder Lima

Veículo pequeno com tração 4x4 é um
segmento que tem poucas opções para o consumidor
A Fiat escolheu o Salão de Genebra, no próximo mês, para fazer a estreia mundial dos modelos Freemont Cross e Panda Cross, propostas aventureiras que se posicionam no alto da gama de seus modelos. Eles trazem o estilo dos off-roads, mas também se pretendem como veículos urbanos.O Freemont Cross tem como foco o equilíbrio entre funcionalidade, estilo e design. Ele é caracterizado pelos parachoques dianteiro e traseiro, com detalhes na tonalidade 'platinum chrome', grade dianteira em preto brilhante, rodas de 19 polegadas, com cinco raios, e saias laterais na mesma tonalidade.

As molduras pretas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro conferem ao modelo uma personalidade ainda mais robusta, pronta para enfrentar qualquer estrada.

A nova versão estará disponível com o motor 2.0 MultiJet II de 140 cv, com caixa de câmbio manual de seis velocidades e tração dianteira, enquanto o motor 2.0 MultiJet II de 170 cv traz a opção da versão 4×2 de câmbio manual e a versão AWD (tração nas quatro rodas), com transmissão automática de seis velocidades.

O Freemont Cross oferece um interior exclusivo, com novos bancos em couro com inserções de tecido de malha esportiva e costura em cinza. Além disso, a versão conta com itens de série como o navegador por satélite Uconnect com tela de toque de 8,4 polegadas, câmera de estacionamento traseira e sistema de áudio Premium Alpine, com seis alto-falantes, amplificador 368 W e subwoofer.

Panda combina 4x4 a motores compactos

O novo Panda Cross é um aventureiro ágil e fácil de manusear no tráfego da cidade, mas com o espírito e equipamentos típicos de um SUV 4x4 compacto, atuando em um segmento de veículos que tem poucas opções com motorização abaixo de 2.0 litros.

Duas versões de motor estão disponíveis, ambas com start&stop: 1.3 MultiJet II Turbo, com 80 cv,  e a diesel; e 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, com 90 cv, esta com transmissão de seis velocidades, com a primeira marcha reduzida.

O modelo traz o sistema de transmissão 'Torque on demand', um equipamento que é ativado automaticamente, conforme a necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis. Também chega com ele o sistema ESC (Electronic Stability Control) completo, com função ELD (Electronic Locking Differential); que somados fornecem mais confiança ao dirigir e ao arrancar em terrenos escorregadios.

O visual do Panda traz um para-choque que possui, com a parte inferior, a cor titânio acetinada, além de um design de orifícios que reinterpreta o tema "squircle" (quadrado com bordas circulares), característico do modelo. Ganchos de reboque são visíveis, em vermelho brilhante, dando ênfase ao seu caráter off-road.

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