Depois de perder a liderança de mercado para o Civic, sedã ganha carroceria totalmente renovada |
A Toyota começa a vender hoje o novo Corolla, que traz o design da carroceria totalmente renovado para enfrentar o desafio de recuperar a liderança de vendas no segmento dos sedãs médios, mantida até 2012 e perdida no ano passado para o concorrente Honda Civic, que vendeu 61 mil unidades ante 54 mil do Corolla, situação que não mudou neste ano. O Corolla é lançado como versão 2015 no mercado brasileiro, mas na Europa, onde o modelo já roda há algum tempo, o veículo é versão 2014. Os preços do carro começam em R$ 66.570.
Miolo do volante tem acabamento em couro; equipamento de navegação no centro do painel é equipamento obrigatório |
São quatro as versões do Corolla para o mercado brasileiro: GLi 1.8L, com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L, com transmissão automática multi-drive, que simula sete velocidades no modo drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com transmissão automática, que oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
O conjunto formado por aerodinâmica, motor e transmissão, aliado à adoção de pneus com baixa resistência à rodagem, tornou o Novo Corolla superior à sua já consagrada geração anterior. Em linhas gerais, o modelo, na sua versão 2.0L, está 15% mais rápido no teste de aceleração de zero a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada entre 80 km/h e 100 km/h.
Nos modelos equipados com a transmissão multi-drive, o Corolla precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, quando abastecido com etanol. Vale ressaltar que os testes divulgados pela Toyota foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e as condições simularam um uso regular do veículo, ou seja, ar-condicionado ligado e dois passageiros a bordo.
Design busca o público jovem
Com desenho mais fluido e escultural, o novo sedã apela para o público jovem, segmento em que o modelo quer ter vendas maiores. Mas é preciso saber se esse consumidor terá empatia com o veículo, que tradicionalmente é adquirido pelo consumidor mais velho.O posicionamento mais baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica, é o destaque da dianteira, que traz novo conjunto de faróis e se une de forma integrada aos para-lamas.
O desenho do capô é elevado e possui vincos acentuados no centro e nas laterais. A grade frontal é formada por três filetes que invadem a lente de policarbonato dos faróis.
Na parte traseira, as formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às lanternas para criar um visual elegante. Além disso, os defletores de luz, posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de um centro de gravidade mais baixo.
Veja os preços do Novo Corolla
1.8L GLi Manual – R$ 66.570
1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990
2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990
2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900
SEGURANÇA
Além da carroceria com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes, o modelo traz, de série, cinco airbags nas versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem Isofix para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.Modelo europeu – Versão 2014 ante a versão 2015 no mercado brasileiro: estratégia de marketing para tentar puxar as vendas |
Traseira – Desenho orgânico mostra integração com a lateral: defletores aumentam sensação de centro de gravidade mais baixo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário