segunda-feira, 17 de março de 2014

Esportivo sueco traz potência de 1 megawatt

One:1 – Projeto da carroceria foi desenvolvido com elementos aerodinâmicos para suportar a potência

Helder Lima
Carro com apenas seis unidades apresenta
relação peso-potência de um quilo para cada cavalo

Ele não é usina de energia, mas sua potência é medida em 'megawatt'. Uma idústria sueca chamada Koenigsegg está criando seis unidades de um veículo superesportivo, o 'One:1', que se pretende como um dos modelos mais exclusivos já feitos na história das montadoras.

O maior destaque do projeto é a supreendente relação peso-potência, de um pra um, ou seja, um quilo para cada cavalo. Essa é relação mais sonhada pelos aficionados por automóveis que apreciam desempenho, e eventualmente já foi obtida por alguns modelos de motocicletas.

O veículo tem um megawatt de potência máxima, o que significa cerca 1.340 cavalos, um nível de potência que é mais do que o dobro de um carro de Fórmula 1 atualmente. O veículo está sendo chamado de o primeiro 'megacar' do mundo e seu nome foi inspirado na característica de potência.

O modelo tem soluções novas e originais para melhorar a perfomance sem comprometer a velocidade máxima ou utilização diária. Com uma aparência deslumbrante, tem elementos aerodinâmicos na carroceria que reforçam a esportividade e ajudam a suportar a potência máxima.

A tecnologia do modelo é bicombustível: recebe gasolina convencional ou o etanol (E 85), destinado às competições.

A fim de dotar o veículo de máxima flexibilidade quando se trata de fornecimento de energia, Koenigsegg desenvolveu um sistema turbo com geometria variável. Esta tecnologia dá uma melhor resposta, mesmo em termos de torque final: o modelo tem mais de 100 quilos de torque entre 3000-7500 rpm.

Asa traseira – Além de desgin, modelo tem aplicação de materiais como a fibra de carbono, que são leves e resistentes



Nenhum comentário:

Postar um comentário