sábado, 8 de março de 2014

Classe V leva tecnologia e luxo para vans MPV

Classe V – Luxo, tecnologia e conforto em segmento de veículo para famílias grandes ou uso profissional

Helder Lima

A Mercedes-Benz aplicou os conceitos de luxo e tecnologia de automóveis na nova Classe V, van para oito pessoas que se destaca pelo espaço interior configurável. O utilitário está disponível na Europa em duas linhas de equipamento (Classe V e Classe V Avantgarde), além dos pacotes 'Exterior Sports' e 'Interior Design', específicos para cada uma das linhas. O veículo também conta com duas opções de distância entre-eixos, três comprimentos de carroceria, de 4.895 a 5.370 milímetros, três motores e opcionais extras, garantindo versatilidade ao segmento de veículos multiuso, conhecidos como MPV (multi-purpose vehicle).

No design, destaca-se a frente com avançados faróis que, pela primeira vez na categoria, oferecem todas as funções com tecnologia LED como opção. O capô em forma de V se funde com a moldura cromada da grade e os faróis.

A lateral é estruturada por duas linhas alongadas. A combinação de superfícies côncavas e convexas resulta na criação da personalidade escultural do utilitário.

Forração em couro napa é oferecida para os bancos, volante e alavanca do câmbio, criando uma atmosfera acolhedora reforçada pela sutil iluminação ambiente em três cores.

Outros pontos altos incluem o display central destacado, o volante multifuncional com 12 botões e a alavanca 'Direct Select' do câmbio com borboletas de trocas de marchas junto ao volante para as versões automáticas.
Acabamento com materiais nobres,
como o couro, tela de informação e
entretenimento e câmbio automático

Uma inovadora superfície de toque (touchpad) permite que todas as funções telemáticas sejam acionadas por gestos, além da entrada de caracteres de forma idêntica à dos smartphones.

Quatro assentos do veículo são individuais

Os bancos de trás da Classe V permitem várias configurações. De série, o veículo vem equipado com quatro luxuosos assentos individuais com apoios de braços, dispostos em duas fileiras. Graças à tecnologia e lógica operacional, eles podem ser dobrados para frente, de forma intuitiva, para permitir acesso rápido e fácil à parte de trás. Opcionalmente, é possível instalar uma mesa dobrável entre os assentos individuais.

Como alternativa aos bancos individuais, são oferecidos para as duas fileiras traseiras um banco para dois passageiros com encosto dobrável com duas partes ou um banco para três pessoas com assento em duas partes e encosto tripartido. O assento externo direito do banco para três passageiros pode ser dobrado para frente ou retirado separadamente. O banco inteiro pode ser dobrado para criar espaço para objetos grandes.


Motor turbodiesel 2.1 oferece 136 ou 163 cavalos

A Classe V traz motor turbodiesel de 2,1 litros com turboalimentação de dois estágios. Ele é oferecido com três níveis de potência. O V 200 CDI desenvolve 136 cv, com torque máximo de 33 quilos. O V 220 CDI gera 163 cv e 38 quilos. Nos dois casos, houve um aumento de 2 quilos em relação ao anterior, mas acompanhado de uma redução no consumo de combustível de aproximadamente dois litros por 100 quilômetros. O utilitário consome 5,7 litros de diesel por 100 quilômetros (17,5 km/l) e tem emissões de CO2 de 149 gramas por quilômetro.

Com potência de 190 cv e um poderoso torque de 44 quilos, o motor topo de linha V 250 BlueTEC tem tanta potência de tração e agilidade quanto o anterior V6 turbodiesel de três litros. O V 250 BlueTEC acelera de zero a 100 km/h em  9,1 segundos. O consumo também é consideravelmente mais baixo: gastando 6,0 litros de diesel por 100 quilômetros (157 g de CO2 por quilômetro), o quatro cilindros turbodiesel gasta 28% menos combustível que o seis cilindros, oferecendo o mesmo desempenho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário