BMW i3 – Carroceria leva compensa o peso da bateria: conjunto tem 1.195 kg, o mesmo de um veículo compacto convencional |
Marca alemã começa a preparar modelo i3 para lançamento no segundo semestre |
Helder Lima
O BMW i3, primeiro modelo elétrico de série da marca alemã, começou a circular em São Paulo. O veículo rodou pela primeira vez nesta quarta-feira, como parte do programa de preparação para o seu lançamento no mercado brasileiro, previsto para o segundo semestre deste ano. O BMW Group Brasil continuará realizando testes com o veículo na capital paulistana por mais uma semana.O i3 é constituído por duas unidades funcionais: módulo superior, que consiste numa célula de passageiros de alta resistência e é extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo inferior, uma construção de alumínio que agrega o sistema de suspensão, componentes estruturais e de impacto.
Design – Graças aos materiais de alta resistência, projeto dispensou a coluna 'B' (central), o que permitiu ampliar o acesso ao interior |
Os atributos do i3 são típicos de um BMW: tração traseira, distribuição do peso em 50:50 e baixo centro de gravidade devido à localização da bateria. Além do alto desempenho, com 170 cv de potência, o veículo tem torque imediato e constante de 25 quilos. Essas características proporcionam aceleração zero a 100 km/h em 7,2 segundos e retomadas de 30 a 70km/h em 2,5 segundos.
Motor amplia autonomia
O BMW i3 possui uma autonomia entre 130 e 160 km e por isso sua aplicação destina-se apenas ao ambiente urbano. Se utilizados os modos de condução 'eco pro' e 'eco pro+', sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40 km respectivamente. Para auxiliar na autonomia, estará disponível em uma das versões um motor a combustão interna de dois cilindros, 650cc (34hp), responsável por gerar energia para a bateria. Com esse diferencial, o alcance do BMW i3 será de aproximadamente 300 km.Tecnologicamente à frente do seu tempo, a BMW traz com o i3 a aliança perfeita entre o prazer de dirigir e a preocupação com sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário