A Mercedes-Benz irá proporcionar uma ampla visão do desenvolvimento do setor de distribuição de cargas ao exibir doze exemplares de caminhões históricos e quatro modelos modernos na exposição “Retro Classics” deste ano. O evento será realizado em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 13 e 16 de março.
A estrela da Mercedes-Benz está presente de forma destacada no setor de distribuição nos últimos 118 anos da história dos veículos comerciais. Coincidindo com o início de produção da nova geração do caminhão Atego, os especialistas em veículos comerciais e clássicos da Mercedes-Benz adotaram o slogan “Transporte de distribuição no passado e no presente” para a exposição deste ano.
Os primeiros caminhões – por exemplo, o Daimler 4 HP de 1899 – já eram utilizados para serviços de distribuição em curtos percursos. Entre os modelos em destaque na exposição estão um transportador de carros de corrida da era dos “Flechas de Prata”, baseado no Lo 2750 de 1936, e o primeiro caminhão produzido em Wörth, um LP 608 de 1965.
Os veículos expostos no evento pertencem a colecionadores particulares, à fábrica da Mercedes-Benz de Wörth e ao Mercedes-Benz Classic Center. Para evidenciar o contraste entre o passado e o presente, a unidade de Wörth enviou quatro veículos da atual geração: o mais recente Atego com carroçaria para distribuição de bebidas; o último caminhão pesado SLT baseado no Mercedes-Benz Arocs 4163 8x4, um cavalo mecânico de quatro eixos para trabalho em transporte extremamente pesado, com CMT de até 250 toneladas, que só foi apresentado ao público algumas semanas atrás; um basculante pesado com tração em todas as rodas da série Arocs; e o novo Mercedes-Benz Actros.
Desde 2001, a “Retro Classics” de Stuttgart se estabeleceu como uma das maiores e mais modernas exposições de veículos comerciais clássicos da Europa. No ano passado, 77.000 visitantes compareceram ao evento em Stuttgart.
Veteranos impetuosos e pioneiros da era do diesel
Seja admirando os veteranos veículos impetuosos com ignição por tubo incandescente ou os modelos pioneiros da era diesel nos anos 30, é fascinante acompanhar o desenvolvimento dos veículos comerciais desde seu status inicial de “cavalos de carga” até a sofisticação dos dias de hoje do Atego high tech, com sua tecnologia Euro 6, praticamente livre de poluentes.Por sua vez, o caminhão LP 608 com sua confortável cabina avançada Pullman – o primeiro modelo a sair das linhas de produção da recém concluída fábrica da Mercedes-Benz de Wörth em 1965 – ainda consegue fazer brilhar os olhos dos entusiastas. Estes veículos leves eram muito comuns nas estradas até o início dos anos 80.
Também em exposição no evento, um LP 813 com carroçaria para a distribuição de bebidas e um LK 814, um caminhão leve campeão de vendas no período de 1984 a 1998, ainda podem ser vistos nas estradas em torno de Stuttgart.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Nenhum comentário:
Postar um comentário