segunda-feira, 31 de março de 2014

Curso ensina sobre pavimentos de concreto

O pavimento feito com concreto, além de mais seguro e durável, já tem o custo inicial muitas vezes mais barato que outras alternativas, como o asfalto, principalmente em vias de tráfego pesado, intenso e canalizado, como corredores de ônibus, marginais e BRs. Descontos para inscrições realizadas até o dia 11 de abril. ABCP é a única entidade a ministrar este curso no Brasil


A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promove nos dias 29 e 30 de maio, em São Paulo, o Curso de Tecnologia de Pavimento de Concreto, destinado a engenheiros e profissionais de órgãos públicos e entidades ligadas à área de pavimentação e urbanização, além de estudantes de engenharia civil, de transportes ou estradas. 

O curso, que será ministrado pelos renomados especialistas de pavimentação da ABCP, apresentará informações básicas e atuais sobre o tema, desde as características do concreto até o dimensionamento do pavimento, tratando das diretrizes de projeto, técnicas construtivas e controle de qualidade. Contém ainda informações básicas sobre a reabilitação de pavimentos asfálticos com o emprego de cimento portland. 

As inscrições para esses e outros cursos oferecidos pela ABCP são feitas pelo site www.abcp.org.br. Aposentados, estudantes e associados tem desconto na inscrição, além de todos que se inscreverem até o dia 11 de abril. Todo o material didático é fornecido pela ABCP.


Saiba mais sobre o pavimento de concreto 

O pavimento de concreto – que também vem sendo chamado de pavimento verde, pelas suas características de sustentabilidade – é um sistema construtivo de alta durabilidade, indicado para BRTs, corredores de ônibus, estradas e vias de tráfego intenso e pesado, além de portos e aeroportos. O Brasil domina essa tecnologia ambientalmente correta e já a empregou em diversas obras recentes. 

Curiosidade - A ABCP estima que para cada quilômetro de pavimento de concreto, faixa com largura de 7,20 m, a quantidade de cimento portland empregado na produção do concreto aplicado tenha sido responsável pela destruição de cerca de 5.000 pneus inservíveis, devido à tecnologia do coprocessamento empregada na produção do cimento, isto é, a queima de resíduos industriais em fornos de cimento, dentre eles os pneus inservíveis. Para se ter uma ideia, só na construção de aproximadamente  700 quilômetros de pavimento de concreto da BR101 NE, foram eliminados mais de 3,3 milhões de pneus.

Outras vantagens no pavimento de concreto:

·        Durabilidade: mais de 30 anos, praticamente sem necessidade de reparos, apenas uma pequena manutenção, que se resume a uma nova selagem das juntas a cada 10 anos.
·        Custos competitivos: em vias de tráfego pesado, intenso e canalizado, os custos iniciais chegam a ser menores do que os de outras soluções (levando-se em conta as condições do terreno).
·        Economia para o poder público: cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia de três dólares em custo operacional (fonte: Banco Mundial). 
·        Economia de combustível: pode chegar a 20% a economia de combustível para motoristas que trafegam sobre o pavimento de concreto. Quanto mais pesado o veículo, maior a economia. (fonte: Arizona State University). 
·        Segurança para o usuário: não forma buracos ou trilhas de roda, impede acúmulo de água (aquaplanagem) e, devido à sua textura, reduz em 40% a distância de frenagem.
·        Economia de energia: por ter a superfície clara, reflete melhor a luminosidade, reduzindo o número de postes necessários para iluminação.
·        Ecologicamente correto: retém menos calor, mantendo a temperatura ambiente; em função desta característica, é indicado para reservas e parques ambientais.
·        Construção ágil: o rendimento de construção de cada máquina chega a 1,5 quilômetro/dia. Com as novas tecnologias, a execução é ágil e o tráfego pode ser liberado em poucas horas.


Serviço

Curso de Tecnologia do Pavimento de Concreto
Data: 29 e 30 de abril
Horário: Das 8 às 17 horas
Local: ABCP – Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré – São Paulo/SP
Informações:http://www.abcp.org.br/conteudo/wp-content/uploads/2014/01/132Tecnologia_Pav_Concreto.pdf 


Contato; (11) 3760-5433 ou cursos@abcp.org.br


E fique ligado na agenda da ABCP

19, 20 e 21/05 - Congresso Brasileiro de Cimento - Inscreva-se já
http://www.cbcimento.com.br/index.php/inscricoes


9 e 10/04 - Curso Básico de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto 
15/04 - Curso Projeto Estrutural em Paredes de Concreto (NOVO!) 
13/05 - Curso Diretrizes para Instalação de Indústria de Artefatos de Concreto 
14/05 - Curso Produção Otimizada e com Qualidade de Blocos de Concreto 
15/05 - Curso Laboratorista de Artefatos de Cimento 
20/05 - Curso Execução de Edificações em Paredes de Concreto (NOVO!) 
27, 28 e 29/05 - Curso Intensivo de Tecnologia Básica do Concreto 
20, 30 e 31/06 - Curso Intensivo de Tecnologia Básica do Concreto 


Marta Oliveira
Assessora de Imprensa
Associação Brasileira de Cimento Portland
Fone: 011 3760-5314 / Cel: 011 99966-3396 
www.abcp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário