Jeep Renegade – Produto para brigar entre os utilitários compactos, como EcoSport e Duster |
Helder Lima
O CEO mundial da Fiat e da Chrysler, Sergio Marchionne, anunciou na terça-feira, 4 de março, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) que o primeiro automóvel a ser produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco, será um modelo da marca Jeep.
Referindo-se ao compacto Jeep Renegade, que será produzido na fábrica italiana da Fiat em Melfi, Marchionne afirmou que esta mesma plataforma será produzida em Pernambuco e também transferida à China. A produção no Brasil começa em 2015 e na China, em 2016.
O Jeep Renegade é uma das principais atrações do salão do automóvel de Genebra, que abriu as portas ao público ontem.
Fazendo uso da tecnología 4x4 do novo Jeep Cherokee, o Renegade oferece dois sistemas 4x4 para proporcionar bom desempenho no off-road. Ambos podem transmitir 100% do torque disponível ao solo em apenas uma das rodas: o ‘Jeep Active Drive’ é o sistema 4x4 permanentemente ativo; já o ‘Jeep Active Drive Low’ tem a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida.
O Renegade é o primeiro off-road pequeno com desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência para proporcionar maior economia de combustível. O sistema é ativado automaticamente quando a tração nas quatro rodas se torna necessária.
No interior, peças com visual de mosquetões de segurança, os detalhes com acabamento anodizado e as cores se baseiam nos equipamentos típicos de esportes radicais, enquanto as familiares formas em “X” inspiradas no teto e lanternas traseiras completam o visual.
Para assegurar que a bagagem dos ocupantes seja acomodada, há soluções de flexibilidade e praticidade como o assoalho do porta-malas removível, reversível e ajustável em altura, além do assento do passageiro dianteiro que pode ser levantado à frente.
Modelo global terá 16 combinações de motor e câmbio
Como será oferecido em dezenas de mercados no planeta, o Renegade terá até 16 combinações de motores e câmbios, um recorde entre veículos Jeep. Alguns dos conjuntos mecânicos usados globalmente serão produzidos no Brasil, na fábrica de Campo Largo, no Paraná.Serão cinco motores a gasolina, dois a diesel, e quatro transmissões, sendo uma automática, uma automatizada de duas embreagens e duas manuais. Com a configuração de motor a gasolina 1.4 e tração 4x4 o veículo deverá ser bastante competitivo no mercado brasileiro, já que atualmente, o único 4x4 compacto é o Suzuki Jimny.
Na gama de motores a gasolina, o consumidor poderá escolher entre o 1.6 E.TorQ com stop&start e câmbio manual de cinco marchas (4x2); 1.4 MultiAir2 com stop&start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4x2); 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4x2 e 4x4); 1.4 MultiAir2 Turbo com stop&start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4x2 e 4x4); e 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4x2 e 4x4).
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