segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Volkswagen começa a vender novos Gol e Voyage


Frente com desenho global é a principal mudança estética do novo Gol
Helder Lima

A Volkswagen já está comercializando os novos Gol e Voyage nas concessionárias, com preços que partem de R$ 27,9 mil para o Gol e R$ 29,9 mil para o sedã compacto. Os novos modelos chegam ao mercado com o design mundial da marca e mais inovação tecnológica.

A nova linha estreia também o motor 1.0 TEC
(Tecnologia para Economia de Combustível)
A nova linha estreia também o motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações. Esse propulsor apresenta benefício de economia de combustível de até 4%. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

Para a versão com pacote BlueMotion Technology, que também está chegando ao mercado, a economia de combustível com o motor 1.0 TEC é maior: atinge até 8% de redução de consumo (em comparação ao propulsor VHT).

Entre os destaques dos modelos está a arquitetura eletrônica nova. “A nova arquitetura eletrônica possibilita a instalação de equipamentos inéditos, trazendo mais segurança e conforto”, afirma Kai Hohmann, gerente da montadora.

Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilita a instalação de vários equipamentos inéditos, entre eles o ECO Comfort, um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado, aparecerá a mensagem no instrumento combinado: “ar-condicionado ligado; fechar janelas”.

Com novas lanternas, Voyage transmite sensação de carro mais sofisticado
Modelos trazem novas tecnologias

Os veículos trazem o recurso OPS (Optical Parking System ou Sistema Ótico de Estacionamento): quando equipados com sensores de aproximação de obstáculos traseiros, o rádio exibe na tela central a silhueta do veículo (visto de cima), mostrando uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui e com auxílio sonoro (beep) intermitente. 

Entre os destaques dos modelos está a arquitetura eletrônica nova
O Comfort Blinker e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) também são recursos de segurança únicos na categoria dos compactos, graças à nova arquitetura eletrônica. O Comfort Blinker possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, auxiliando na mudança de faixa na pista.

Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Ao parar, as luzes de freio são apagadas e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário