Modelo hatchback tem carroceria com perfil que lembra o concorrente Nissan March |
Helder Lima
O Etios, carro compacto da Toyota desenvolvido para o
mercado brasileiro, terá a designação de ‘popular’ apenas na aparência, e não
no preço. O compacto que a montadora japonesa promove em pré-venda neste mês e
em setembro terá preço inicial de R$ 35 mil, chegando a R$ 48 mil na versão
mais sofisticada, segundo comunicado que a montadora divulgou nesta semana.
Propulsor do Etios será compacto, com comando de válvulas variável e tecnologia flex |
Imediatamente após o anúncio do preço, os sites na Internet
começaram a especular se não seria uma estratégia da marca lançar primeiro as
versões de valor mais alto, para difundir uma imagem positiva do veículo, para
depois mostrar as versões mais acessíveis. Atualmente, os concorrentes do Etios
no mercado têm preço abaixo de R$ 30 mil, como é o caso do Gol e do Palio, com
forte presença nas ruas do País.
Versão sedã deverá ser equipada apenas com o propulsor 1.5: maior valor agregado |
Seja qual for a gama ofertada ao consumidor, o novo veículo
terá duas carrocerias – hatchback e sedã – e duas motorizações, 1.3 litro e 1.5 litro , ambas com
recurso de comando de válvulas variável (DOHC), que melhora a eficiência do
propulsor, além de tecnolgia flex e 16 válvulas.
Interior traz instrumentos no centro do painel: diferencial para atrair o consumidor |
Segundo informações que a montadora havia divulgado em
junho, o sedã deverá ser equipado apenas com o motor 1.5. A transmissão deverá
ser manual de cinco velocidades. A montadora aposta na arquitetura leve e
compacta dos motores da linha para atrair o consumidor, afirmando que o veículo
terá um dos mais baixos níveis de ruído entre os modelos do mercado.
O carro deverá ser fabricado na planta industrial da
montadora em Sorocaba (SP ),
ainda neste segundo semestre. A marca ainda não definiu a data de lançamento,
mas como já está trabalhando a divulgação da imagem e pré-venda do produto,
isso deve acontecer em breve.
Evento em shoppings inicia a
pré-venda do modelo
Para promover o Etios, a Toyota realiza neste mês e em
setembro o evento itinerante ‘Etios Connection’, que dá início à pré-venda do
modelo. Em São Paulo, o evento está sendo realizado hoje, no Morumbi Shopping,
das 12h às 20 horas. No período de 17
a 26 de agosto será a vez do shopping Anália Franco, na
Zona Leste, divulgar o modelo.
A promoção também será feita no Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Campinas, Salvador, Recife, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e
Curitiba. Em um espaço de 700m², a Toyota criará um
ambiente semelhante ao do Salão do Automóvel de São Paulo, que se realizará em
outubro deste ano.
Além do Etios, serão
apresentados no evento o Toyota 86, esportivo recém-lançado no Japão, e o
Toyota Prius, primeiro carro híbrido desenvolvido no mundo com vendas de
aproximadamente 2,7 milhões de unidades desde sua criação em 1997. A partir deste
semestre, o Prius também estará disponível para a comercialização no mercado
brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário