sábado, 18 de agosto de 2012

Trax, novo modelo da GM briga no segmento de utilitários compactos


Frente do Trax traz o desenho mundial da marca, com a grade bipartida e logotipo central
Helder Lima

No próximo mês, a Chevrolet mostrará no Salão do Automóvel de Paris o Trax, seu novo utilitário esportivo (SUV) compacto, que será lançado no mercado europeu e deve chegar ao Brasil no próximo ano para concorrer com o Ford EcoSport, cuja nova geração foi lançada há poucos dias, e com o Renault Duster.

Traseira e laterais criam aspecto de robustez,
com destaque para os volumes dos paralamas
O novo modelo da Chevrolet será vendido ao lado da Captiva, que está no mercado brasileiro e tem porte maior. “O Trax contará com tração nas quatro rodas”, afirma Susan Docherty, executiva da marca na Europa, destacando que será um veículo versátil para cinco pessoas e com tecnologias de eficiência de consumo, como o sistema ‘start-stop’.

O novo veículo tem comprimento de 4.248 milímetros e entre-eixos de 2.555 milímetros, enquanto o novo EcoSport é um pouco mais curto, com 4.241 milímetros, e tem entre-eixos também um pouco menor, com 2.521 milímetros. Isso, no entanto, não deverá representar diferenças significativas para o consumidor.

O Trax será mostrado na Europa com três motores distintos e com soluções tecnológicas que aumentam a eficiência na queima de combustível. O propulsor mais compacto é o 1.4 turbo a gasolina; depois haverá um motor 1.6, também a gasolina, e um propulsor 1.7 turbodiesel.

O motor menor será combinado com transmissão manual de seis velocidades, produzindo 140 cv com torque máximo em torno de 20 kgfm. Já o propulsor a diesel deverá entregar 130 cv de potência, com torque de 30 kgfm – o elevado torque é uma característica dos motores a diesel, em geral mais usados para aplicações de trabalho. Os veículos com motores 1.4 e 1.7 diesel também serão oferecidos com opção de transmissão automática. A montadora não informou dados técnicos do propulsor 1.6.


Itens de segurança são de última geração
O novo modelo da Chevrolet, que deverá ser vendido em 140 países, conta com um conjunto de itens de segurança ativa e passiva para oferecer proteção de última geração a seus ocupantes. O carro terá seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (TC), sistema de assistência em ladeiras (HSA e HDC), freios ABS com distribuição eletrônica dos esforços de frenagem, entre outros.

O utilitário também será equipado com um sistema de informação e entretenimento chamado ‘MyLink’ que mostra conteúdos de smartphones em uma tela no painel com sete polegadas, de alta resolução e colorida. Esse equipamento será essencial para otimizar a navegação por GPS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário