Frente do Trax traz o desenho mundial da marca, com a grade bipartida e logotipo central |
Helder Lima
No próximo mês, a Chevrolet mostrará no Salão do Automóvel
de Paris o Trax, seu novo utilitário esportivo (SUV) compacto, que será lançado
no mercado europeu e deve chegar ao Brasil no próximo ano para concorrer com o
Ford EcoSport, cuja nova geração foi lançada há poucos dias, e com o Renault
Duster.
Traseira e laterais criam aspecto de robustez, com destaque para os volumes dos paralamas |
O novo modelo da Chevrolet será vendido ao lado da Captiva,
que está no mercado brasileiro e tem porte maior. “O Trax contará com tração
nas quatro rodas”, afirma Susan Docherty, executiva da marca na Europa,
destacando que será um veículo versátil para cinco pessoas e com tecnologias de
eficiência de consumo, como o sistema ‘start-stop’.
O novo veículo tem comprimento de 4.248 milímetros e
entre-eixos de 2.555
milímetros , enquanto o novo EcoSport é um pouco mais
curto, com 4.241
milímetros , e tem entre-eixos também um pouco menor, com
2.521 milímetros .
Isso, no entanto, não deverá representar diferenças significativas para o
consumidor.
O Trax será mostrado na Europa com três motores distintos e
com soluções tecnológicas que aumentam a eficiência na queima de combustível. O
propulsor mais compacto é o 1.4 turbo a gasolina; depois haverá um motor 1.6,
também a gasolina, e um propulsor 1.7 turbodiesel.
O motor menor será combinado com transmissão manual de seis
velocidades, produzindo 140 cv com torque máximo em torno de 20 kgfm. Já o
propulsor a diesel deverá entregar 130 cv de potência, com torque de 30 kgfm –
o elevado torque é uma característica dos motores a diesel, em geral mais
usados para aplicações de trabalho. Os veículos com motores 1.4 e 1.7 diesel
também serão oferecidos com opção de transmissão automática. A montadora não
informou dados técnicos do propulsor 1.6.
Itens de segurança são de última geração
O novo modelo da Chevrolet, que deverá ser vendido em 140
países, conta com um conjunto de itens de segurança ativa e passiva para
oferecer proteção de última geração a seus ocupantes. O carro terá seis
airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (TC),
sistema de assistência em
ladeiras (HSA e HDC), freios ABS com distribuição eletrônica
dos esforços de frenagem, entre outros.
O utilitário também será equipado com um sistema de
informação e entretenimento chamado ‘MyLink’ que mostra conteúdos de
smartphones em uma tela no painel com sete polegadas, de alta resolução e
colorida. Esse equipamento será essencial para otimizar a navegação por GPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário