sábado, 4 de agosto de 2012

Capacete é primeiro item de segurança na moto

Equipamento deve ser usado dentro do prazo de validade

Helder Lima

Pilotar uma motocicleta requer alguns cuidados para garantir a segurança. Assim, o uso do capacete é fundamental. Ele deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado.


Ao fazer curvas, motociclista deve inclinar o corpo junto com a motocicleta
O usuário deve escolher modelos com cores claras e visíveis, além de utilizar um adesivo refletivo. É importante ainda verificar se está dentro do prazo de validade, além de contar com o selo do Inmetro. Para completar, a viseira precisa estar sempre limpa e sem riscos.


Para a vestimenta, é recomendável a utilização de roupas na cor clara para facilitar a visão de outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Não é aconselhável usar modelos soltos que possam se enganchar nas peças da motocicleta. Luvas, calças e jaquetas de tecido resistente ou couro são indispensáveis, bem como botas ou calçados fechados.


Para as pessoas que utilizam a moto como ferramenta de trabalho e precisam colocar carga ou baú, é importante ficar atento para não prejudicar a estabilidade e o desempenho, atentando também para os limites de carga do veículo, distribuição do peso e a fixação de bagagem.


O condutor deve ficar atento ao pilotar e evitar os chamados pontos cegos (ou ângulo morto), que são os locais onde o motorista não consegue enxergar a motocicleta, mesmo com a ajuda do espelho retrovisor. Assim, é importante sinalizar antes de fazer qualquer manobra ou conversão, além de agir da maneira mais segura possível.

Postura é fator para evitar riscos
Outra dica fundamental é com relação à postura de pilotagem. Para reduzir a fadiga e melhorar o desempenho, o motociclista deve manter a cabeça sempre na posição vertical e olhando para a frente. Os braços e os ombros devem ficar relaxados com os cotovelos flexionados.


Os punhos precisam ficar baixos em relação às mãos, segurando o centro da manopla. O quadril fica próximo ao tanque, em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros. Complementando, os joelhos pressionam levemente o tanque, e os pés paralelos ao chão com o sapato encaixado no pedal de apoio sobre os comandos. Em curvas, o motociclista deve inclinar o corpo junto com a motocicleta.

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