quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ford desenvolve carro híbrido “plug-in” capaz de atingir 136 km/h no modo elétrico


O C-MAX Energi é único da categoria capaz de atingir a velocidade de 136 km/h usando somente a propulsão elétrica
O veículo multiuso C-MAX Energi é o primeiro Ford híbrido “plug-in”, movido a gasolina ou eletricidade que pode ser recarregado na tomada. Ele será lançado no mercado dos Estados Unidos nos próximos meses como o único da categoria capaz de atingir a velocidade de 136 km/h usando somente a propulsão elétrica, simplesmente com o acionamento de um comando existente no painel.

“Entendemos que as pessoas valorizam o prazer de dirigir, também em se tratando de carros elétricos com emissões zero”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Powertrain       da Ford. “Isso inspirou nosso time de engenharia a equipar o C-MAX Energi com um botão que permite ao motorista rodar somente no modo elétrico com uma velocidade maior.”

Com uma carga completa da bateria, o C-MAX Energi desenvolve 198 cv, contra 190 cv do Toyota Prius. No modo elétrico, sua autonomia é de mais de 32 km - mais que o triplo deste competidor e dentro da média de deslocamento dos motoristas americanos. O híbrido da Ford também tem autonomia total superior - 885 km contra 869 km na comparação direta.

Três modos elétricos
O botão EV, montado no centro do painel, permite ao motorista selecionar três modos de operação: híbrido normal (Auto), somente elétrico (Now) ou com economia de bateria (Later).

No modo Auto, o computador de bordo seleciona automaticamente a melhor combinação de uso da bateria e do motor a gasolina, com base na potência exigida e carga disponível.

No modo Now, o veículo opera somente com a bateria. O motor a gasolina não é usado a menos que o motorista acione um comando. Esse modo também ativa uma tela especial que monitora o funcionamento do sistema e dá orientações ao motorista para otimizar o uso de energia.

O modo Later economiza energia elétrica da bateria para ser usada mais tarde, como por exemplo quando se vai de uma rodovia para uma área residencial, de menor velocidade. O veículo opera no modo híbrido, usando o motor a gasolina e o motor elétrico, mas poupa a bateria até que se selecione os modos Now ou Auto.

O C-MAX oferece aos consumidores escolhas inteligentes, otimizando o uso da energia com base em onde e como eles dirigem seu veículo.

Fonte: Imprensa Ford do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário