sábado, 18 de agosto de 2012

Comunicação entre veículos reduzirá trânsito

Sistema de segurança projeta alerta de frenagem no parabrisas do veículo

Helder Lima

A Ford começou a testar, na semana passada, tecnologias avançadas para a comunicação entre os veículos e a infraestrutura das estradas.

Tecnologias começam a ser testadas em situações reais
Esses recursos, até então estudados apenas em ambientes controlados, estão agora sendo avaliados em condições reais nas ruas de Frankfurt (Alemanha) e arredores.

O objetivo do projeto, com duração de quatro anos, é entender o potencial de soluções para melhorar a segurança no trânsito e a mobilidade pessoal.

A Ford cedeu 20 modelos S-MAX especialmente equipados para o projeto de pesquisa ‘Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany’, ou ‘simTD’, que vai testar 20 tecnologias experimentais de assistência ao motorista usando uma frota de 120 carros.

"A comunicação entre veículos e entre os veículos e infraestrutura viária representam o próximo avanço em termos de segurança veicular”, diz Paul Mascarenas, responsável técnico e vice-presidente de pesquisa e inovação da Ford.

Os especialistas acreditam que a tecnologia de veículos inteligentes poderá tornar as estradas mais seguras e reduzir os congestionamentos.

Recursos para combater congestionamentos 
As tecnologias testadas incluem:
Luz de freio eletrônica: o veículo da frente transmite uma mensagem para o de trás quando há uma frenagem de emergência, mesmo se estiver fora do alcance da visão, como numa curva na estrada;
Sistema de alerta de obstáculos: permite que um veículo informe os demais sobre a presença, posição e tipo de obstáculos perigosos na pista;
Assistente de sinais de trânsito: traz informação atualizada sobre limites de velocidade, restrições e desvios na via utilizada e arredores, em contato permanente com os centros de controle de tráfego;
Gerenciamento de tráfego: fornece previsões de trânsito com base em informações completas, com a identificação de cenários prováveis ​​de trânsito e o seu impacto no momento da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário