A Ford Caminhões tem uma presença importante no Rally dos Sertões em seus 11 anos de participação |
A Ford Caminhões tem
uma participação histórica nos 10 dias do Rally dos Sertões, a maior competição
off-road da América Latina. Disputando na categoria dos
veículos comerciais, a equipe oficial Ford Racing Trucks/Território
Motorsport participa do Rally principalmente com o caminhão pesado Novo Cargo
1933 4x4, chamado de "Monstro" pela sua robustez.
(fotos: José Mário Dias) |
O público pode conferir a participação da
equipe pelo canal Ford Racing Trucks no Facebook, no Twitter @fordracingtruck e
acessar imagens no YouTube pelo www.youtube.com/fordcaminhoes. O 20° Rally Internacional
dos Sertões tem chegada programada para o dia 28, em Fortaleza, CE. A largada
foi nesta segunda-feira em Barrerinha, no Maranhão, depois que a primeira etapa
de São Luiz foi cancelada para os caminhões.
Estrutura profissional
Além das
características favoráveis do caminhão, ele é conduzido pelos maiores vencedores
dos Sertões na categoria caminhões: o piloto Edu Piano, o navegador Sólon
Mendes e o mecânico Carlos Sales.
"Temos uma
estrutura profissional para esta competição radical. Ela é formada por 37
profissionais e conta com uma carreta inédita puxada por um Ford Cargo 6x6, um
motorhome e mais três carros de apoio. E, principalmente, o Cargo 1933 altamente competitivo", destaca Edu
Piano, piloto e chefe da equipe.
Para encarar os 4.800 quilômetros da
competição, que vai percorrer cinco estados (Maranhão, Piauí, Tocantins,
Pernambuco e Ceará), a equipe está levando cerca de 120 pneus – praticamente um
caminhão inteiro –, tamanho o desgaste devido às variações de piso e terreno
que só veículos 4x4 podem superar.
A Ford Caminhões tem uma presença
importante no Rally dos Sertões em seus 11 anos de participação. Na categoria de
caminhões leves a marca é heptacampeã. Agora, passa a correr também entre os
pesados, com o Cargo 1933 4x4, o primeiro com essa característica no mundo.
"A complexidade dos Sertões aumenta a cada ano, por isso contamos com uma
grande estrutura de competição", afirma Pedro de Aquino, gerente de
Marketing da Ford Caminhões.
Novo Cargo 1933 4x4
A equipe vem trabalhando há um ano para o
Rally dos Sertões. "A preparação do Novo Cargo 1933 4x4 exigiu muitos
detalhes técnicos porque introduzimos a transmissão integral no modelo normal
de produção. Entretanto, sempre
contamos com a força e a durabilidade do caminhão da Ford. Pelo seu visual
robusto e agressivo, ele ganhou o apelido de ‘Monstro’ também para impressionar
os adversários", destaca Edu Piano.
Segundo ele, o Novo Cargo está bastante
competitivo. “O teste maior será nestes dez dias de prova e confiamos na nossa
preparação para ter um bom resultado”, diz Piano, que segue para sua 17ª
participação consecutiva no rali.
220 km por hora.
O caminhão desenvolvido pela Território Motorsport
em parceria com a Ford tem motor Cummins de 9 litros e 650 cavalos de potência.
Ele pode atingir incríveis 220 km/h em qualquer terreno, desempenho incomum
para um veículo com mais de 7 toneladas.
O conjunto foi preparado para enfrentar as
condições mais severas. Seu sistema de tração 4x4 possui diferencial central,
bloqueio e reduzida construídos especialmente para o modelo. Transmissão de seis
marchas com relação dimensionada para condução esportiva, embreagem e
amortecedores especiais para competição, molas e barras estabilizadoras
modificadas são outros itens especiais. Ele tem rodas de alumínio de 22
polegadas e freios com lonas especiais.
Cargo 2628 6X6
Outro veículo criado
especialmente pela equipe para os Sertões é o Ford Cargo 2628 com tração 6x6,
também o primeiro Cargo do mundo nessa configuração. O
gigante com 19,80 metros de comprimento impressiona pela robustez. Equipado com
gaveteiros, bancadas e gerador de 12 kVA, transporta quase 40 toneladas de
equipamentos, peças de reposição e ferramentas para apoiar o time durante toda
a competição, com carreta tipo julieta.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário