terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ford cria GT500 Cobra de 860 cv como tributo a Carroll Shelby

Shelby GT500 Cobra 2013, um modelo exclusivo de 860 cv de potência,
que é um tributo a Carroll Shelby, o maior preparador de veículos da marca

A Ford, em conjunto com a Ford Racing e a Shelby American, entre outros amigos, acaba de anunciar o Shelby GT500 Cobra 2013, um modelo exclusivo de 860 cv de potência, que é um tributo a Carroll Shelby, o maior preparador de veículos da marca. O nome Cobra tornou-se um símbolo de performance e esportividade no mundo e marcou a criação de modelos lendários da família Mustang.

A Ford anunciou também que rebatizou o seu Centro de Desenvolvimento do Produto de Dearborn, em Detroit, com o nome do mais famoso piloto e preparador da marca, falecido aos 89 anos. Carroll Shelby também foi fundamental na década 60 na criação do GT40 e versões especiais do Mustang.

O Shelby GT500 Cobra 2013 foi revelado por Edsel Ford II, membro do Conselho da Ford, Jim Farley, vice-presidente de Vendas e Marketing, e John Luft, presidente da Shelby American, durante um evento nos Estados Unidos. "Mesmo com idade avançada, Carroll era uma inspiração para todos nós", disse Farley. "Este ano marca o 50º aniversário do Shelby Cobra original. Este carro que criamos representa a ideia que ele tinha de transformar o Shelby GT500 2013 em um verdadeiro Cobra."

"Os Amigos de Carroll"
Usando como base um Shelby GT500 2013, os "Amigos de Carroll" criaram um Mustang Cobra exclusivo que gera mais de 860 cv com a ajuda de um supercharger Whipple de 4 litros da Ford Racing. Despejar toda essa potência na pista exige muita tração, por isso as rodas traseiras com bitola de 13 polegadas são calçadas com pneus 345 de alta performance.

A Ford trabalhou em parceria com a Shelby American no desenvolvimento de vários componentes do veículo. A Shelby American forneceu o capô e o kit traseiro da carroceria, os freios Shelby Wilwood, as rodas traseiras de 20x13 polegadas e dianteiras de 20x10 polegadas. A pintura na cor azul com faixas brancas homenageia os roadsters Cobra produzidos nos anos 1960.

"Carroll Shelby era também um filantropo, conhecido por apoiar várias causas", completa Jim Farley. "Dentro desse espírito, depois de ser exibido em uma turnê pelos Estados Unidos, esse carro será destinado a um fim especial, que Carroll aprovaria."


Inspirador
Durante mais de meio século, Carroll Shelby inspirou designers e engenheiros de toda a família Ford. Na juventude, Edsel Ford I trabalhou para Shelby fazendo uma série de serviços, como a limpeza de peças de transmissões.

Inúmeros engenheiros cruzaram caminhos com Shelby durante esses anos, desde os que construíram o GT40 original aos que trabalharam no Shelby GT500 2013. Até o final da vida, ele continuou comprometido em desenvolver grandes carros de performance. Aos 88 anos, passou mais de cinco horas dirigindo o Mustang de produção mais potente já fabricado, durante os testes de homologação nos campos de provas de Sebring e Arizona, em 2011.

Depois dos testes, Carroll ficou horas discutindo com os engenheiros sobre o que gostou e o que precisava ser melhorado no carro. “Ninguém que tenha trabalhado com Carroll vai esquecer isso”, completa Jim Farley. “Suas lições em dinâmica veicular serão passadas para as próximas gerações e continuarão a influenciar os carros de performance da Ford por muitos anos.”

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário