Conversível une esportividade e tecnologia: motor de 560 cv para quem tem o bolso recheado |
Helder Lima
A Audi está trazendo ao País seu conversível mais veloz, o
R8 GT Spyder, que vai custar R$ 1,2 milhão. O carro é equipado com motor V10 de
5,2 litros, com potência de 560 cv a 8.000 rpm, acelerando de zero a 100 km/h
em 3,8 segundos e com velocidade máxima de 317 km/h.
A produção desse modelo é limitada a 333 unidades no mundo e
a montadora planeja vender apenas duas unidades no País.
Graças à nova tecnologia de redução de peso, o carro ficou
100 kg mais leve do que a versão convencional e pesa somente 1.715 kg. O esportivo
usa o método de construção Audi Space Frame (ASF), com alumínio e magnésio,
além de peças em plástico reforçado com fibra de carbono. Os leves traços finos
traseiros, o difusor e a asa na parte de trás, o spoiler dianteiro e os frisos
são fabricados com esse material extremamente forte.
As rodas superesportivas de liga-leve de 19 polegadas, com
pneus de alta performance têm design em ‘Y’
e cinco raios duplos. Os freios em carbono e cerâmica oferecem extrema
segurança e excepcionais taxas de desaceleração, vida longa e aparência
esportiva. As pinças de freio de calibre marcante são em vermelho anodizado e
os discos de freio de cerâmica são reforçados com fibra de carbono, garantindo
maior aderência.
Força extrema e desempenho espetacular são oferecidos pelo
modelo conversível top de linha da família R8. O motor V10 conta com bloco de
alumínio e a moderna injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por
cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e
durante velocidade máxima do esportivo.
Controle de saída auxilia sistema de tração
O superesportivo sai de fábrica com o câmbio R-tronic de seis
velocidades, um sistema de transmissão com troca automática ou mesmo manual por
meio de shift paddles no volante ou pela alavanca de câmbio.
Interior sofisticado: câmbio trabalha como automático ou manual com seletor no volante |
O sistema de tração integral quattro concentra sua força no eixo traseiro, mas, caso seja necessário, o sistema envia força extra para o eixo dianteiro. Em conjunto com o diferencial traseiro, ele providencia tração, estabilidade e melhor rolagem para o R8 GT Spyder.
A suspensão esportiva também foi desenvolvida visando o alto
desempenho, com barras de alumínio em forma de triângulo, proporcionando uma
direção mais sensível ao carro. O modelo vem equipado com sistema eletrônico de
estabilização ESP, que trata de manter o R8 GT Spyder na rota, mas pode ser
desligado de acordo com a preferência do condutor.
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