Focus Electric 2012: nova versão do hatch chegará em breve, com consumo equivalente a 46,7 km/l |
A Ford criou um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Dearborn, Michigan, Estados Unidos, exclusivamente para veículos híbridos e elétricos. O prédio de 26,5 mil metros quadrados, antes conhecido como Centro de Engenharia Avançada, foi renomeado para Centro Avançado de Eletrificação Ford, abrigando a maioria dos cerca de mil engenheiros que trabalham nesses programas.
Montadora envolve cerca de mil engenheiros com novas tecnologias |
Esse time quase triplicou de tamanho nos últimos anos, reunindo engenheiros de talento e inovadores com experiência em diversas áreas. Muitos deles trabalharam na indústria aeroespacial, com jatos, foguetes, mísseis, satélites e aviões não tripulados.
A Ford está investindo US$ 135 milhões no design, engenharia e manufatura de elementos-chaves de seus veículos híbridos elétricos de nova geração – incluindo sistemas avançados de bateria – que começam a ser produzidos este ano.
A sua capacidade de teste de baterias, por exemplo, vai dobrar até 2013, com um total de 160 canais de testes individuais. O investimento inclui a aquisição de máquinas especializadas, capazes de testar e simular o comportamento térmico e durabilidade da bateria sob diferentes condições de carga, temperatura e uso.
Isso beneficia os consumidores de dois modos, trazendo a opção de veículos com menor consumo de combustível e preço mais acessível. A Ford está reduzindo o custo de seus veículos híbridos atuais em até 30% em comparação com a geração anterior.
Este ano, a marca vai lançar cinco veículos elétricos, como parte da sua estratégia de triplicar a capacidade de produção nesse segmento até 2013. Entre eles, está o Focus Electric, com consumo equivalente a 46,7 km/l e recarga em quatro horas.
Marca incorpora
o desenvolvimento de baterias
Os primeiros híbridos da Ford tinham baterias desenvolvidas
com a participação de fornecedores, desde a fase de projeto até os testes.
"Com a ampliação do programa, a Ford achou mais eficiente trazer as áreas
de pesquisa, desenvolvimento e produção de veículos elétricos para dentro de
casa", diz Anand Sankaran, líder técnico de Sistemas de Acumulação de
Energia e Veículos Híbridos da Ford.
A duplicação da capacidade de teste de baterias é um exemplo da importância do tempo para a Ford, que assim não precisa depender de um fornecedor com o equipamento certo para realizar o trabalho. Essa mudança permite completar os projetos em um prazo 25% menor. "Sabemos o que é preciso para produzir híbridos de classe mundial e estamos usando essa experiência", diz Kevin Layden, diretor de Engenharia e Programas de Eletrificação.
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