segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ford cria laboratório para pesquisar elétricos

Focus Electric 2012: nova versão do hatch chegará em breve, com consumo equivalente a 46,7 km/l
Helder Lima

A Ford criou um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Dearborn, Michigan, Estados Unidos, exclusivamente para veículos híbridos e elétricos. O prédio de 26,5 mil metros quadrados, antes conhecido como Centro de Engenharia Avançada, foi renomeado para Centro Avançado de Eletrificação Ford, abrigando a maioria dos cerca de mil engenheiros que trabalham nesses programas.
Montadora envolve cerca de mil engenheiros com novas tecnologias

Esse time quase triplicou de tamanho nos últimos anos, reunindo engenheiros de talento e inovadores com experiência em diversas áreas. Muitos deles trabalharam na indústria aeroespacial, com jatos, foguetes, mísseis, satélites e aviões não tripulados.

A Ford está investindo US$ 135 milhões no design, engenharia e manufatura de elementos-chaves de seus veículos híbridos elétricos de nova geração – incluindo sistemas avançados de bateria – que começam a ser produzidos este ano.

A sua capacidade de teste de baterias, por exemplo, vai dobrar até 2013, com um total de 160 canais de testes individuais. O investimento inclui a aquisição de máquinas especializadas, capazes de testar e simular o comportamento térmico e durabilidade da bateria sob diferentes condições de carga, temperatura e uso.

Isso beneficia os consumidores de dois modos, trazendo a opção de veículos com menor consumo de combustível e preço mais acessível. A Ford está reduzindo o custo de seus veículos híbridos atuais em até 30% em comparação com a geração anterior.

Este ano, a marca vai lançar cinco veículos elétricos, como parte da sua estratégia de triplicar a capacidade de produção nesse segmento até 2013. Entre eles, está o Focus Electric, com consumo equivalente a 46,7 km/l e recarga em quatro horas.

Marca incorpora o desenvolvimento de baterias
Os primeiros híbridos da Ford tinham baterias desenvolvidas com a participação de fornecedores, desde a fase de projeto até os testes. "Com a ampliação do programa, a Ford achou mais eficiente trazer as áreas de pesquisa, desenvolvimento e produção de veículos elétricos para dentro de casa", diz Anand Sankaran, líder técnico de Sistemas de Acumulação de Energia e Veículos Híbridos da Ford.

A duplicação da capacidade de teste de baterias é um exemplo da importância do tempo para a Ford, que assim não precisa depender de um fornecedor com o equipamento certo para realizar o trabalho. Essa mudança permite completar os projetos em um prazo 25% menor. "Sabemos o que é preciso para produzir híbridos de classe mundial e estamos usando essa experiência", diz Kevin Layden, diretor de Engenharia e Programas de Eletrificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário