Novo motor turbodiesel 2.5 ganha mesma tecnologia de ponta empregada na Europa para melhorar desempenho, consumo e emissões |
A Nissan Frontier, picape
mais forte da categoria, está ainda mais forte na linha 2013, disponível nas
concessionárias da marca em todo o país. E também mais econômica e emitindo
menos poluentes. A Nissan buscou a tecnologia de ponta utilizada pela marca no
continente europeu para atualizar o motor turbodiesel 2.5 16V e, assim, atender
às novas exigências brasileiras de emissões. Os preços do novo ano-modelo começam
em R$ 90.990.
Esta terceira geração
do motor YDK 2.5 turbodiesel tem potência até 32% maior e o torque cresceu até
26%. A estratégia da Nissan foi oferecer um propulsor com muito mais força e
potência para todas as versões 4x4. As opções XE 4x4 e SE Attack 4x4, por
exemplo, passaram de 144 cavalos a 4 mil rpm para 190 cv a 3.600 rpm, enquanto
a LE 4x4 e a LE Attack 4x4, com 172 cv a 6 mil rpm, também foram para 190 cv.
As outras versões da linha, que desenvolviam 144 cv a 4 mil rpm (XE 4x2 e SE
4x2), pularam para 163 cv a 3.600 rpm.
O torque aumentou na
XE 4x4 e na SE Attack 4x4 de 36,3 kgfm a 2 mil rpm para 45,8 kgfm a 2 mil rpm,
mesma força das versões LE 4x4 e LE Attack 4x4 - 26% a mais. Na XE 4x2 e na SE 4x2, o novo motor passa a entregar
41,09 kgfm a 2 mil rpm, 13% a mais. Ou seja: a picape mais forte do segmento
ficou ainda mais forte e potente.
Mesmo com a
performance melhorada, a Nissan Frontier ficou mais econômica. Em comparação
com o motor anterior, a economia de combustível é de até 10%, resultado
direto da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também
reduziram as emissões, fazendo com que a picape da Nissan seja a primeira do segmento
a atender às normas do PROCONVE L6 no Brasil.
Mas não foi apenas o
motor que mudou. A Nissan Frontier 2013 passa a oferecer airbag e freios ABS
com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) para todas as versões como item
de série. Assim, a opção de entrada da linha, a XE, conta também com os dois
equipamentos, tanto com tração traseira como tração 4x4.
As novidades da linha
2013 confirmam o investimento que a Nissan vem fazendo na picape. Em 2011, ela ganhou
novos itens de série e o retorno da série especial Attack, que voltou como
versão de acabamento. “Visamos sempre oferecer o melhor custo-benefício. Os
incrementos do ano passado nos ajudaram a elevar as vendas em 59%. Isso mostra
que estamos oferecendo cada vez mais o que nossos clientes desejam”, afirma
Tiago Castro, Gerente de Marketing e Produto. “E garanto que não vamos parar
aqui, pois vamos nos manter fiéis aos objetivos de entregar sempre mais e de
nos posicionar como um dos melhores produtos do segmento”.
TECNOLOGIA
DE PONTA
Para reduzir os níveis de emissões de gases
produzidos pelo motor da picape Frontier, a Nissan do Brasil buscou o que a
marca tem de melhor no mundo. Desta forma, trouxe para o País o que é oferecido
atualmente aos consumidores europeus de veículos comerciais leves, mercado com
um dos maiores níveis de exigência na redução de emissões por parte dos
automóveis. Assim, o novo motor 2.5 turbodiesel atinge índices 26% menores, em
média, em relação à geração anterior (YDK2).
Entre as modificações
estão a troca de componentes para reduzir a frição das partes móveis da unidade
principal do motor e também no cabeçote, que recebeu uma nova geração do
sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier passa
a contar com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está
diretamente relacionado ao controle de emissões do veículo. O sistema de tratamento
de gases do escapamento também foi incrementado e a parte estrutural passou por
aprimoramentos para acomodar o novo propulsor.
Estas
modificações não contribuíram apenas para a redução na emissão de gases
poluentes, mas também trouxeram outros benefícios, como aumentos da potência e
do torque. Além de ficar ainda mais valente para enfrentar terrenos acidentados
e fora de estrada, habilidade que ajudou a torná-la uma referência em seu
segmento, a Nissan Frontier 2013 oferecerá mais conforto no dia a dia.
O
condutor do Nissan Frontier 2013 notará que o aumento do torque facilita muito
o rodar, principalmente nas cidades. Com mais torque pleno em rotações baixas
(2 mil rpm), a picape produzida no Paraná oferece menos trocas e reduções de
marchas. Esse detalhe faz muita diferença para o motorista, que não precisará,
por exemplo, reduzir a velocidade da caixa de câmbio ao passar em uma lombada.
Em alguns casos é possível fazer isso com a quinta marcha engatada. E o menor
uso do câmbio significa maior eficiência no consumo de combustível: o novo
motor é até 10% mais econômico na estrada e até
9% na cidade.
Na
comparação com o YDK da segunda geração, o novo motor 2.5 16V é superior em aceleração
e na recuperação de velocidade. A aceleração está mais forte desde a
imobilidade e nas ultrapassagens e houve melhora na capacidade de manter a
velocidade em trechos íngremes. O YDK3 também ficou suave para os ocupantes
enfrentarem o anda e para do tráfego por conta do bom casamento as transmissões
manual e automática.
QUALIDADES
RECONHECIDAS
A Nissan
Frontier 2013 não é uma das melhores opções do segmento apenas pelas
modificações do motor e por seu custo-benefício. A picape também mantém
qualidades que a tornaram referência como o sistema de tração Shift-on-the-Fly para
as situações de off road. Com ele, a tração 4x4 pode ser
facilmente acionada por meio de um botão no painel, com o carro em movimento a
até 80 km/h. Este acionamento eletrônico está disponível em três modos: 4x2,
4x4 e 4x4 com reduzida, sendo o último o mais indicado para superar terrenos
excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.
As medidas off road mostram que a Nissan Frontier é uma picape de verdade, criada para encarar qualquer desafio. O ângulo de ataque é de 32º, enquanto o de saída é de 24º. A capacidade máxima de subida de rampa é de 39º e a altura livre do solo é de 220 mm, oferecendo uma condução segura e sem sustos nos pisos off road. As versões Attack contam de série de pneus de uso misto, que não alteram o conforto para os passageiros nem aumentam os ruídos e ampliam ainda mais a capacidade do fora de estrada da Frontier.
Apesar de
ter no seu DNA a capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno acidentado,
a Nissan Frontier não dispensa o conforto para os passageiros. Com 5.230 mm de
comprimento, sua distância entre-eixos é a maior do segmento de picapes médias:
3.200 mm. Desta forma, o espaço interno é excelente. Além disso, o banco
traseiro tem inclinação de 23° no encosto, o que proporciona mais comodidade
para quem viaja no banco de trás. A Frontier mede ainda 1.850 mm de largura e
1.780 mm de altura. Sua suspensão foi desenvolvida para ser resistente nos
terrenos fora de estrada e, ao mesmo tempo, confortável. O conjunto dianteiro é
independente, com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra
estabilizadora. Já o traseiro possui eixo rígido com feixes de
mola.
Para o
transporte de cargas, a Nissan Frontier oferece 454 mm de altura na caçamba,
solução que aumenta a capacidade de transportar mais objetos – o comprimento é
de 1.513 mm e a largura, 1.494 mm. Com essas dimensões, a Frontier tem
capacidade de carga para até 1.030 quilos.
Sempre
uma das principais preocupações da Nissan, a segurança dos passageiros é um dos
destaques da Frontier. Na ativa, a picape conta com freios a disco nas rodas
dianteiras e com os sistemas antitravamento ABS e distribuição eletrônica da
força de frenagem (EBD) nas quatro rodas; freios traseiros a tambor
autoajustáveis, com válvula sensível à carga (LSV). Cintos de segurança
dianteiros de três pontos com pré-tensionadores, airbag duplo frontal e barras
de proteção nas quatro portas atuam na segurança passiva.
Fonte: Imprensa Nissan
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