sábado, 12 de maio de 2012

Projeto quer difundir emissões de veículos


Em São Paulo, 58,1% dos gases são emitidos por veículos de passeio (foto: Divulgação)

Helder Lima

Projeto do senador Clésio Andrade (PMDB-MG) aprovado nesta semana no Senado permite que consumidor leve em consideração o nível de poluição do veículo no ato da compra.

Pelo texto, será exigido que os fabricantes e órgãos de licenciamento acrescentem à nota fiscal e ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) as informações sobre emissões, com destaque aos gases poluentes, gás carbônico e gases de efeito estufa.

Aprovado em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente (CMA), o projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados e depois, para entrar em vigor, deverá ser sancionado pelo governo federal.

“O consumidor vai poder realizar uma compra mais consciente e as montadoras deverão buscar tecnologias mais limpas”. Essa é a expectativa do senador após a aprovação do seu projeto de lei.

Apesar dos altos índices, a maioria dos consumidores não sabe o quanto que o seu carro polui. Em uma metrópole como São Paulo, os veículos de passeio emitem incríveis 58,1% de todo o volume de gases nocivos liberados no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário