Rodas de liga leve ganharam novo desenho na versão 2013 do veículo ‘aventureiro’ |
Helder Lima
A linha 2013 do CrossFox
está chegando às concessionárias Volkswagen com opção de transmissão automática
I-Motion, que proporciona maior conforto no tráfego urbano e na estrada.
Com design mais aerodinâmico, novos componentes provocam menor turbulência do ar |
Conhecida pela sigla ASG
(iniciais de Automated
Sequential Gearbox) a transmissão permite que o motorista faça
trocas de marchas sequenciais sem embreagem. As mudanças podem ser feitas por
meio da alavanca localizada no console ou pelos acionadores opcionais (shifts paddles)
posicionados junto ao volante.
Volante pode ser equipado com borboletas para a troca opcional de marcha sequencial |
Mas a principal vantagem
da transmissão I-Motion é poder ser usada de modo totalmente automático, com a
seleção das marchas definida por uma central eletrônica.
A tecnologia I-Motion se
baseia na tradicional transmissão manual com cinco marchas MQ200 da marca. A
transmissão automatizada agrega à caixa um sistema de acionamento inteligente e
elimina a necessidade da embreagem.
O CrossFox I-Motion conta também com freios ABS e airbags dianteiros de série |
Na transmissão ASG, as
trocas de marchas são feitas por atuadores eletro-hidráulicos, acionados por um
sistema de óleo pressurizado. A seleção das marchas é feita por uma central de
controle computadorizada específica, que troca informações com a central
responsável pelo gerenciamento do motor.
Para escolher a marcha
apropriada a cada situação são levados em conta dados como a velocidade do
carro, a inclinação da pista, rotação do motor e o posicionamento do pedal do
acelerador.
O motorista pode optar
por um comportamento mais dinâmico, em modo automático, selecionando a opção
esportiva do câmbio (S, de Sport). Nessa
posição, a unidade passa a realizar as trocas nas acelerações em rotações mais
elevadas, privilegiando ao máximo o aproveitamento do torque.
Motor
desenvolve 104 cv
O CrossFox I-Motion é
equipado com o motor 1.6 Total Flex, que desenvolve 104 cv (76 kW) quando
abastecido com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina, reconhecido pela
resistência, durabilidade e eficiência. Usando apenas etanol, o carro acelera
de zero a 100 km/h
em 11,7 s (12 s com gasolina) e atinge 173 km/h (171 km/h com gasolina).
Uma novidade presente de
série em toda a linha Fox 2013 são as palhetas do limpador de para-brisa tipo
Aerowisher. Com design mais aerodinâmico, esses componentes provocam menor
turbulência do ar e, consequentemente, menor ruído em altas velocidades.
A conformação e a
estrutura das palhetas também melhora o contato com a superfície do vidro,
assegurando melhor visibilidade e segurança em condições climáticas adversas. O
CrossFox I-Motion conta também com freios ABS e airbags dianteiros de série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário