domingo, 6 de maio de 2012

CrossFox 2013 pode ter câmbio automático


Rodas de liga leve ganharam novo desenho na versão 2013 do veículo ‘aventureiro’

Helder Lima

A linha 2013 do CrossFox está chegando às concessionárias Volkswagen com opção de transmissão automática I-Motion, que proporciona maior conforto no tráfego urbano e na estrada.
Com design mais aerodinâmico, novos componentes
provocam menor turbulência do ar

Conhecida pela sigla ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox) a transmissão permite que o motorista faça trocas de marchas sequenciais sem embreagem. As mudanças podem ser feitas por meio da alavanca localizada no console ou pelos acionadores opcionais (shifts paddles) posicionados junto ao volante.

Volante pode ser equipado com borboletas
para a troca opcional de marcha sequencial
Mas a principal vantagem da transmissão I-Motion é poder ser usada de modo totalmente automático, com a seleção das marchas definida por uma central eletrônica.

A tecnologia I-Motion se baseia na tradicional transmissão manual com cinco marchas MQ200 da marca. A transmissão automatizada agrega à caixa um sistema de acionamento inteligente e elimina a necessidade da embreagem.

O CrossFox I-Motion conta também com
freios ABS e airbags dianteiros de série
Na transmissão ASG, as trocas de marchas são feitas por atuadores eletro-hidráulicos, acionados por um sistema de óleo pressurizado. A seleção das marchas é feita por uma central de controle computadorizada específica, que troca informações com a central responsável pelo gerenciamento do motor.

Para escolher a marcha apropriada a cada situação são levados em conta dados como a velocidade do carro, a inclinação da pista, rotação do motor e o posicionamento do pedal do acelerador.

O motorista pode optar por um comportamento mais dinâmico, em modo automático, selecionando a opção esportiva do câmbio (S, de Sport). Nessa posição, a unidade passa a realizar as trocas nas acelerações em rotações mais elevadas, privilegiando ao máximo o aproveitamento do torque.

Motor desenvolve 104 cv

O CrossFox I-Motion é equipado com o motor 1.6 Total Flex, que desenvolve 104 cv (76 kW) quando abastecido com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina, reconhecido pela resistência, durabilidade e eficiência. Usando apenas etanol, o carro acelera de zero a 100 km/h em 11,7 s (12 s com gasolina) e atinge 173 km/h (171 km/h com gasolina).

Uma novidade presente de série em toda a linha Fox 2013 são as palhetas do limpador de para-brisa tipo Aerowisher. Com design mais aerodinâmico, esses componentes provocam menor turbulência do ar e, consequentemente, menor ruído em altas velocidades.

A conformação e a estrutura das palhetas também melhora o contato com a superfície do vidro, assegurando melhor visibilidade e segurança em condições climáticas adversas. O CrossFox I-Motion conta também com freios ABS e airbags dianteiros de série.

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