Acabamento com detalhes em vermelho e câmbio manual conferem esportividade ao compacto |
Helder Lima
A Audi confirmou que vai trazer o compacto A1
quattro para o Brasil no segundo semestre deste ano. Essa edição especial do
veículo terá apenas 333 unidades vendidas no mercado mundial. O modelo tem
propulsor de 2 litros, que produz 256 cv de potência, e acelera de zero a 100 km/hora em 5,7 segundos.
A combinação de carroceria pequena e leve e
propulsor potente transforma o carro em alvo dos jovens que podem ter um modelo
exclusivo. A velocidade máxima é de 245 km/hora.
O propulsor 2.0 conta com 35 kgfm de torque
que, graças à tração integral permanente, desenvolve propulsão excelente em
quaisquer condições. O modelo está disponível apenas na cor branca metálica com
teto pintado em preto de alto brilho.
O motor 2.0 TFSI do A1 quattro, de 1.984 cm3 e quatro
cilindros, combina injeção direta de gasolina com turbo, no formato clássico da
Audi. Entre os destaques estão o eixo de comando de admissão variável e os dois
eixos contrarrotantes para eliminar vibrações, que garantem suavidade de
funcionamento. O torque máximo está disponível continuamente entre 2.500 e
4.500 rpm e o pico de potência (256 cv) é desenvolvido a 6.000 rpm.
Todos os detalhes do esportivo foram otimizados para alto desempenho e
baixo consumo de combustível: a injeção, o turbocompressor com intercooler e a
bomba de óleo, são alguns exemplos. O consumo médio do Audi A1 quattro é de
11,75 km/litro.
A transmissão do modelo é manual de seis velocidades. O coração desse
sistema é a embreagem multidisco controlada eletronicamente e hidraulicamente,
com pacote de placas que giram em banho de óleo.
Tecnologia
garante segurança na tração
Durante a condução normal, a maior parte da tração é transmitida para as
rodas dianteiras. Quando a tração na frente diminui, o sistema transfere torque
linearmente ao eixo traseiro, em apenas alguns milésimos de segundos. Além
disso, se a roda de um dos eixos escorregar é travada pelo bloqueio eletrônico
do diferencial.
O sistema de tração permanente quattro integral
trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque, que atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no
limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape.
Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
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