domingo, 6 de maio de 2012

Audi trará exclusivo A1 quattro ao mercado


Acabamento com detalhes em vermelho e câmbio manual conferem esportividade ao compacto

Helder Lima

A Audi confirmou que vai trazer o compacto A1 quattro para o Brasil no segundo semestre deste ano. Essa edição especial do veículo terá apenas 333 unidades vendidas no mercado mundial. O modelo tem propulsor de 2 litros, que produz 256 cv de potência, e acelera de zero a 100 km/hora em 5,7 segundos.

A combinação de carroceria pequena e leve e propulsor potente transforma o carro em alvo dos jovens que podem ter um modelo exclusivo. A velocidade máxima é de 245 km/hora.

O propulsor 2.0 conta com 35 kgfm de torque que, graças à tração integral permanente, desenvolve propulsão excelente em quaisquer condições. O modelo está disponível apenas na cor branca metálica com teto pintado em preto de alto brilho.

O motor 2.0 TFSI do A1 quattro, de 1.984 cm3 e quatro cilindros, combina injeção direta de gasolina com turbo, no formato clássico da Audi. Entre os destaques estão o eixo de comando de admissão variável e os dois eixos contrarrotantes para eliminar vibrações, que garantem suavidade de funcionamento. O torque máximo está disponível continuamente entre 2.500 e 4.500 rpm e o pico de potência (256 cv) é desenvolvido a 6.000 rpm.

Todos os detalhes do esportivo foram otimizados para alto desempenho e baixo consumo de combustível: a injeção, o turbocompressor com intercooler e a bomba de óleo, são alguns exemplos. O consumo médio do Audi A1 quattro é de 11,75 km/litro.

A transmissão do modelo é manual de seis velocidades. O coração desse sistema é a embreagem multidisco controlada eletronicamente e hidraulicamente, com pacote de placas que giram em banho de óleo.
 

Tecnologia garante segurança na tração

Durante a condução normal, a maior parte da tração é transmitida para as rodas dianteiras. Quando a tração na frente diminui, o sistema transfere torque linearmente ao eixo traseiro, em apenas alguns milésimos de segundos. Além disso, se a roda de um dos eixos escorregar é travada pelo bloqueio eletrônico do diferencial.

O sistema de tração permanente quattro integral trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque, que atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.


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