Versão reúne tecnologias de menor impacto ambiental |
A família Fox, da Volkswagen, ganhou mais uma versão, desta
vez identificada com o segmento dos veículos de menor impacto ambiental, que a
marca alemã chama de ‘Blue Motion’.
Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica estudada em túnel de vento para redução de arraste |
O Fox é o terceiro modelo da montadora a ingressar nesse
conceito – os
primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril
de 2010) – que reúne tecnologias que contribuem para um menor nível de emissões.
No caso da nova versão, a economia é estimada em 10 por cento.
O preço do novo Fox é cerca de 3%
mais elevado do que o Fox 1.6 atual. O novo carro tem custo de R$ 36.730 (duas
portas) e R$ 38,3 mil (quatro portas).
Grades ganharam desenho exclusivo que proporciona melhor desempenho aerodinâmico |
O motor e o câmbio da
versão foram recalibrados. A versão adota o motor EA111, com nova regulagem que
harmoniza o desempenho com as mudanças na transmissão, que foi alongada. O
motor desenvolve 104 cv (76 kW) com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina e trabalha
em rotações mais baixas às mesmas velocidades de outras versões 1.6 da linha.
Painel traz computador de bordo, que fornece informações sobre a melhor marcha e consumo |
O Fox BlueMotion vai de zero
a 100 km/h
em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com
etanol) – números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e
motorização.
O Fox BlueMotion também teve
sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi
analisado buscando o menor arraste.
Soleira com inscrição Blue Motion |
A grade frontal superior
tem um formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas,
garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características
do DNA da marca Volkswagen. A grade inferior também teve seu perfil nas
laterais alterado.
Pneus têm baixa
resistência ao rolamento
Com a utilização de pneus
de baixa resistência ao rolamento, os "pneus verdes", que contém
maior quantidade de sílica em sua composição, na dimensão 175/70 R14, associando
a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI
(dianteiro/traseiro), foi possível obter uma redução na resistência ao
rolamento da ordem de 23%. Para manter as condições de conforto e
dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.
Para auxiliar o motorista
a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do
computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo
através em uma barra gráfica. O painel traz também o indicador digital de
velocidade, além do tradicional velocímetro analógico.
Outro dispositivo de
auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital
de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser
engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista
a reduzir ou aumentar a marcha.
Consumo médio chega
a 16,1 km/l
Nos testes de consumo, de
acordo com a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l
(média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina) uma melhora de 12,7%
em relação à versão normal que obteve 14,3 km/l.
Quando abastecido com
etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a
versão de série (9,7 km/l).
O desenvolvimento do Fox BlueMotion
envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados
testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha, para aferir
o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de
quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas
condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de
utilização.
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