domingo, 6 de maio de 2012

Fox entra no segmento dos carros ecológicos


Versão reúne tecnologias de menor impacto ambiental
Helder Lima

A família Fox, da Volkswagen, ganhou mais uma versão, desta vez identificada com o segmento dos veículos de menor impacto ambiental, que a marca alemã chama de ‘Blue Motion’.

Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica
estudada em túnel de vento para redução de arraste
O Fox é o terceiro modelo da montadora a ingressar nesse conceito – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010) – que reúne tecnologias que contribuem para um menor nível de emissões. No caso da nova versão, a economia é estimada em 10 por cento.

O preço do novo Fox é cerca de 3% mais elevado do que o Fox 1.6 atual. O novo carro tem custo de R$ 36.730 (duas portas) e R$ 38,3 mil (quatro portas).

Grades ganharam desenho exclusivo que proporciona
melhor desempenho aerodinâmico
O motor e o câmbio da versão foram recalibrados. A versão adota o motor EA111, com nova regulagem que harmoniza o desempenho com as mudanças na transmissão, que foi alongada. O motor desenvolve 104 cv (76 kW) com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina e trabalha em rotações mais baixas às mesmas velocidades de outras versões 1.6 da linha.

Painel traz computador de bordo, que fornece
informações sobre a melhor marcha e consumo
O Fox BlueMotion vai de zero a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com etanol) – números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e motorização.

O Fox BlueMotion também teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arraste.

Soleira com inscrição Blue Motion
A grade frontal superior tem um formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características do DNA da marca Volkswagen. A grade inferior também teve seu perfil nas laterais alterado.

Pneus têm baixa resistência ao rolamento

Com a utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento, os "pneus verdes", que contém maior quantidade de sílica em sua composição, na dimensão 175/70 R14, associando a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro), foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%. Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.

Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo através em uma barra gráfica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico.

Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

Consumo médio chega a 16,1 km/l

Nos testes de consumo, de acordo com a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina) uma melhora de 12,7% em relação à versão normal que obteve 14,3 km/l.

Quando abastecido com etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l).

O desenvolvimento do Fox BlueMotion envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha, para aferir o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de utilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário